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Investimento Social na Estratégia Empresarial. Um conceito em evolução  Da filantropia para a agenda da Sustentabilidade •No passado, o ISP já foi visto.

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Apresentação em tema: "Investimento Social na Estratégia Empresarial. Um conceito em evolução  Da filantropia para a agenda da Sustentabilidade •No passado, o ISP já foi visto."— Transcrição da apresentação:

1 Investimento Social na Estratégia Empresarial

2 Um conceito em evolução  Da filantropia para a agenda da Sustentabilidade •No passado, o ISP já foi visto como a forma pela qual as empresas “beneficiavam” a sociedade, sem que isso tivesse qualquer relação com o negócio. Mas essa visão muda, à medida em que o tema Sustentabilidade está cada vez mais presente nas agendas da sociedade e das empresas •As empresas, quando se apropriam do tema Sustentabilidade, buscam vincular as ações relacionadas aos resultados econômicos-financeiros do negócio: a agenda da Sustentabilidade ganha maior amplitude e liga-se às dimensões de mercado, ganhos de eficiência e resultados. E cria-se a oportunidade para que o ISP se aproxime do negócio •Os líderes empresariais reconhecem que as empresas podem tornar seus investimentos sociais mais eficientes, se tratados como parte da agenda de Sustentabilidade (sem que o IS responda, por si só, aos desafios de Sustentabilidade do negócio) Investimento Social na Estratégia Empresarial

3 Um conceito em evolução  Da filantropia para a agenda da Sustentabilidade •Se entendemos o IS como parte da agenda de Sustentabilidade e que este tema tem um papel importante na estratégia do negócio, a evolução do IS nos deve levar a: •um salto na qualificação do IS, buscando maior alinhamento e eficácia nas ações; •integração da visão e das práticas; •resultados tangíveis e sinérgicos aos resultados dos negócios  Uma vez na agenda de Sustentabilidade, o IS pode assumir um papel importante na forma como a empresa se relaciona com a sociedade e transcender em muito a dimensão “filantrópica” Investimento Social na Estratégia Empresarial

4 Uma mistura de conceitos?  Distinguir as diferentes possibilidades de como as empresas podem se posicionar frente aos desafios é fundamental para que: •os conceitos de engajamento corporativo sejam entendidos e praticados pelo setor •o público em geral conheça melhor os desafios com os quais as empresas se deparam e possa avaliar quão efetivos são os esforços para tratá-los  Cinco conceitos fundamentais definem os diferentes tipos de engajamento das empresas: •governança corporativa, filantropia empresarial, responsabilidade social corporativa, empreendedorismo social corporativo e cidadania global corporativa Investimento Social na Estratégia Empresarial SCHWAB, Klaus, “Global Corporate Citizenship”, Foreign Affairs, Jan/Fen 2008

5 Separando os conceitos  Governança Corporativa: •A boa governança corporativa não deve ser vista apenas como uma questão de conformidade, mas deve tratar do modo como a empresa opera. As empresas devem estar ativamente envolvidas no desenvolvimento de normas e práticas, adaptando-os continuamente às exigências dos mercados globais e expectativas do público  Filantropia Corporativa: •É o envolvimento que.se limita a “contribuição financeira”, doação de produtos ou serviços; apoio a iniciativas locais ou globais, operações de ajuda após desastres naturais, etc. Intenção e contexto são fatores fundamentais para determinar o que é filantropia corporativa Investimento Social na Estratégia Empresarial SCHWAB, Klaus, “Global Corporate Citizenship”, Foreign Affairs, Jan/Fen 2008

6 Separando os conceitos  Responsabilidade Social Corporativa: •Envolve como uma empresa responde às expectativas de seus stakeholders, considerando toda a sua cadeia de valor •Implica minimizar os efeitos negativos de uma empresa e maximizar os positivos para as partes interessadas, bem como sobre as comunidades nas quais a empresa opera  Empreendedorismo Social Corporativo: •Compreende a transformação de idéias e princípios socialmente responsáveis em produtos e serviços com valor comercial Investimento Social na Estratégia Empresarial SCHWAB, Klaus, “Global Corporate Citizenship”, Foreign Affairs, Jan/Fen 2008

7 Separando os conceitos  Cidadania Global Corporativa : •Cidadania global corporativa é uma extensão do conceito de partes interessadas e envolve a empresa na qualidade de parte interessada na sociedade, em conjunto com o governo e a sociedade civil •Cidadania global corporativa pode ser considerada um investimento a longo prazo. Como as empresas dependem do desenvolvimento global, que por sua vez depende da estabilidade e aumento da prosperidade, é do seu próprio interesse contribuir para ajudar a melhorar o estado do mundo •Expressa a convicção de que as empresas não só devem estar engajadas com seus stakeholders, mas são elas próprias stakeholders com relação a governos e à sociedade civil Investimento Social na Estratégia Empresarial SCHWAB, Klaus, “Global Corporate Citizenship”, Foreign Affairs, Jan/Fen 2008

