A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

2 Conteúdo • A informação como recurso estratégico – Uso estratégico da TI • Estratégia competitiva – Estratégia e informação • Gerenciamento da informação • Banco de dados Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

3 Uso estratégico da TI • A TI está mudando radicalmente os processos e as possibilidades de fazer negócios. – Melhorar um sistema, para aumentar sua integração de dados. – Redes de computadores mais eficientes em escritórios – Representantes de vendas com smartphones • Estratégia mínima para permanecer competitivo • A eficiência da informação tecnológica é feita em muitas empresas pela designação de um Chief Information Officer. • Eles estão cada vez mais envolvidos com as tomadas de decições estratégicas de alto nível conciliando melhor seus meios de informação com suas necessidades estratégicas. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

4 Estratégia competitiva • O processo da informação irá cada vez mais moldar as vantagens da estratégia competitiva de muitas empresas. • As vantagens competitivas serão conquistadas por meio da redução da distância entre os clientes e a organização. • As mudanças na estratégia dos negócios normalmente precedem as mudanças estruturais, formas de trabalho e a adoção da tecnologia. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

5 Estratégia competitiva • As vezes a adoção da TI funciona como um catalisador da mudança e é seguida pela reestruturação de cargos e por diferentes processos administrativos. • Então, enquanto muitas empresas adotam a tecnologia para atingir as metas estratégicas, outras aprendem pela introdução tecnológica. • A competitividade do negócio ocorre tanto por meio de uma série de táticas como por meio de decisões estratégicas. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

6 Estratégia e informação • O que falta nas organizações não é a informação, já que informação está em todo lugar. O que faltam são ferramentas tecnológicas e de gestão para entregar a informação certa às pessoas certas • Informação sempre tem valor estratégico? – Necessita de um processo de gerenciamento da informação Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

7 Estratégia e informação • Etapas do processo de gerenciamento da informação – Exigências da informação • Diagnosticar a necessidade de informação • Formular perguntas e não gerar respostas. • O que precisamos saber? – Obtenção de informações • Exploração, classificação, formatação e estruturação – Distribuição das informações – Uso da informação Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

8 Estratégia e informação • Gerenciamento da informação – Não se deve informatizar o caos • A tecnologia é apenas um meio para a geração da informação • Como gerenciar a informação? – O modelo usa sete etapas Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

9 Gerenciamento da informação 1.Administração de exigências – Combinar necessidades de informação de usuários e canais de fornecedores, conhecer as exigências das pessoas que necessitam da informação e conquistar a confiança de fornecedores e usuários; 2. plano de ativos informacionais – classificar a informação no momento de sua obtenção de acordo com sua confidencialidade, tempo pelo qual ela deve ser mantida e a maneira como ela deve ser protegida (tabelas de temporalidade, políticas de descarte, gestão integrada de recursos informacionais, dentre outros); 3. plano de sistemas informacionais – planejamento do armazenamento e distribuição de dados, em meio eletrônico ou em papel; Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

10 Gerenciamento da informação 4.Aquisição – obter a informação; 5.Análise – analisar o conteúdo com vistas a estabelecer os níveis: confiabilidade, segurança e qualidade; 6.Disseminação – distribuir a informação aos que necessitam dela; 7.Feedback – perguntar aos receptores se a informação foi adequada, recebida e distribuída de maneira correta e se foi dado treinamento suficiente quanto ao uso dela; Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

11 Metodologia e ferramentas para gerar informação • Data warehousing • Data mining • customer relationship management (CRM) Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

12 Data warehouse • Armazém de dados • Dados de natureza diferente consolidados • Facilita a tomada de decisões Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

13 Data mining • Varre dados buscando: – padrões e relacionamento entre informações • Agrega e organiza dados • Usa algoritmos que utilizam inteligencia artificial – capazes de conhecer e aprender • São avaliados – estoques, pedidos, compras, orçamentos, contábil, financeiro, jurídico, pós-venda, relacionamento com cliente, vendas entre outros • Business intelligence – Trabalha para que os dados sejam visualizados como um todo, trazendo informações concretas, consistentes e decisivas. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

14 customer relationship management (CRM) • Cliente no centro do processo de negócio • Percebe e antecipa as necessidades dos clientes atuais e potenciais • Tecnologia – Captura dados a respeito do cliente • Procura-se – Como será feita a abordagem ao cliente? – Que procedimentos ou eventos devem ser gerados? – Qual o plano de comunicação a adotar? Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

15 Banco de dados • É a coleção de dados armazenados e inter- relacionados, contendo informações sobre um domínio específico. • Ex.: universidade, banco, loja etc Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

16 Banco de dados • O objetivo principal de um sistema de banco de dados é possibilitar um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações. • Consulta mais rápida à informações Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

17 Banco de dados • Deve ser utilizado principalmente para tratamento de grandes volumes de informações. • Ou ainda quando se tem uma estrutura para armazenamento da base de dados, e essa base passa a crescer de forma mais rápida. • Quando o controle dessa basse fica complicado. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

18 Banco de dados • SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) – Conjunto integrado de programas que permite descrever, armazenar, manipular, interrogar e tratar o conjunto de dados que compõem o banco de dados. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

19 Banco de dados • Interação com o gerenciador de arquivos: Armazena, busca e atualiza os dados no banco de dados. • Cumprimento de integridade: Determinam se atualizações no banco de dados resultam na violação de restrições. • Cumprimento de segurança: Nem todo o usuário do banco de dados precisa ter acesso a todo banco de dados. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

20 Banco de dados • Cópias de reserva (“backup”) e recuperação: A ocorrência de determinadas falhas pode comprometer a consistência do banco de dados. • O SGBD deve possibilitar a realização de backups e recuperaçados dados por meio de procedimentos Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

21 Exercício Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

22


Carregar ppt "Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google