A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Garantindo a Empregabilidade (início as 19:00 h)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Garantindo a Empregabilidade (início as 19:00 h)"— Transcrição da apresentação:

1 Garantindo a Empregabilidade (início as 19:00 h)
Por Carlos Reis

2 Processo seletivo Análise de currículo: experiência, formação;
Prova de conhecimento: conhecimento; Dinâmica de grupo: habilidades, atitudes; Entrevistas com o psicólogo: personalidade; Entrevista com o supervisor: IE; Exame médico: doenças pré-existentes; Pesquisa cadastral: ficha policial.

3 A elaboração textual Estética: padronização e recursos gráficos;
Estilo: clareza (fácil entendimento) e precisão (preocupa-se com a escolha do vocabulário X linguagem técnica); Estrutura: seqüência, coesão e coerência (relação de harmonia, união, nexo, lógica); Gramática: ortografia, acentuação, concordância, regência e pontuação.

4 Estética (Ver ABNT) Fonte: times new romam, arial (preferência) ou verdana; Estilo: normal; Tamanho: 12, Papel: A4, branco; Orientação: vertical.

5 Estética Cor da folha; espessura da folha;
não pode estar sujo ou amassado; não tem capa; número de páginas: síntese ...

6 Estilo Ambigüidade: mais de um sentido na expressão.
“O Diretor comunicou ao funcionário a sua demissão”. O Diretor comunicou sua demissão ao funcionário. O Diretor comunicou ao funcionário a demissão deste.

7 Estilo: Você X Tu O Diretor Geral de um banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então, o Diretor Geral do banco chamou um detetive e disse: - Siga o diretor Lopes durante uma semana, no horário de almoço.

8 O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
O diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai à sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho. Responde o Diretor Geral: - Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.

9 Logo em seguida o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu? - Sim, claro - respondeu o Diretor surpreendido! - Bom, então vou repetir: o diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai à tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

10 Estilo Pleonasmo, redundância ou tautologia: repetição de um termo ou idéia. Elo de ligação, acabamento final, clareza absoluta, nova criação, número exato, dividir em duas metades iguais, relações bilaterais entre dois países, entrar para dentro, de sua livre escolha, superávit positivo, voltar atrás, comparecer pessoalmente, no período de 12 a 15 de maio do ano de 2005, escrever CV no currículo!

11 Estilo Cacofonia ou cacófato: som desagradável resultante da combinação de duas ou mais sílabas. Ela tinha cobrado um valor absurdo por cada hora de trabalho! O “boom” da internet repercute em todos os setores da sociedade. Ele nunca ganha!

12 Estilo Estrangeirismo: uso de palavras estrangeiras quando houver correspondente em português. Networking por rede de relacionamento; por correio eletrônico; Downsizing por enxugamento; Dellivery por entrega em domicílio; Sale por liquidação; Empowerment por empoderamento. Pergunte ao “Zé Mané” o que é um brainstorming?

13 MANIFESTO ANTIGERUNDISTA
Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando(recortar), estar imprimindo (imprimir) e estar fazendo (fazer) diversas cópias, para estar deixando (deixar) discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando (falar) sem estar espalhando (espalhar) essa praga terrível que parece estar se disseminando (disseminar-se) na comunicação: o gerundismo.

14 A norma gramatical é clara:   Depois de verbo auxiliar no infinitivo NUNCA se aplica verbo de ação no gerúndio!

15 Estilo Clichês, chavões e modismos:
Muitos utilizam na tentativa de tornar o texto mais formal. No entanto, significam pobreza de vocabulário; Devem ser evitados por todos aqueles que desejam um texto claro e preciso.

16 Clichês, chavões e modismos:
Sem mais para o momento (elimine) Informo... Atenciosamente ou Respeitosamente, O processo nº... O artigo nº... “Venho por meio desta informar” ou “Tenho a honra de informar”... Aproveito para apresentar os protestos de elevada estima e consideração... O presente processo... O artigo supracitado...

17 Jack Welch (GE)

18 Jack Welch (GE)

19 Fora clichê! Frase complicada: “A organização deve se posicionar entre os líderes da indústria, a menos que haja mudanças imprevistas no ambiente competitivo. Nesse caso, a liderança tomará as medidas que considerar apropriadas”. Tradução: “Se você não é número 1 ou 2, conserte, feche ou venda”. (JACK WELCH, ex-presidente da GE).

20 Fora clichê! Frase complicada: “Não importa se o cenário é positivo ou negativo nem se as perspectivas no horizonte da organização representam condições favoráveis ou não, é preciso manter o foco nos resultados obtê-los, então, é imprescindível”. Tradução: “Nada substitui o lucro”. (ROLIM AMARO, fundador da TAM).

