A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Prof. Júnior Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Prof. Júnior Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Prof. Júnior Oliveira

2 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Introdução: Como vimos na aula anterior, o texto dissertativo-argumentativo é corrigido com base em cinco competências específicas, são elas: I – Escrita e Gramática (COG) II – Adequação ao tema e ao gênero (ATG) III – Seleção e org. argumentativa (SOA) IV – Coesão Textual (CT) V- Adequação da Solução (AS)

3 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Escrita e Gramática: São os erros mais primitivos de todo e qualquer texto. Esses erros são trabalhados desde a alfabetização e, por isso, não merecem tanto a nossa atenção neste momento. Exs.: acentuação, ortografia, rasura, concordância, regência, etc.

4 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Adequação ao Tema e ao Gênero: Nesta competência serão tratados, majoritariamente, os problemas relativos à adequação do seu texto ao tema proposto bem como ao gênero trabalhado, se seu texto é, de fato, um texto dissertativo-argumentativo.

5 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Adequação ao Tema e ao Gênero: Desvio do Foco Temático (DFT): Ocorre quando o candidato não atende ao tema pedido pela proposta e fala de outro assunto. Ex.: O tema do ENEM 2010 foi: "Trabalho na construção da dignidade humana”, mas muitos candidatos escreveram sobre a escravidão, já que um dos textos-base falavam sobre o assunto.

6 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Adequação ao Tema e ao Gênero: Limitação ao senso comum (LSC): Você cometerá esse erro quando as opiniões em seu texto se restringirem ao que a maioria da população pensa ou sabe sobre determinado assunto, sem uma investigação detalhada. Ex.: O Brasil ainda não é um país de primeiro mundo por causa da corrupção.

7 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Adequação ao Tema e ao Gênero: Inadequação ao Gênero (IG): Ocorre quando o candidato redige um texto que não seja dissertativo- argumentativo. Ex.: O candidato escreveu um conto.

8 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: É a competência que julga os argumentos quanto à sua consistência e sua organização dentro do texto para maior facilidade de leitura, bem como sua validade para a defesa do ponto de vista seguido.

9 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Argumentação Descontextualizada (AD): Quando você dá um argumento que não cabe no contexto que você está utilizando naquele momento este erro é assinalado. Ex.: Os bebês são seres muito frágeis. Por isso, na adolescência...

10 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Argumentação Extrema (AE): Quando você dá um argumento exagerado, que trata de uma forma generalizada algo que é particular. Ex.: Todas as pessoas têm um transtorno compulsivo.

11 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Argumentação Inválida (AI): Este problema toma vulto quando seu argumento não serve para defender certo ponto de vista ou não tem validade lógica. Ex.: O negro trouxe o samba, o rap, o blues, o jazz e o reggae para o Brasil em 1500.

12 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Argumentação Incompleta (AINC): Ocorre quando os argumentos que você dá não são suficientes para explicar um fato ou ponto de vista. Ex.: O preconceito é o ato de discriminar alguém por sua cor.

13 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Coerência (COR): É descontado quando um de seus argumentos não têm qualquer base lógica, coerente, ou quando você entra em contradição. Ex.: O terrorismo é praticado com armas muito perigosas, como metralhadoras, bombas e rojões.

14 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Coesão Semântica (CSE): Quando a ligação entre as ideias e argumentos do seu texto não fica clara ou é incompreensível, este erro é assinalado.

15 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Expressão Clichê (EC): É o uso de expressões usadas corriqueiramente, jargões, o que empobrece seu texto. Ex.: A união faz a força/Tocar o coração/Mudar a cara do país...

16 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Citação (CIT): É quando se usa uma informação ou um dado, geralmente do texto-base, sem relacioná-la a um fato externo.

17 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Fuga do Tema (FT): Este erro é caracterizado por uma fuga pontual do tema, um desvio breve daquilo que está sendo tratado naquele momento pelo texto.

18 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Ideia Vaga (IDV): O problema se caracteriza por uma informação desencontrada, algo que não fica claro ao leitor. Ex.: A pirataria ocorre quando alguém copia algo do seu criador sem ter esse direito.

19 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Ideia Sem Complementação (ISC): Ocorre quando a ideia tratada no texto precisa de uma maior profundidade, quando aquilo que foi escrito não é suficiente para deixar algo claro ao leitor. Ex.: A pirataria é muito ruim para as empresas.

20 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Palavra Inadequada (PI): Quando uma palavra não se encaixa ao contexto ou é utilizada em uma função que não pode exercer. Ex.: Uma ideia onde todos deveriam ter.

21 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Paralelismo Semântico (PSE): Ocorre quando os elementos de uma listagem numa frase não pertencem a um mesmo campo de significação, quebra de uma lógica de palavras. Ex.: A tecnologia hoje é muito impressionante, podemos ver isso em computadores, notebooks, celulares e canos.

22 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Raciocínio Interrompido (RI): Quando uma explicação ou um argumento é interrompido subitamente. Ex.: A pirataria é muito ruim para as empresas pois.

23 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Tautologia (TAU): É o problema da redundância, ideias que são repetitivas. Ex.: Como há muita pirataria no Brasil, por exemplo, há muitas pessoas que desobedecem leis.

24 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Seleção e Organização Argumentativa: Truísmo (TRU): É o erro de dizer aquilo que já é aparente, que se pode deduzir através de uma lógica. Ex.: O petróleo precisa ser preservado, pois é muito importante para a produção de seus derivados.

25 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Coesão Textual: É a competência que vai julgar a organização geral de seu texto em todos os âmbitos, desde a frase até a conexão de ideias e a colocação dos parágrafos.

26 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Coesão Textual: Ambiguidade (AMB): São as frases que têm problemas quanto a duplos sentidos que não conseguem ser desfeitos pelo contexto. Ex.: Os carros eram levados por seus donos. Eles estavam bastante animados.

27 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Coesão Textual: Paralelismo Sintático (PSI): Ocorre quando os valores das orações não se completam, ou seja, têm funções sintáticas diferentes dentro do período. Ex.: Funcionários cogitam nova greve e isolar o governador.

28 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Coesão Textual: Correlação Temporal (CT): Este problema é identificado quando se coloca verbos em tempos diferentes que não conseguem manter uma sequência cronológica racional. Ex.: Para que o carro andaria será vital a intervenção do mecânico.

29 O DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Adequação da Solução: É a competência que vai tratar da sua proposta de solução para o problema apresentado e a adequação dessa solução a uma aplicação real na sociedade. Os principais erros são: - Solução descontextualizada (SD) - Solução extrema (SE) - Solução inadequada (SI) - Solução vaga (SV) - Solução incompleta (SINC)


Carregar ppt "PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Prof. Júnior Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google