A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópico 1 A fotografia e a sua evolução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópico 1 A fotografia e a sua evolução"— Transcrição da apresentação:

1 Tópico 1 A fotografia e a sua evolução
Fotografia Digital Módulo 1

2 Breve história da fotografia
La cour du domaine du Gras – Vista da janela em Le Gras A foto mais antiga, tirada por Niépce, por volta de 1826.

3 Breve história da fotografia
A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia (se a definirmos como uma imagem inalterável, produzida pela ação direta da luz) foi Joseph Nicéphore Niepce, em 1826.

4 Breve história da fotografia
No entanto, a fotografia não foi descoberta de um único homem. Muitas experiências de alquimistas, físicos e químicos sobre a ação da luz, foram de extrema relevância no contexto da fixação de imagens. A história da fotografia está, portanto, diretamente ligada ao estudo da luz e dos fenómenos óticos.

5 Trabalho de aula nº1 5 grupos de trabalho:
G1: Beatriz, Vanessa, João Mateus G2: Bruna, Tiago, Cristiana G3: Miguel, Gabriel G4: João Patrício, Pedro, João Pereira G5: Ricardo, Fernando

6 Trabalho de aula nº1 Temas:
História da fotografia de 1100 a 1800 (http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia-de-1100-a-1800-parte-2/) História da fotografia de 1800 a 1900 (http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia-de-1800-a-1900-parte-3/) História da fotografia entre 1900 e 1965 (http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia-entre-1900-e-1965/) Fotografia na atualidade (http://www.fotografia-dg.com/fotografia-na-actualidade-parte-5/) História da fotografia em Portugal (http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia/) G2: G1: G5: G3: G4:

7 Trabalho de aula nº1 Tarefas:
Explorar o tema através de pesquisa e tendo por base os artigos indicados Produzir um cartaz A3 do tipo informativo com um resumo das informações recolhidas, indicando para cada acontecimento a respetiva data, titulo, pequena descrição e imagem ilustrativa. Atenção à coerência, design e organização dos elementos. A cor indicada para o grupo é obrigatória.

8 18/09/2012 Trabalho de aula nº1 Prazos:
Entrega e apresentação do cartaz por todos os membros do grupo: 18/09/2012 Na apresentação, cada aluno deverá complementar com algumas informações sobre os itens apresentados.

9 Eclipse solar observado através de uma câmara escura, 1544
Breve história da fotografia Resumo dos aspetos mais importantes A Câmara Escura Eclipse solar observado através de uma câmara escura, 1544

10 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes A Câmara Escura A luz entrava na câmara através de uma pequena abertura (buraco de agulha) projetando a imagem na parede oposta.

11 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes A Câmara Escura No séc. XVI os artistas italianos diminuíram o tamanho das câmaras e criaram caixas portáteis, substituindo o buraco da agulha por lentes adicionando um espelho para inverter a imagem e uma superfície de vidro por onde a imagem era visionada.

12 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Fixação da imagem Em 1727, J.H. Schulze, deu o primeiro passo para fixar a imagem na câmara escura sem ser num processo manual, realizando uma investigação sobre a sensibilidade à luz do nitrato de prata.

13 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Fixação da imagem O mérito da obtenção da primeira imagem fixa e inalterável à luz pertence ao francês Joseph Nicéphore Nièpce ( ), com uma técnica que ele denominou de heliografia.

14 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Daguerreótipo A invenção da fotografia ficou creditada ao francês Louis Jacques Mandé Daguerre quando este apresentou o seu processo fotográfico à câmara de ciência da França em 1839. Este tipo de fotografia ficou conhecido como Daguerreótipo.

15 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Daguerreótipo A técnica do daguerreótipo consistia de usar como material sensível à luz uma placa revestida de prata e sensibilizada com o iodeto de prata, que depois de exposta era revelada com vapor de mercúrio aquecido. Finalmente era fixada com tiossulfato de sódio, conhecido como o hipossulfito dos fotógrafos. Não era possível ter cópias ou mesmo ampliá-las e no processo utilizava-se vapor de mercúrio que é extremamente tóxico.

16 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Calotipia O inglês William Henry Fox Talbot no mesmo ano da invenção do daguerreótipo (1839) mostrou o primeiro processo fotográfico que possibilitava através do negativo original em papel produzir quantas cópias positivas se quisesse, também em papel.