21 Fora clichê! Frase complicada: “Nossa meta é, alinhados às melhores práticas, otimizar o relacionamento junto à cadeia de fornecedores, desenvolvendo uma proposta de valor que encante o cliente”. Tradução: “Comprar bem comprado, vender bem vendido”. (SAMUEL KLEIN, presidente da Casas Bahia).

22 Estrutura 1. Nome e contato (endereço, telefones e e-mail);
2. Objetivo (específico para cada empresa); 3. Escolaridade (dizer a verdade); 4. Experiências anteriores (o que você fez pela empresa em que trabalhou?); 5. Cursos complementares (SEBRAE) ; 6. Informações adicionais (casado/a, idade, disponibilidade para viagem/horário, serviço voluntário, informática e línguas). (não colocar documentos e fotos; não falar de salários, não datar)

23 Exemplos de Currículo FIJ\Tutoria\curriculocomfoto.doc
FIJ\Tutoria\Currículo\CURRICULUM VITAE DE CARLOS_Modelo.doc

24 Entrevista Planejamento para chegar com 1h de antecedência (evite chegar atrasado); Nunca cumprimente com um tapinha. Um aperto de mão com um leve sorriso, olhando nos olhos e basta um bom dia/tarde/noite; Aguarde para sentar ou para sair; Atenção ao pré e pós entrevista.

25 Como se vestir Situação Certo Errado Trajes profissionais femininos
Roupas clássicas são sempre a melhor opção. Evite modismos. Use as nuances da moda O comprimento da saia não deve ultrapassar 4 dedos acima do joelho. Transparências, decotes, saias curtas, entre outras, são roupas de lazer e não de trabalho!

26 Como se vestir Situação Certo Errado
Trajes profissionais masculinos (ternos) Mesmo que ternos claros possam ser usados até as 18:00h, dê preferências a cores mais sóbrias e escuras (como azul marinho e preto). Ternos claros no período após às 18:00h.

27 Como usar Situação Certo Errado Perfumes
O profissional deve ser discreto no perfume. Use perfumes suaves e desodorantes inodoros ou antitranspirantes. Evite perfumes fortes ou muito adocicados. Eles deixam seu “rasto” e podem ocasionar situações desagradáveis caso o entrevistador seja alérgico.

28 Como se vestir Situação Certo Errado Meias masculinas
As meias masculinas devem estar em sintonia com a cor da calça ou do sapato. Não combine a cor das meias com a da camisa.

29 Como se vestir Situação Certo Errado Cinto, sapatos e bolsas
A cor do sinto deve ser da mesma tonalidade da do sapato: quanto mais similares melhor. A parta executiva, ou bolsa feminina, pode ser de cor diferente. Usar cinto e sapados de tonalidades diferentes.

30 Principais sinais a serem evitados
Bocejar: denota tédio ou cansaço, embora possa ser decorrente de nervosismo; Desatenção: evite brincar com as mãos ou distrair-se. Poder parecer que você está preocupado com outras coisas; Impaciência: não olhe constantemente para o relógio. Isso denota que você gostaria de estar em outro lugar.

31 Perguntas: Informações contidas em seu currículo (check-up);
que não tem nenhuma relação com a empresa; sobre atualidade (leia o jornal); por que você saiu do emprego anterior? por que você quer trabalhar na empresa? cite 3 características ou fale de você; o que você pode fazer pela empresa? (conhecer); aonde você quer estar daqui a cinco anos? Eu sei muito X eu gosto de aprender; exemplo: eu tenho 10 anos de esperiencia em informatica. X Quantos livros sobre o assunto voce leu no ultimo mês? Eu preciso X eu gosto. Pergunte quando saira o resultado e ligue demosntrando interesse; não fale sobre salario neste primeiro contato Alguns executivos se propoe a trabalhar de graca.a

32 Falou clichê, já era! Não tem coisa que incomode mais um entrevistador do que ouvir do candidato a uma vaga de emprego clichês como: "Meu maior defeito é ser perfeccionista". Saiba também o que os entrevistadores fazem perguntas "fora da caixa”...

