A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Spirit preparando-se para deixar o veículo de aterragem, tocando solo marciano pela primeira vez... Imagens e textos retirados do site

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Spirit preparando-se para deixar o veículo de aterragem, tocando solo marciano pela primeira vez... Imagens e textos retirados do site"— Transcrição da apresentação:

1 Spirit preparando-se para deixar o veículo de aterragem, tocando solo marciano pela primeira vez... Imagens e textos retirados do site organizados e traduzidos por Sérgio Sabino 14 de Janeiro, 2004

2 Horizonte marciano captado pelo Rover no dia 8 de Janeiro 2004, ainda antes de saír do veículo de aterragem.

3 Imagem 3D captada pela câmera de navegação do Rover, que mostra o terreno marciano circundante a partir do veículo de aterragem. Nota: Esta imagem pode ser vista em relevo recorrendo a óculos de visão 3D

4 Esta animação mostra a perspectiva a partir da câmera de navegação do Spirit, antes e depois do seu processo automático de levantamento sobre si próprio. Depois de se levantar, o rover fica aproximadamente 30 centímetros acima do veículo de aterragem, resultando assim numa melhor vista sobre o terreno que o rodeia.

5 Esta animação liga as imagens captadas pela câmara frontal de detecção de obstáculos durante o processo de levantamento do Rover Spirit. O primeiro “frame” mostra as rodas do Rover recolhidas em posição de preparação para o processo de levantamento. Os “frames” seguintes mostram as várias fases desse processo. O Rover eleva-se de início sobre si próprio e estende as suas rodas. Depois baixa-se, levanta-se e baixa-se novamente até à sua posição final. Repare na mudança de perspectivas da câmara em relação à paisagem marciana, revelando os movimentos de subida e descida do Rover.

6 Captada pelas câmaras frontais de detecção de obstáculos, esta imagem mostra a vista do Rover antes deste realizar a manobra de rotação sobre si próprio. Esta manobra é o primeiro passo numa rotação em três fases que rodará o Rover 115 graus, de forma a virar-se para Oeste. O Spirit tem que realizar esta manobra antes de abandonar o veículo de aterragem de forma a evitar os airbags que bloqueiam a saída anteriormente destinada ao Rover. Antes desta crucial manobra que durou 30 minutos a ser completada, os engenheiros deram ordens ao Rover para cortar o último cordão que ainda o ligava ao veículo de aterragem.

7 Esta animação mostra a vista a partir da câmaras frontais de detecção de obstáculos a bordo do Spirit, à medida que este roda 45 graus na direcção dos ponteiros do relógio.

8 Aa mesma manobra vista agora a partir das câmeras de detecção de obstáculos na parte traseira do Rover.

9 Esta imagem panorâmica de 360 graus em mosaico, composta através de informação fornecida pela câmara de detecção de obstáculos do Spirit, mostra a vista a partir do veículo de aterragem por baixo do convés do Rover. As imagens foram captadas durante 95 graus relativos à manobra de viragem em direcção ao lado noroeste do veículo de aterragem.

10 Vista do Spirit após ter completado com sucesso a rotação de 115 graus de forma a posicionar-se em direcção a noroeste, por onde abandona o veículo de aterragem.

11 Próximo da saída

12 Esta imagem, captada pela câmara frontal de identificação de obstáculos, mostra a paisagem marciana a partir da nova posição do Rover, 1 metro a noroeste do veículo de aterragem. Uma das próximas tarefas do Rover será a de localizar o Sol com a sua câmara panorâmica, e calcular a partir daí como dirigir as suas antenas principais em direcção à Terra.

13 Captada pela câmara posterior de identificação de obstáculos, mostra a visão traseira da plataforma do veículo de aterragem, que foi o seu ninho durante os passados 12 dias marcianos. O Rover está aqui a aproximadamente 1 metro em frente aos airbags amortecidos do veículo de aterragem, voltado para noroeste. Repare-se nas marcas deixadas no solo por todas as 6 rodas do Rover. Esta foi a primeira vez que o Spirit tocou solo marciano.

14 Imagem 3D

15 Imagens e textos retirados do site organizados e traduzidos por Sérgio Sabino 14 de Janeiro, 2004


Carregar ppt "Spirit preparando-se para deixar o veículo de aterragem, tocando solo marciano pela primeira vez... Imagens e textos retirados do site"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google