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O MERCADO TURÍSTICO Profa. Maria Emília Martins Silva.

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1 O MERCADO TURÍSTICO Profa. Maria Emília Martins Silva

2 O QUE VOCÊ ENTENDE POR MERCADO? Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. agentes econômicoslei da oferta e da procura ( KOTLER, 2001)

3 COMPREENDENDO MELHOR… O mercado é um fato social que existe em qualquer tipo de sociedade humana, é onde ocorrem as trocas de “coisas” de todo e qualquer tipo – tangíveis ou intangíveis, que apresentam uma condição fundamental, ter algum tipo de valor de uso. O que provocará de imediato uma demanda por parte daqueles que as desejam, apresentando em consequencia outro tipo de valor, o valor de troca, como produto a ser comercializado, ou seja, podendo ser valor monetário ou outro de interesse das partes. (DIAS, 2005, p. 48).

4 COMPREENDENDO MELHOR… Mercado é o lugar onde pessoas trocam produtos e serviços com outras, considerando sempre a disponibilidade da oferta existente e a procura pelo bem oferecido (demanda). (KOTLER, 2006 apud MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010.

5 COMPREENDENDO MELHOR… A existência do mercado está associado a três condições:  Que haja uma necessidade ( a busca por determinado tipo de produto ou serviço);  Que exista um desejo de satisfazê-la ( por meio da oferta de produtos ou serviços;  Que haja capacidade de compra ( por meio da disponibilidade de moeda de troca ou crédito para processar a transação. (DIAS, 2005, p. 49)

6 O mercado turístico pode ser classificado como uma vasta rede de informações sobre o produto turístico (e todos os outros que com ele se relacionam) de modo que os agentes econômicos envolvidos - no caso os consumidores (por meio da demanda) se relacionem com os produtores (por meio da oferta). (LAGE E MILONE, 2001).

7 SEGMENTOS DE MERCADO

8 Existem quatro elementos básicos que compõem o Mercado Turístico: • Demanda: formada por um conjunto de consumidores, ou potenciais consumidores, de bens e serviços turísticos; • Oferta: composta pelo conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística; • Espaço geográfico: base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda, e em que se situa a população residente (que se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação no planejamento turístico); • Operadores de mercado: empresas e instituições cuja principal função é facilitar a inter-relação entre a demanda e a oferta. São as operadoras de turismo e agências de viagens, empresas de transporte regular, órgãos públicos e privados que organizam ou promovem o turismo. (MINISTÉRIO DO TURISMO, 2010).

9 Demanda turística, segundo Mathieson e Wall “ [...] é o número total de pessoas que viajam ou decidem viajar para desfrutar de instalações turísticas e de serviços em locais diferentes do local de trabalho ou da residência habitual”.(1982 apud DIAS, 2005). [...] é representada pela quantidade de pessoas com tempo de lazer, renda disponível e vontade de viajar, por prazo determinado, pelas mais diversas intenções ou necessidades. ( SENAC, 1998).

10 FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA TURÍSTICA  Disponibilidade de tempo: férias, feriados, tempo livre;  Disponibilidade econômica:recursos financeiros;  Fatores demográficos:idade, sexo,estado civil, etc.;  Fatores sociais: status, auto- estima, sociabilidade, etc.

11 CLASSIFICAÇÃO DA DEMANDA • Demanda real, efetiva ou atual: número de pessoas que viajam efetivamente; • Demanda potencial: compreende todos aqueles que podem viajar, mas não o fazem por qualquer motivo temporário, entre os quais: motivos pessoais, condições financeiras, desconhecimento das ofertas turísticas, etc. • Demanda histórica: o registro das demandas reais ocorridas no passado • Demanda futura: projeção realizada a partir de dados do presente e da análise da demanda histórica, procurando-se prever seu provável crescimento, estagnação ou diminuição.

12 CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA TURÍSTICA SAZONALIDADE: SAZONALIDADE: Oscilação da demanda em períodos específicos do ano, como férias escolares, clima, eventos, etc. ELASTICIDADE: ELASTICIDADE: Incertezas que afetam a demanda para determinado local, propiciando a desistência da viagem.(epidemias, guerras, transportes, crises políticas. CONCENTRAÇÃO ESPACIAL: CONCENTRAÇÃO ESPACIAL: Concentração da demanda em determinadas localidades, “modismo”, promoção do destino desperta o interesse das pessoas,. HETEROGENEIDADE: HETEROGENEIDADE: A pessoas viajam por motivações das mais distintas (observadores de pássaros, amantes do vinho,exploradores de caverna)

13 “Regiões marcadas por instabilidade política e econômica, por conflitos de qualquer natureza,insegurança social,e problemas de ordem ambiental sofrem uma redução da demanda (ELASTICIDADE). Assim, dificilmente haverá procura pelos produtos turísticos de uma cidade que vive em constante luta armada.Contribuem no mesmo sentido, a qualidade dos serviços – museus fechados, transportes insuficientes, congestionamentos de aeroportos, precariedade de classificação hoteleira, dos serviços de restaurante, da informação, dos serviços bancários, sinalização incompreensível e inexistência de estacionamento comprometem o consumo do produto turístico”. (SENAC, 1998). MAS LEMBRE-SE...

14 MOTIVAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA MOTIVAÇÕES FÍSICAS MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS MOTIVAÇÕES CULTURAIS MOTIVAÇÕES SOCIAIS Por que vou viajar?

15 MOTIVAÇÕES DA DEMANDA TURÍSTICA


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