33 Pergunta Qual é a sua missão?
O que ela quer ouvir "A partir da resposta busco identificar quais são os valores do executivo e de que forma ele estrutura sua carreira para realizar seus sonhos profissio-nais e de vida. Assim fica mais fácil conhecer seu perfil." (Marta Pipponzi, diretora de RH da Droga Raia)

34 Pergunta Você costuma convidar colegas de trabalho para festas particulares?
O que ele quer ouvir "A forma como o executivo age socialmente é fundamental para saber como ele lidera. O líder deve ter um interesse genuíno pelas pessoas que o rodeiam." Darcio Crespi, da Heidrick & Struggles, consultoria que recruta altos executivos

35 Pergunta Qual é o slogan da nossa companhia?
O que ele quer ouvir "A maioria dos candidatos não conhece o slogan da companhia e freqüentemente tropeça nesse momento da entrevista. Alguns profissionais olham para o teto, como se Deus fosse lhes dizer a resposta. Outros tentam inventar algo e outros ficam terrivelmente envergonhados. A questão é um modo de avaliar a reação de cada candidato diante do inesperado. Steve Canale, gerente de recrutamento da General Electric, nos Estados Unidos

36 Pergunta Se fizessem um filme da sua vida, quais seriamos protagonistas?
O que ela quer ouvir "Essa pergunta me ajuda a perceber as reações do candidato em situações inesperadas e sua criatividade. O conteúdo da história é menos importante do que a forma como ele reage à pergunta." (Elaine Saad, sócia da Right Management, empresa de reorientação de carreira )

37 (Adriano Lima, vice-presidente
Pergunta “Do que as pessoas em casa e no trabalho mais reclamam de você?” A maioria dos candidatos tem dificuldades de falar de seus pontos fracos, pois acreditam que serão prejudicados. O que não é verdade! A maioria dos candidatos não estão preparados para responder essa pergunta. (Adriano Lima, vice-presidente de RH da Mastercard).

38 Pergunta “O que faria você sair de sua empresa?” Metade dos candidatos participa de entrevistas só para saber como está o mercado. Para considerá-lo um candidato potencial ele terá que ter ao menos 1 dos 3 motivos que considero relevante: 1º) impossibilidade de crescimento; 2 º) insatisfação salarial; 3º) problemas com o chefe. (Glaudys Zrncevich, sócia-consultora da A2Z, empresa de avaliação e seleção de executivos).

39 Quem mandou perguntar? - Você está construindo seu networking?
- Veja bem, eu sou administrador, não engenheiro! - Por que, dentre tantos candidatos nós deveríamos contratar você? Eu penso que quem deveria me responder isso é você! Me parece que você tem alguns lapsos de concentração? - O Sr. Poderia repetir a pergunta?

40 Quem mandou perguntar? Vejo que você demonstra uma tendência para discordar? Muito pelo contrário! Em sua opinião qual o atributo de um líder? Ah, são várias coisas, mas a principal é ter liderança. Várias pessoas que sentaram nessa cadeira hoje são gerentes! Puxa! O fabricante da cadeira deve estar muito orgulhosos!

41 Quem mandou perguntar? - Como você administra a pressão no trabalho?
- Ah, tranqüilo. 11 por 7, no máximo 12 por 8. - Como você pode contribuir para melhorar a nossa empresa? Eu começaria mudando a recepcionista que é muito feia! Quais seriam seus pontos fracos? Ah, é o joelho. Tive até que parar de jogar futebol.

42 Dinâmicas: Teste de percepção;
Teste de ansiedade (iniciativa, descansado); Teste de liderança; Teste de atenção concentrada; Teste de personalidade; Teste de inteligência ...

43 Testes de Inteligências (Gardner)
Lingüística; Lógico-matemática; Espacial; Físico-sinestésica; Musical Intrapessoal Interpessoal.

44 Medo de falar em público
Um dos maiores medos do homem; Ocorre o fenômeno das águas; Cuidado com a postura (bule ou xícara); Não precisa proteger a frente nem atrás; Exemplos: Brizola, Chacrinha, Luciana G.

45 Como a Microsoft escolhe seus colaboradores mais criativos
1- Juntos Mike e Ted têm 21 dólares. Mike tem 20 dólares a mais que Ted. Quanto dinheiro cada um tem? 2- Você tem oito bolas de bilhar. Uma delas pesa mais do que as outras. Como descobrir qual é a mais pesada com apenas duas pesagens em uma balança de pratos?

46 Resposta Um tem 20,5 e o outro tem 0,50;
Um prato da balança com 3 bolas e o outro prato com também com três bolas.

47 Testando a inteligência
Se um gato e meio come um rato e meio em m minuto e meio, em quantos minutos um gato come dois ratos? MÁRCIA TOMA BANHO QUANDO SUA MÃE DISSE ELA TRAGA O SABONETE

48 Quantos quadrados existem?


Carregar ppt "Garantindo a Empregabilidade (início as 19:00 h)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google