8 Separando os conceitos  Cidadania Corporativa Global : •Refere-se também ao papel de uma empresa para tratar das questões que têm impactos sobre o futuro do planeta, como as alterações climáticas, escassez de água, doenças infecciosas, o acesso à alimentação, educação, extrema pobreza - problemas que são de âmbito global, mas com soluções que podem ser focadas localmente •A responsabilidade primária para enfrentar esses desafios ainda cabe aos governos e organismos multilateriais, que não podem ser desobrigados de suas responsabilidades de entregar esses bens públicos. Mas as empresas podem contribuir em uma parceria devidamente equilibrada, com o setor público e grupos da sociedade civil Investimento Social na Estratégia Empresarial SCHWAB, Klaus, “Global Corporate Citizenship”, Foreign Affairs, Jan/Fen 2008

9 Separando os conceitos  Cidadania Corporativa Global : •“As empresas não são responsáveis por todos os problemas do mundo, nem têm os recursos necessários para resolvê-los” •“Cada empresa pode identificar o conjunto particular de problemas sociais que está melhor equipada para ajudar a resolver e a partir da qual ela pode obter a maior vantagem competitiva” •“Quando uma empresa bem gerida aplica os seus recursos, competências e gestão para a solução de problemas que ela compreenda e na qual detém uma participação, pode ter um impacto maior sobre o bem social do que qualquer outra instituição ou entidade filantrópica" Michael Porter e Mark Kramer, Harvard Business Review, dezembro de Investimento Social na Estratégia Empresarial

10 Conclusão: Um novo conceito?  Cidadania Global Corporativa é uma extensão lógica da busca das empresas para um quadro consistente e sustentável para o compromisso global - e que agrega valor para as empresas e para a sociedade com a qual interagem  Para uma estratégia de Cidadania Global Corporativa ser significativa, eficaz e sustentável, deve estar alinhada com as capacidades específicas de uma empresa e com o seu modelo de negócio e lucro. Isto também requer a participação ativa das lideranças e deve refletir sua visão do que é bom para a empresa e a sociedade  A legitimidade de uma empresa envolvida em Cidadania Global Corporativa não provém de declarações, mas de resultados Investimento Social na Estratégia Empresarial SCHWAB, Klaus, “Global Corporate Citizenship”, Foreign Affairs, Jan/Fen 2008

11 Sobre o Instituto Votorantim Investimento Social na Estratégia Empresarial

12 Instituto Votorantim Papel do Instituto Votorantim Disseminar conceitos de Sustentabilidade e estimular a sua prática nas estratégias empresariais do Grupo Qualificar o Investimento Social (próprio e incentivado) das empresas do Grupo, com foco na juventude e no desenvolvimento local

13 Instituto Votorantim Princípios de Sustentabilidade Ser reconhecida pela sociedade como uma empresa social e ambientalmente responsável; Ter sustentabilidade como estratégia, orientando governança, gestão, educação, decisões e investimentos - criando valor; Evoluir consistentemente os resultados econômicos, sociais e ambientais, buscando eficiência e confiabilidade nas operações, de acordo com padrões de classe mundial; Ser reconhecida como empresa que atrai, desenvolve e retém talentos para a geração de valor e construção de uma sociedade justa e inclusiva; Ter compromisso com o bem-estar, a saúde e a segurança de nossos funcionários, clientes e parceiros; Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuamos; Incentivar a cooperação e a participação de todos os funcionários e partes interessadas na construção de parcerias e trabalho conjunto - visando a geração de valor mútuo.

14 Instituto Votorantim Princípios de Atuação Desenvolvimento local integrado nas áreas de Educação, Trabalho, Cultura, Esporte e Garantia de Direitos. Priorização de segmentos vulneráveis e com potencial como agentes de transformação - público jovem, de 15 a 29 anos. Fortalecimento de instâncias de participação democrática (Conselhos, Fóruns). Promoção de parcerias intersetoriais com estímulo à autonomia das comunidades em processos de planejamento e gestão. Alinhamento do investimento social com políticas públicas.

15 Instituto Votorantim Escopo de Atividades ESCOPO DE ATIVIDADES DO INSTITUTO QUALIFICAR Conceito Estratégia Planejamento FACILITAR Ferramentas Capacitações Tecnologias FOMENTAR Recursos Incentivo Reconhecimento MONITORAR Metas Indicadores Feedback INVESTIMENTO SOCIAL EXTERNO: JUVENTUDE DESENVOLVIMENTO LOCAL ENGAJAMENTO COM PARTES INTERESSADAS MOBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE PROJETOS AD HOC das UIDADES de NEGÓCIOS ÁREAS DE ATUAÇÃO

16 Instituto Votorantim Resultados 2009 R$ 49,4 milhões investidos 148 projetos 216 municípios 24 estados 522 mil beneficiados

17 Instituto Votorantim Resultados 2010 (previsão) R$ 46,6 milhões previstos 150 projetos 245 municípios 22 estados 16 projetos de desenvolvimento local em 32 localidades

18 Investimento Social na Estratégia Empresarial OBRIGADA!!! Maria Helena Zucchi Calado


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