A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes

2 A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, foi importante instrumento no desenvolvimento do capitalismo. A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar suas posses.

3 No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo um melhor aparato fiscal. As tesourarias de fazenda eram responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.

4 Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, em um mercado de economia complexa vital para as empresas, são necessárias informações mais precisas possíveis, para tomada de decisões e atrair investidores no ramo do turismo.

5 A contabilidade surgiu para prestar informação ao dono da empresa. Os usuários da contabilidade podem ser internos (pessoas que fazem parte da empresa) ou externos(bancos e fornecedores, governo-fiscalização).

6 O empresário, ou seja, o proprietário de uma empresa, os sócios, os diretores, os gerentes e os administradores de todos os níveis precisam das informações produzidas pela contabilidade, para fins de administração da empresa de modo geral.

7 Segundo, o autor “Hilário Franco”, é a ciência que estuda, controla e interpreta os fenômenos ocorridos no patrimônio mediante ao registro. Com o fim de oferecer informações sobre o resultado econômico decorrente da gestão de riqueza patrimonial.

8 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

9 SOCIEDADE PRIMITIVA CENÁRIO MUNDIAL: Economia baseada na agricultura e pecuária, individual ou restrita a pequenos grupos. REFLEXOS NA CONTABILIDADE: Contagem física dos bens. Contabilidade para o propietário.

10 • * SOCIEDADE AGRÍCOLA • CENÁRIO MUNDIAL: Economia baseada na agricultura; método de produção artesanal; início das relações comerciais com o advento das descobertas marítimas; formação de sociedades comerciais. • REFLEXOS NA CONTABILIDADE:Necessidade de controle mais apurado em virtude das expedições marítimas

11 • SOCIEDADE INDUSTRIAL • CENÁRIO MUNDIAL: Economia baseada no capital e no trabalho; mecanização do trabalho e produção em série; formação de grandes indústrias • REFLEXOS NA CONTABILIDADE: Sistemas de informações contábeis; divulgação de relatórios para atender aos acionistas, gerentes e o governo

12 • SOCIEDADE DO CONHECIMENTO • CENÁRIO MUNDIAL: Economia globalizada; difusão da tecnologia da informação. • REFLEXOS NA CONTABILIDADE:harmonização das normas internacionais de contabilidade; sistema de informações contábeis para decisões estratégicas


Carregar ppt "HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google