A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte."— Transcrição da apresentação:

1 ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte de luz.

2 ESPECTROS CONTÍNUOS LUZ BRANCA, LUZ NATURAL, SOL DESCONTÍNUOS ESPÉCIES ATÓMICAS OU MOLECULARES

3 ESPECTRO ELECTROMAGNÉTICO (Espectro contínuo)

4 ESPECTRO SOLAR (espectro “quase” contínuo)

5 ESPECTRO SOLAR No espectro solar, existem riscas negras que se devem à absorção de radiação por átomos existentes na atmosfera do Sol (Riscas de Fraunhofer). Como algumas dessas riscas coincidem com as riscas dos espectros de emissão de alguns átomos (H, He, etc), podemos concluir que esses átomos estão presentes na atmosfera solar.

6 ESPECTROS ATÓMICOS (Espectros descontínuos de Riscas)

7 ESPECTRO ÁTOMO DE HIDROGÉNIO

8 ESPECTROS MOLECULARES (Espectros descontínuos de Bandas)

9 Decomposição da luz que atravessa um material. Algumas das radiações dessa luz vão ser absorvidas pelo material, que o vão excitar, pelo que não passam todas. Decomposição da luz emitida directamente por um material que foi excitado e está a voltar ao estado fundamental, emitindo radiação.

10 EXCITAÇÃO (Absorção de energia) Se o átomo receber energia suficiente para que o electrão passe a um nível de maior energia, o átomo passa a um estado excitado. E Excitado E Não excitado E Absorção de ENERGIA

11 EXCITAÇÃO E Excitado E Não excitado E excitados Os átomos e moléculas podem ser excitados por: - descargas eléctricas em gases rarefeitos; - reacções químicas (combustões); - absorção de radiações electromagnéticas. - etc.

12 DESEXCITAÇÃO O estado excitado (estado transiente) tem um tempo de vida muito curto e pode decair para o estado não excitado por emissão de fotões. E Excitado E Não excitado E Emissão de ENERGIA

13 ESPECTRO DE ABSORÇÃO

14 ESPECTROS EMISSÃO / ABSORÇÃO O espectro de absorção de um elemento é semelhante ao espectro de emissão, com a diferença de que neste há riscas brilhantes no fundo escuro enquanto que no de absorção há riscas escuras num fundo brilhante.

15 ESPECTROS EMISSÃO / ABSORÇÃO ESPECTRO DE EMISSÃO DO ÁTOMO DE H ESPECTRO DE ABSORÇÃO DO ÁTOMO DE H

16 ESPECTROS Espectro de emissão do hélio, obtido da luz de uma galáxia Espectro de emissão do hélio, obtido em laboratório Os espectros contam histórias das estrelas, galáxias, etc., como podemos verificar, por exemplo, pelo espectro do hélio.

17 ESPECTRO DA LUZ EMITIDA POR UMA ESTRELA A radiação emitida por uma estrela informa-nos sobre a sua composição química.


Carregar ppt "ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google