17 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Chapa húmida O processo que veio a seguir foi o do colódio húmido inventado por Frederick S. Archer em 1851. Este processo usava uma chapa de vidro e o mesmo tinha de ocorrer enquanto a chapa estava húmida, pois seca não era sensível nem ao revelador, nem ao fixador.

18 Emulsão de gelatina seca
Breve história da fotografia Resumo dos aspetos mais importantes Emulsão de gelatina seca Em 1871, Richard L. Maddox desenvolveu uma emulsão de gelatina seca de alta sensibilidade. Isto abriu caminho ao desenvolvimento dos filmes em rolo, e ao fabrico de câmaras de tamanho menor.

19 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Kodak George Eastman escreveu o seu nome na história da fotografia ao criar a emulsão de gelatina e brometo de prata em forma de rolos. Juntou a estes o fabrico de câmaras pequenas, leves, fáceis de usar e com preço baixo, acessíveis a todos os consumidores.

20 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Kodak George Eastman escreveu o seu nome na história da fotografia ao criar a emulsão de gelatina e brometo de prata em forma de rolos. Juntou a estes o fabrico de câmaras pequenas, leves, fáceis de usar e com preço baixo, acessíveis a todos os consumidores.

21 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Fotografia para todos A prática fotográfica ao alcance de todos só se tornou realidade com a introdução dos negativos flexíveis (inclusive coloridos) e da máquina fotográfica amadora Kodak (1888).

22 Rumo à fotografia digital
Breve história da fotografia Resumo dos aspetos mais importantes Rumo à fotografia digital Passados mais de cem anos esta técnica fotográfica que utiliza filmes em rolos permaneceu como a mais utilizada por profissionais e amadores até à disseminação da fotografia digital.

23 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes 35mm O formato 35mm, introduzido com a câmara Leica, em 1925, revoluciona o mercado e, após a 1ª Guerra Mundial, surgem as grandes estrelas entre as câmaras fotográficas: a alemã Hasselblad, nos anos 40 e, na década seguinte, as câmeras reflex (Asahi Pentax, 1957)

24 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Automáticas A década de 1960 marca a disseminação das máquinas totalmente automáticas, com a Agfa, em 1959.

25 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Fotografia digital O desenvolvimento da fotografia digital, apesar de recente, ganhou uma gama de recursos impressionantes. Este tipo de fotografia utiliza câmaras que dispensam o uso de filmes para capturar as imagens, o que é feito de maneira eletrónica pelo CCD, e são depois armazenadas nas memórias das câmaras digitais.

26 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes 1ª máquina digital A 1ª máquina digital foi desenvolvida por Steven Sasson, em 1975, nos laboratórios da Kodak.

27 Breve história da fotografia
Resumo dos aspetos mais importantes Atualmente A quantidade de marcas e modelos de máquinas digitais é enorme, com grande variedade de caraterísticas e preços.

28 Comparação Fotografia convencional VS Fotografia digital
Um dos assuntos discutidos hoje em dia entre os profissionais da fotografia, é se o equipamento analógico convencional ou a máquina digital é melhor. Também os respetivos produtos finais são preferidos por uns e detestados por outros. A questão é complexa, mas não se trata de preferência. Existem sim, diversos fatores a serem analisados.

29 Trabalho de aula nº2 3 grupos de trabalho: G1: G2: G3:

30 Trabalho de aula nº2 Tarefas:
Entrevistar um fotógrafo sobre esta temática, tentando obter dele informação sobre essas vantagens/desvantagens e qual a sua preferência como profissional da fotografia. Pesquisar na web/literatura informação sobre esta temática Elaborar um quadro comparativo síntese sobre as vantagens/desvantagens (pontos fracos/pontos fortes) de cada um dos tipos de fotografia e respetivos equipamentos.

31 Trabalho de aula nº2 O documento final deverá conter: identificação
breve introdução ao tema em análise a entrevista realizada (questões e respostas) conclusões sobre a entrevista realizada quadro comparativo síntese sobre as vantagens/desvantagens (pontos fracos/pontos fortes) de cada um dos tipos de fotografia e respetivos equipamentos listagem de sites/literatura consultados

32 25/09/2012 Trabalho de aula nº2 Prazos: Entrega do documento final:
No dia da entrega, será feita a partilha de informações recolhidas pelos grupos.


Carregar ppt "Tópico 1 A fotografia e a sua evolução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google