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Formação Pessoal e Social Escola Básica 2,3 Dr. Azeredo Perdigão Ano Letivo 2013 / 2014.

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1 Formação Pessoal e Social Escola Básica 2,3 Dr. Azeredo Perdigão Ano Letivo 2013 / 2014

2 • No âmbito da disciplina de Formação Pessoal e Social, desenvolvi este trabalho com o intuito de aprender e transmitir informação sobre o Tema: A Alimentação. • Realizei este trabalho em suporte PowerPoint onde estão referenciados assuntos como: O que é a Alimentação, os Nutrientes, a Roda dos Alimentos, Alimentação Saudável, etc. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

3 • A Alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução e manutenção da temperatura nos corpos. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

4 • Água – Função plástica e reguladora. • Sais Minerais – Função reguladora e plástica. • Vitaminas – Função reguladora e protetora. • Prótidos (Proteínas) – Função plástica. • Glícidos (Hidratos de Carbono) – Função energética. • Lípidos (Gorduras) – Função energética e plástica. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

5 • Composta por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões. • Indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014 Cereais e derivados, Tubérculos28% Hortícolas23% Fruta20% Lacticínios18% Carnes, Pescado e Ovos5% Leguminosas4% Gorduras e óleos2%

6 • Cereais e derivados, Tubérculos Alimentos: Pão, Batatas, Cereais de pequeno-almoço, Bolachas, Arroz e Massa Fonte Nutricional: Hidratos de Carbono, Proteínas, Vitaminas, Minerais e Fibras • Hortícolas Alimentos: Hortaliças e Legumes (Cenoura, Abóbora, Cebola,...) Fonte Nutricional: Vitaminas, Fibras, Minerais e Hidratos de Carbono António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

7 • Fruta Alimentos: Fruta fresca inclusivamente frutos tropicais (Maçã, Pêra, Abacate, Ananás, Meloa, Melancia,...) Fonte Nutricional: Hidratos de Carbono, Vitaminas, Minerais e Fibras • Laticínios Alimentos: Leite, Iogurtes líquidos, Iogurtes Sólidos, Queijo, Queijo Fresco, Requeijão, Sobremesas Lácteas e Cremosas Fonte Nutricional: Proteínas, Minerais, Vitaminas e Gorduras António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

8 • Carne, Pescado e Ovos Alimentos: Carne, Charcutaria, Peixe, Moluscos, Mariscos e Ovos Fonte Nutricional: Proteínas, Vitaminas, Minerais e Gorduras • Leguminosas Alimentos: Grão, Feijão, Ervilhas, Favas e Lentilhas Fonte Nutricional: Hidratos de Carbono, Proteínas, Vitaminas, Minerais e Fibras António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

9 • Gorduras e Óleos Alimentos: Azeite, Óleos, Banha, Manteiga, Natas e Margarinas Fonte Nutricional: Vitaminas e Gorduras • Água Principal componente do corpo humano e fundamental para o seu funcionamento. A água é a melhor bebida para satisfazer a sede. Representa entre 60 e 70 % do peso corporal e é indispensável a todas as funções do organismo. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

10 • Para uma alimentação ser saudável deve ser: Equilibrada - comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, para ingerir o número de porções recomendado. Variada - Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano. Completa - Comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

11 • Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos. • Começar bem o dia com um bom pequeno- almoço, todos os dias. • Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, tendo em conta as proporções por ela sugeridas. • Não passar mais de três horas e meia sem comer. • Comer pelo menos três peças de fruta por dia. • Evitar alimentos com muito sal. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

12 • Beber líquidos em abundância (água, limonada, etc.). • Evitar consumir bebidas alcoólicas. • Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana. • Consumir produtos hortícolas. • Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.). • Evitar os fritos e ementas com muita gordura. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

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15 • Após a pesquisa e a realização deste trabalho posso concluir que é importante mantermos uma alimentação saudável (equilibrada, variada e completa) e cumprir todas as regras ou podemos vir a ter graves problemas como a Diabetes, Hipertensão, Desnutrição, etc. António Carlos Ano Letivo 2013 / 2014

16 Trabalho realizado por: António Carlos, Nº1 do 9ªB “ Nós somos o que comemos. ” pela-ma-alimentacao html C3%A3o nutricao/nutricao/artigos-gerais/15-regras-para- uma-alimentacao-saudavel.html C3%A3o_saud%C3%A1vel Ano Letivo 2013 / 2014 Formação Pessoal e Social


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