A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

07:57 Produtivismo (1950-1960) Educação = meio de produção Importância econômica Teoria do capital humano Pensadores: Theodore Schultz Frederick H. Harbison.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "07:57 Produtivismo (1950-1960) Educação = meio de produção Importância econômica Teoria do capital humano Pensadores: Theodore Schultz Frederick H. Harbison."— Transcrição da apresentação:

1 07:57 Produtivismo ( ) Educação = meio de produção Importância econômica Teoria do capital humano Pensadores: Theodore Schultz Frederick H. Harbison e Charles A. Myers Cláudio de Moura Castro Críticos: José Oliveira Arapiraca Gaudêncio Frigotto Neoprodutivismo (1990) Toyotismo(1970) X Fordismo Taylorismo Competição Individualismo Mão-de-obra especializada Produção especializada Amor pela empresa Poucas vagas Tecnicismo Vestibular Responsabilidade do indivíduo

2 07:57 Pontos positivos: Pontos negativos: Objetividade Supre as necessidades da sociedade Padronizado Competitividade Eficiência na aprendizagem Limitação do conhecimento Dependência total do professor Neoprodutivismo (1990)

3 07:57 Escolanovismo (1920) Caráter humanista Quebra com a educação clássica Deslocamento do foco pedagógico Hipervalorização daeducação e da individualização Primeira Fase Pedagogia da existência Experiência, necessidade e utilidade Vivência quotidiana Limitação do papel do professor (Apenas estimular) Segunda Fase Foco para o aluno Psicologia pedagógica Skinner Rogers Piaget Vigotsky Gardner

4 07:57 Pontos positivos: Pontos negativos: Aumento da responsabilidade Valorização do esforço Aprimoramento das capacidades sociais Aumento da capacidade de pesquisa Aprendizagem lenta Exige muito esforço para resultados menores Neo-escolanovismo (1990) Toyotismo Relatório Jacques Delors Aprender a aprender Aprender a fazer Aprender a conviver Aprender a ser

5 07:57 "Minhas idéias levaram as pessoas a reexaminar a física de Newton. Naturalmente alguém um dia irá reexaminar minhas próprias idéias. Se isto não acontecer haverá uma falha grosseira em algum lugar." Albert Einstein Neoconstrutivismo Os cegos e o elefante Um muro? Uma lança? Uma cobra? Um enorme abano? Uma pequena corda? Uma forte coluna? “Só sei que nada sei.” Sócrates

6 07:57 Neoconstrutivismo Pontos positivos: Pontos negativos: Aumento da capacidade de criar conhecimento Liberdade dos conceitos previamente estabelecidos Novas descobertas e incremento do conhecimento mundial Desenvolvimento das capacidades lógicas e dedutivas O conhecimento precisa ser totalmente redescoberto Aprendizagem lenta e trabalhosa Necessidade de professores capacitados Dependência da capacidade de concentração do aluno

7 07:57 Tecnicismo (1960) Modelo do sistema empresarial: Racionalidade EficiênciaProdutividade Máximo resultado, mínimo dispêndio Positivista e Behaviorista Neotecnicismo (1990) Iniciativa privada Reduzir custos, encargos e investimentos públicos Combater a baixa produtividade do sistema escolar Teoria Geral da Administração Busca pela qualidade total

8 07:57 Neotecnicismo (1990) Pontos positivos: Pontos negativos: Diminução dos custos Aumento da “produtividade” Baixa dependência do professor Alunos preparados para o mercado de trabalho Alta dependência da tecnologia Ensino restrito “Produtividade em primeiro lugar”


Carregar ppt "07:57 Produtivismo (1950-1960) Educação = meio de produção Importância econômica Teoria do capital humano Pensadores: Theodore Schultz Frederick H. Harbison."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google