A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Conceitos Iniciais. Introdução Tudo em óptica depende de LUZ. O que é LUZ? É um tipo de onda (eletromagnética), que pode provocar sensações nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Conceitos Iniciais. Introdução Tudo em óptica depende de LUZ. O que é LUZ? É um tipo de onda (eletromagnética), que pode provocar sensações nos."— Transcrição da apresentação:

1 óptica Conceitos Iniciais

2 Introdução Tudo em óptica depende de LUZ. O que é LUZ? É um tipo de onda (eletromagnética), que pode provocar sensações nos olhos. Condições para se visualizar um corpo: 1. O corpo tem que emitir luz. 2. Essa luz tem que incidir nos olhos.

3 Introdução Importante: Em óptica não se estuda o que acontece “de verdade” com os corpos, mas sim o que nossos olhos “acham” que acontece (sensação visual).

4 Introdução Ângulo Visual: quanto maior o ângulo, maior parece o corpo: α α’α’ O 1 2 Como α > α’, então o objeto parece maior quando o observador está na posição 1.

5 Introdução Raio de Luz: representa o caminho percorrido pela luz. Pode ser: raio retilíneo raio curvilíneo

6 Introdução Feixe ou Pincel de Luz: conjunto de raios de luz. Feixe cônico divergente Feixe cônico convergente Feixe cilíndrico ou paralelo (Natural) (Artificial)

7 Fonte de Luz Conceito: É qualquer corpo que emite luz.

8 Fonte de Luz Primária: produz a luz que emite. Pode ser incandescente ou luminescente. Ex.: Sol, estrelas, fogo, lâmpada acesa,... Secundária: devolve ao meio parte da luz que recebe de outros corpos. Ex.: Terra, lua, espelho, madeira, lâmpada apaga, elementos fosforescentes,...

9 Fonte de Luz OBS.: Elementos fosforescentes Núcleo DURANTE O DIA: o elétron “pula” de camada ao receber LUZ (ENERGIA) DURANTE A NOITE: volta às camadas anteriores liberando Energia (LUZ)

10 Meios Ópticos Transparente: permite uma visualização nítida dos objetos. Ex.: vácuo, ar puro, água limpa, vidro liso, alguns plásticos,...

11 Meios Ópticos Translúcido: não permite uma visualização nítida dos corpos. Ex.: neblina, água em movimento, vidro fosco/jateado/canelado, alguns plásticos,...

12 Meios Ópticos Opacos: não permitem nenhuma visualização. Ex.: parede, espelho, madeira,...

13 Fenômenos Ópticos reflexão refraçãoabsorção


Carregar ppt "Óptica Conceitos Iniciais. Introdução Tudo em óptica depende de LUZ. O que é LUZ? É um tipo de onda (eletromagnética), que pode provocar sensações nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google