A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Aluno: Shaula G. Chuery Orientadora:Terezinha Ferrari.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Aluno: Shaula G. Chuery Orientadora:Terezinha Ferrari."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Aluno: Shaula G. Chuery Orientadora:Terezinha Ferrari Participante Voluntária do PIIC – CUFSA 2010

2  O objeto desta pesquisa de Iniciação Científica é apreender as marcas deixadas pela constante migração interna brasileira, tanto na região antes habitada como neste novo lugar a que essas pessoas destinam-se, através de um repertório iconográfico que torna-se cada vez mais representativo.  Estudando a migração como um processo social e econômico amplo que não se restringe a uma determinada época ou a uma determinada região, pois são movimentos que ultrapassam limites pré-definidos. Resumo do Projeto

3

4 Migrantes: Nas Veias do Brasil  Ao fazer esse estudo tentamos entender o que motiva a migração interna com direção ao Sudeste industrializado, quais as suas esperanças (ou ilusões), o que o migrante encontra em seu lugar de destino, como adapta-se e como isso irá marcá-lo, através da iconografia referente ao tema.  No Brasil, um país de dimensões continentais sair, por exemplo, do sertão da Bahia, rústico e agrário e ter que aprender e, principalmente, integrar-se a uma nova dinâmica social, era como sair de um país e entrar em outro, era como sentir-se estrangeiro sem sair do próprio país.  Por meio da iconografia é possível sentir esse choque, ficando muito claro como as esperanças trazidas e a realidade encontrada entram, em grande parte das vezes, em conflito.

5

6 Metodologia  Pesquisa através de bibliografia concernentes ao tema, em instituições públicas, como o IBGE, o Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e privadas, como o Instituto Moreira Salles, Museu da Imagem e do Som, que armazenam e disponibilizam registros iconográficos, bem como em sites na Internet.  O que nos interessa estudar através da iconografia da migração vai além do sofrimento, da fome, da violência por qual passam os migrantes, nos interessa buscar o que leva essas pessoas a migrar, todo o seu processo social e econômico mediante o instrumental analítico-crítico obtido no curso de Ciências Sociais, que permite a compreensão dessa problemática.

7

8 Atividades desenvolvidas e à desenvolver  1º Semestre: Foram desempenhadas as tarefas de leitura da bibliografia referente; levantamento e analise da iconografia dos migrantes; elaboração de sinopses.  2º Semestre: Continuação do estudo da bibliografia referente, leitura e análise de obras literárias relacionadas ao tema pesquisado, aprofundamento na avaliação crítica da filmografia e da iconografia conseguida, obtenção de depoimentos orais com o intuito de fazer um breve levantamento sobre a memória desses migrantes, além de expandir essa iconografia com mapas relacionados ao tema, visando a elaboração do artigo de natureza científica, a ser elaborado através de reflexões mais profundas sobre o sentido e significado de todo o material obtido.


Carregar ppt "Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil Aluno: Shaula G. Chuery Orientadora:Terezinha Ferrari."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google