A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manejos Grupais facilidades x dificuldades Francis Valdivia de Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manejos Grupais facilidades x dificuldades Francis Valdivia de Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Manejos Grupais facilidades x dificuldades Francis Valdivia de Matos

2  manejo  processo  processo grupal

3  É a visão íntima e inteira de um grupo, se forma lentamente, se inicia quando duas pessoas se encontram e se propõem a algo em comum...  Não termina nunca porque está em permanente mudança, enquanto existe o grupo como tal....  Processos grupais

4  Somente podem ser aprendidos em sua totalidade, no seu “campo social”, nada significam fora do conjunto em que se integram.  É a natureza da relação entre indivíduos que interagem, levando em conta as pessoas, o grupo, as interações, forças e ambiente do grupo.

5  O processo grupal tem um lado invisível e um visível.  O processo tem algo de permanente e algo de transitório.

6  A lterações na estrutura do grupo passam por alterações anteriores nos indivíduos...  É o meio pelo qual o grupo se expressa em seu curso, dentro dos parâmetros que seu clima emocional e seus membros tornam possíveis...  É todo movimento existencial com um sentido de mudança. Processos grupais

7 Importância dos processos grupais  É o que diferencia um grupo.  É a fonte de energia do grupo.  O grupo se torna potente quando aprende a olhar seu processo.  É o que torna o grupo maduro, auto-suficiente, confiante.

8 Como manejar processos grupais?

9 Conteúdo ( o que)  Assunto  Problemas  Decisão  Idéias  Metas  Elementos da discusão AS PALAVRAS “

10 Processo ( o como)  Metodología  Abordagem  Procedimento  O impacto  Regras  Interações  Relações  A dinâmica do grupo  O “não verbal” A MÚSICA

11 Importância dos processos grupais  Mostram as necessidades do grupo expressas na sua linguagem própria.  Abrem espaço para as “intervenções” do líder/coordenador.

12 Dificuldades manejo processos grupais Líderes  Líderes pouco preparados para lidar com pessoas e grupos.  A falta de sensibilidade e preparo para perceber o “movimento” do grupo.  Líder recebendo a carga emocional da organização, a carga emocional do grupo e a dificuldade de lidar com ambas demandas.

13 Dificuldades manejo processos grupais Líderes  A falta de flexibilidade, cada grupo tem um comportamento próprio, único, o que “ deu certo” num grupo, não se aplica a outro grupo.  A falta de habilidade do líder para gerar integração, coesão interna, motivação, compromisso com o negócio e com o resultado.

14 Dificuldades manejo processos grupais Líderes  Dificuldade em compreender a “resistência grupal”: a expressão de sentimentos confusos e desconhecidos que o grupo não conhece nem controla. ( a superação da resistência é o momento da aprendizagem).

15 Dificuldades manejo processos grupais Líderes Dificuldade do líder em compreender que a “vivência transferencial” faz parte da compreensão do seu papel, em função das relações de poder e autoridade presentes na relação.

16 Dificuldades manejo processos grupais Líderes O líder precisa entender que muitos dos sentimentos dirigidos a ele -como representante da organização- não estão sendo dirigidos à sua pessoa senão ao papel que desempenha..

17 Dificuldades manejo processos grupais Coordenadores  Coordenador mais preocupado com a técnica do que com o resultado.  Usar a técnica como fim e não como meio.  Coordenador mais preocupado com as suas necessidades individuais do que com as necessidades do grupo.

18 Dificuldades manejo processos grupais Coordenadores  Desconsiderar que o maior recurso do coordenador é ele próprio:seus valores, crenças, comportamento.  A dificuldade em compreender que as técnicas devem ser geradas na situação e para a situação.  A falta de uma adequada formação para trabalhar com grupos.

19 Facilidades manejo de processos grupais Não há como chegar ao processo do grupo de forma planejada, não há receita, não é produto da sorte ou do acaso, há necessidade de desenvolver-se como pessoa e profissional.

20 Desenvolver habilidades para o manejo de processos grupais é ampliar nosso campo de visão

21 Os processos encobertos * R.J.Marshak, J.H. Katz pontos cegos e filtros sombra legítimo, correto, aceitável escondido fechado o inaceitável, duvidoso esperanças, desejos secretos

22 A visão das dimensões escondidas da DG** Valores Crenças Teorias sonhos, desejos, aspirações, potencial emoções, medos, necessidades legítimo, correto, aceitável

23 A visão das dimensões escondidas da DG** Valores Crenças Teorias sonhos, desejos,aspirações,potencial Emoções, Medos, Necessidades Legítimo, correto, aceitável O inaceitável, duvidoso Esperanças, desejos secretos


Carregar ppt "Manejos Grupais facilidades x dificuldades Francis Valdivia de Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google