A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTERIORES PATRONOS DOS JOGOS FLORAIS DA ALMA ALENTEJANA 2001 BENTO DE JESUS CARAÇA (Vila Viçosa, 1901 – 1948) Foi um matemático português, resistente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTERIORES PATRONOS DOS JOGOS FLORAIS DA ALMA ALENTEJANA 2001 BENTO DE JESUS CARAÇA (Vila Viçosa, 1901 – 1948) Foi um matemático português, resistente."— Transcrição da apresentação:

1

2 ANTERIORES PATRONOS DOS JOGOS FLORAIS DA ALMA ALENTEJANA 2001 BENTO DE JESUS CARAÇA (Vila Viçosa, 1901 – 1948) Foi um matemático português, resistente antifascista e militante do PCP. Licenciou-se em 1923, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual ISEG). 2002 GALOPIM DE CARVALHO (Évora, 1931) Licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa (1959) e doutorado em Geologia (1969). Foi carpinteiro, caixeiro, ferrador, vendedor e paleontólogo, pelo qual é mundialmente reconhecido. 2003 URBANO TAVARES RODRIGUES (Lisboa, 1923) Escritor. Licenciou-se em Filologia Românica na Universidade de Lisboa, doutorando-se em 1984 com uma tese sobre o escritor Manuel Teixeira Gomes. Passou parte da infância em Moura. 2004 FRANCISCO MOITA FLORES (Moura, 1953) Escritor, Investigador, Autarca, comentador político e Investigador criminal. Licenciado em História pela Universidade de Coimbra. 2005 VITORINO SALOMÉ (Redondo, 1942) Cantor. A sua música combina o folclore tradicional do Alentejo e o estilo urbano e popular da sua voz, tendo já gravados diversos CD’s. Acompanhou Adriano e Zeca Afonso. 2006 ANTÓNIO CHAINHO (Santiago do Cacém, 1938) Guitarrista e compositor português. Reconhecido internacionalmente, é considerado um Embaixador da guitarra portuguesa. 2007 EUNICE MUNOZ (Amareleja, 1928) Actriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema. Considerada uma das melhores actrizes portuguesas de todos os tempos. 2008 KALIDAS BARRETO (Castanheira de Pêra, 1932) Sindicalista Têxtil. Fundador da CGTP. Lutador antifascista, tem como ideal lutar pela liberdade. O 25 de Abril fê-lo sentir “que tudo valeu a pena”.

3 PATRONO DOS IX JOGOS FLORAIS José Manuel Maia Nasceu em Lisboa em 1945. Trabalhador da Lisnave desde 1971, foi eleito para a primeira Comissão de Trabalhadores que existiu naquele estaleiro naval. O seu percurso profissional passou pelo ensino de Trabalhos Manuais no ensino preparatório até a deputado à Assembleia da República. Na Assembleia da República chegou a exercer uma série de funções como deputado de 1976 a 1995, vice-presidente da Assembleia de 1987 a 1995, membro da Comissão de Regimento e Mandatos, membro da Comissão de Defesa Nacional, membro da Comissão da Administração do território, membro da Comissão do Poder Local, membro da Comissão do Equipamento Social e Ambiente e ainda membro suplente do Conselho de Administração. É actualmente Presidente da Assembleia Municipal de Almada, cargo que exerce desde 1985. Pela sua carreira e conduta em prol da democracia e da igualdade, a Câmara Municipal de Almada atribuiu-lhe a Medalha de Ouro da Cidade a 3 de Junho de 1996.

4 PRINCIPAIS CARGOS POLÍTICOS QUE DESEMPENHOU: Deputado à Assembleia Constituinte (1975 / 1976)  Deputado à Assembleia Constituinte (1975 / 1976)  Secretário da Mesa da Assembleia  Membro da 5ª Comissão Permanente que elaborou o Projecto da Constituição da República na parte referente à Organização do Poder Político  Deputado à Assembleia da República da I à VI Legislaturas (1976 a 1995)  Secretário da Mesa da Assembleia, da I à IV Legislaturas (1976 a 1987)  Vice-Presidente da Assembleia da República na V e VI Legislaturas (1987 a 1995)  Membro do Conselho de Administração da Assembleia da República  Membro das Comissões de Regimento e Mandatos da AR com funções de Secretário da Mesa  Membro da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República  Membro da Comissão de Petições da AR com funções de Secretário da Mesa  Membro da Comissão de Administração do Território, Poder Local, Equipamento Social e Ambiente da AR com funções de Secretário  Membro da Sub-Comissão de Criação de Freguesias e da Elevação e Vilas e Cidades  Membro da Sub-Comissão de Transportes e Acessibilidades  Membro da Sub-Comissão de Equipamento Social  Membro da Sub-Comissão de Ambiente  Membro da Conferência de Lideres Parlamentares  Membro da Direcção do Grupo Parlamentar do PCP

5 CARGOS POLÍTICOS, PARTIDÁRIOS E OUTROS QUE DESEMPENHA/OU:  Militante do PCP desde 1974  Membro do Comité Central do Partido Comunista Português, desde 1978 até 2001  Membro da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, desde 1984 até 2007  Membro da Comissão Concelhia de Almada do PCP, desde 1975 até 2008  Presidente da Assembleia Municipal do Concelho de Almada, desde Dezembro de 1985 (desde IV Mandato)  Presidente da Assembleia da Área Metropolitana de Lisboa, de 1994 (desde II Mandato) até 2002  Presidente da Assembleia Geral da Associação de Eleitos Comunistas e Outros Democratas – AECOD, até 2005  Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, S.A. (Sociedade constituída pelos Municípios de Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Palmela, Montijo e Alcochete, LIMARSUL – Associação de Municípios para os Resíduos Sólidos e a EGF – Empresa Geral de Fomento, S.A.)  Presidente da Assembleia Geral da CostaPolis – Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis na Costa de Caparica  Membro da Assembleia Distrital de Setúbal  Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República, sendo sócio fundador

6 ACTIVIDADE PROFISSIONAL EXERCIDA:  Trabalhador da Lisnave desde 1971  Em Maio de 1974 foi um dos delegados dos trabalhadores, eleito para os representar perante a Administração  Foi eleito para a primeira Comissão de Trabalhadores que existiu no estaleiro  Foi Mestre de Trabalhos Manuais na Escola Preparatória (actual 2º Ciclo) D. António da Costa – Almada (1963 / 1966)  Foi inquiridor da um Gabinete de Estudos Económicos (1962 / 1963)

7 OUTROS DADOS:  Natural de Lisboa, onde nasceu a 23 de Setembro de 1945  Concluiu o Curso Industrial na Escola Industrial de Afonso Domingues em Lisboa e frequentou a Secção Preparatória ao Instituto Industrial de Lisboa  Prestou serviço militar obrigatório como Sargento Miliciano entre 1967 e 1971 com a especialidade de Sapador de Infantaria e Minas e Armadilhas  Passou dois anos em África, no norte de Moçambique - Província do Niassa  Medalha de Ouro da Cidade de Almada  Medalha de Honra da Cidade de Setúbal na Classe de Paz e Liberdade  Distinguido pela Federação Portuguesa de Columbofilia com a Medalha Dourada pelos serviços relevantes prestados à columbofilia  Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses  Sócio Honorário do Clube de Campismo do Concelho de Almada


Carregar ppt "ANTERIORES PATRONOS DOS JOGOS FLORAIS DA ALMA ALENTEJANA 2001 BENTO DE JESUS CARAÇA (Vila Viçosa, 1901 – 1948) Foi um matemático português, resistente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google