A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 14 Platelmintos I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 14 Platelmintos I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 14 Platelmintos I

2 1. O que são platelmintos? Vermes; Animais invertebrados; Rastejantes;
3 grupos: forma do corpo A) platelmintos: corpo dorsoventralmente achatado; B) nematelmintos: corpo cilíndrico ou filamentoso; C) anelídeos: corpo anelado; Existem aproximadamente 20 mil espécies descritas de platelmintos. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos.  milímetros até metros.

3 2. Características gerais
São acelomados (não possuem celoma) e triblásticos (possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme). Possuem simetria bilateral e são protostómios.  O corpo é constituído por três camadas. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.

4 Nutrição: O sistema digestório dos platelmintos, quando existe é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.  As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.

5 Respiração: Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia. Circulação: Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

6 Excreção Feita por pronefrídeos ou células flama;
São fundamentais neste sistema excretor. Apresentam vários flagelos que promovem a movimentação dos fluidos, fazendo com que eles sejam muito bem filtrados; Os resíduos caem em um sistema de ductos ou túbulos, que se abrem para o exterior através de estruturas chamadas nefridióporos, que são poros excretores. Estes poros situam-se na superfície dorsal do corpo, lateralmente.

7 Sistema Nervoso: Apresentam um processo chamado cefalização, ou seja, uma cabeça com estruturas nervosas e sensoriais. O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar, formado por dois gânglios nervosos, que estão ligados a dois cordões nervosos ventrais e longitudinais, que são ligados por comissuras transversais e que percorrem toda a região ventral, até a parte posterior do verme.

8 Reprodução: hermafroditas, fecundação interna, desenvolvimento direto; espécies que se reproduzem assexuadamente por regeneração. Exemplo: Planárias. Vida livre, fácil coleta; corpo alongado e achatado, mede de 5 a 25 mm de comprimento e 5 mm de largura.

9 Cabeça triangular, ocelos (olhos), ma metade do corpo situa-se a boca, faringe protraída (capturar alimento), poro genital perto da boca, encontramos no fundo de lagos e lagoas, sob folhas, galhos e pedras. São carnívoras ingerindo animalículos vivos ou mortos por sucção ( faringe), indo para o intestino ramificado; digestão intra e extracelular. Os resíduos são eliminados pela boca;

10 São hermafroditas. Reprodução sexuada: justaposição dos poros genitais e realização de troca mútua de espermatozóides; fecundação interna. Ovos reunidos numa cápsula. Desenvolvimento direto. Reprodução assexuada: bipartição e regeneração.


Carregar ppt "Aula 14 Platelmintos I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google