A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FENÔMENOS ÓTICOS. REFLEXÃO DA LUZ Reflexão Regular Reflexão Difusa ou Irregular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FENÔMENOS ÓTICOS. REFLEXÃO DA LUZ Reflexão Regular Reflexão Difusa ou Irregular."— Transcrição da apresentação:

1 FENÔMENOS ÓTICOS

2 REFLEXÃO DA LUZ

3 Reflexão Regular Reflexão Difusa ou Irregular

4 1ª Lei da Reflexão: “O raio incidente, o raio refletido e a reta normal são coplanares, ou seja, estão num mesmo plano” 2ª Lei de Reflexão “O ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência”

5

6 Página 254

7 A luz branca ao atingir uma superfície azul, os pigmentos deste corpo absorvem todas as cores e irá refletir a cor azul.O mesmo vale para o corpo vermelho como você pode ver na figura.

8 Quando a luz branca incide em uma superfície branca, ela refletirá todas as cores. Um observador verá o corpo como branco. Se o corpo for negro, como mostramos na figura, ao receber luz branca, ele absorverá e não teremos a reflexão de nenhuma cor. Este é o exemplo do corpo negro..

9 EXEMPLOS DA PRESENÇA DA REFLEXÃO TOTAL (OU INTERNA) NO NOSSO DIA.

10 REFRAÇÃO DA LUZ

11 REFRAÇÃ O

12 ÍNDICE DE REFRAÇÃO c → velocidade da luz no vácuo m/s v → velocidade da luz no meio em questão. n ar = n vácuo = 1 O índice de refração sempre será maior ou igual a 1. Nunca menor que 1!!! Fique atento!

13 1ª Lei da Refração: “O raio incidente, o raio refratado e a reta normal são coplanares, ou seja, estão num mesmo plano” 2ª Lei de Refração (Snell-Descartes) n A.sen i = n B.sen r

14 SITUAÇÕES n A < n B “Incide em um meio mais refringente”

15 SITUAÇÕES n A > n B “Incide em um meio menos refringente”

16 S EMPRE SOFRE DESVIO ? Nem sempre! São duas as situações em que isso acontece! Quando os índices de refração são iguais, e quando o raio incide perpendicularmente a superfície!!!

17 SITUAÇÕES DE DESVIO DO NOSSO DIA

18 DISPERSÃO DA LUZ

19 DISPERSÃO DA LUZ BRANCA Acontece devido cada freqüência (entenda “cor”) ter um índice de refração diferente dentro do prisma.

20 E XERCÍCIOS...

21 Um observador nota que um edifício projeta no solo uma sombra de 30m de comprimento, no instante em que um muro de 1,5m de altura projeta uma sombra de 50cm. Determine a altura do edifício.

22 H = 90m

23 Um aparelho fotográfico rudimentar é constituído por uma câmara escura com um orifício em uma face e um anteparo de vidro fosco na face oposta. Um objeto luminoso em forma de L encontra-se a 2m do orifício e sua imagem no anteparo é 5 vezes menor que seu tamanho natural. a) Esboce a imagem vista pelo observador O indicado na figura. b) Determine a largura d da câmara.

24

25


Carregar ppt "FENÔMENOS ÓTICOS. REFLEXÃO DA LUZ Reflexão Regular Reflexão Difusa ou Irregular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google