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Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora.

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2 Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora Jossiane Boyen Bitencourt

3 Esse software permite trabalhar com atividades diversas como: ATIVIDADES PARA CONHECER O COMPUTADOR ATIVIDADE DE DESCOBERTA ATIVIDADES DE EXPERIÊNCIA ATIVIDADES DE MATEMÁTICA ATIVIDADES DE ESTRATÉGIA ATIVIDADES DE LEITURA ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO SAIR DO GCOMPRIS CLIQUE EM CIMA DAS QUE DESEJA CONHECER

4 Atividades de Iniciação ao uso do Computador Mouse: exercícios de arraste, 1 clique, 2 cliques e jogo do peixe. Teclado: letras caindo para se adaptar ao uso do teclado e iniciar o letramento digital. IDEAL PARA CRIANÇAS DO 1º CICLO

5 Atividade para conhecer o teclado – letras caindo Dentro desta opção temos 4 jogos: 1. Arrastar o mouse 2. 1 clique 3. 2 cliques 4. Jogo do peixinho OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS

6 DENTRO DA OPÇÃO MOUSE OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS

7 OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO ATIVIDADES PARA APRENDER A ARRASTAR O MOUSE INDICADA PARA QUEM ESTÁ INICIANDO O USO DO COMPUTADOR

8 ATIVIDADES PARA APRENDER A DAR UM CLIQUE COM O MOUSE OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO

9 ATIVIDADES PARA APRENDER A DAR DOIS CLIQUES COM O MOUSE OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO

10 ATIVIDADE PARA PEGAR O PEIXINHO Na medida que os peixes aparecem, clicar em cima destes. OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO

11 DENTRO DA OPÇÃO TECLADO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

12 ATIVIDADE DE LETRAS CAINDO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

13 Atividades de Descoberta Trabalha com som, cores e memória visual e auditiva PROBLEMA: Português de Portugal IDEAL PARA CRIANÇAS DO 1º CICLO

14 OUVIR AS CORES Ideal para o 1º ciclo OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS

15 OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO SOM OUVIR A COR IR PARA UM OUTRO JOGO OUÇA O NOME DA COR E CLIQUE NO PATO CORRESPONDENTE CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

16 Atividade de Experiência PODE SER UTILIZADO EM TODOS OS CICLOS

17 APRESENTA UMA ÚNICA ATIVIDADE PILOTAR UM SUBMARINO Apresenta através da experiência como funciona um submarino CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

18 PILOTAR UM SUBMARINO Objetivo: experimentar como funciona OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO

19 Atividades de Matemática IDEAL PARA 1º E 3º CICLOS Conforme mostrarei a seguir

20 APRESENTA 2 OPÇÕES 1.ACERTE O ALVO 2.OPERAÇÕES MATEMÁTICAS (3 OPÇÕES) 12 CALCULAR VELOCIDADE X DISTÂNCIA PARA ALUNOS DE C30 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: 1.CONJUNTOS 2.ADIÇÃO 3.SUBTRAÇÃO ATIVIDADE IDEAL PARA ALUNOS DO 1º CICLO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS

21 1.ACERTE O ALVO ATIVIDADE IDEAL PARA ALUNOS DO 3º CICLO ACERTE O ALVO Por abordar conceitos iniciais de física ideal para o final do 3º ciclo CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO

22 CÁLCULE A VELOCIDADE COM A DISTÂNCIA E ACERTO NO ALVO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo

23 AGORA VEREMOS: 2. OPERAÇÕES MATEMÁTICAS (3 OPÇÕES) 12 CALCULAR VELOCIDADE X DISTÂNCIA PARA ALUNOS DE C30 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: 1.CONJUNTOS 2.ADIÇÃO 3.SUBTRAÇÃO ATIVIDADE IDEAL PARA ALUNOS DO 1º CICLO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS

24 2. OPERAÇÕES MATEMÁTICAS 1. ORGANIZE E COLOQUE O Nº DOS ELEMENTOS 2. CHAPÉU MÁGICO DA ADIÇÃO 3. CHAPÉU MÁGICO DA SUBTRAÇÃO As crianças adoram estas atividades. Se motivam principalmente com o chapéu mágico. OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS

25 1. ORGANIZE OS CONJUNTOS ARRASTANDO-OS PARA A COR DE SUA ESCOLHA COLOQUE O Nº DOS ELEMENTOS COM O TECLADO NO ? DEPOIS CLIQUE NA MÃOZINHA OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO CONFIRMAR RESULTADO COLOCADO NO ?

26 2. CHAPÉU MÁGICO DA ADIÇÃO Clique no chapéu mágico para aparecer os números Efetue o cálculo e depois marque nas estrelinhas ao lado do igual Para conferir o resultado clique na mãozinha OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO CONFIRMAR RESULTADO

27 3. CHAPÉU MÁGICO DA SUBTRAÇÃO Clique no chapéu mágico para aparecer os números Efetue o cálculo e depois marque nas estrelinhas ao lado do igual Para conferir o resultado clique na mãozinha OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo IR PARA UM OUTRO JOGO CONFIRMAR RESULTADO

28 Atividades de Raciocínio Lógico IDEAL PARA 2º e 3º CICLOS Já apliquei a torre de hanói e Tangram com o 1º ciclo e o resultado foi satisfatório principalmente com A30

29 APRESENTA 3 OPÇÕES TANGRAM, HANÓI E SUPER INTELIGÊNCIA 1. TANGRAM 2. TORRE DE HANÓI 3. SUPER INTELIGÊNCIA OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS

30 OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO 1. TANGRAM MONTE A FIGURA DE ACORDO COM AS PEÇAS DISPONÍVEIS

31 2. TORRE DE HANÓI COPIE A TORRE DA ESQUERDA DE ACORDO COM A DIREITA DICA: DICA: TROQUE AS PEÇAS DE UMA TORRE PARA A OUTRA PARA CONSEGUIR PEGAR AS QUE ESTÃO MAIS EMBAIXO OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo

32 3. SUPER INTELIGÊNCIA COMBINE A SEQUÊNCIA DE CORES CLIQUE NA MÃOZINHA PARA CONFIRMAR OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIRME A COMBINAÇÃO IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo

33 Atividades de Leitura IDEAL PARA O 1º e PRINCIPALMENTE 2º CICLO

34 1. TREM DAS LETRAS 2. LETRAS NA HORIZONTAL 3. LETRAS NA VERTICAL Necessita de som e o problema é que a pronuncia é em Português de Portugal Estas atividades são muito utilizadas, mas podem ter palavras com escrita de Português de Portugal. OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS

35 1.TREM DAS LETRAS Ouvir o som e clicar na letra correspondente OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO SAIR DO GCOMPRIS CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS SOM OUVIR A LETRA NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo

36 2. VERIFIQUE SE A PALAVRA EM VERDE ESTÁ SENDO MOSTRADA Clique em “Eu estou pronto” As palavras irão aparecer uma ao lado da outra na coluna da esquerda Depois no mesmo lugar onde está escrito “Eu estou pronto” aparecerá dois botões: SIM, estava lá NÃO, não estava lá OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

37 3. VERIFIQUE SE A PALAVRA EM VERDE ESTÁ SENDO MOSTRADA Clique em “Eu estou pronto” As palavras irão começar a cair na coluna da esquerda Depois no mesmo lugar onde está escrito “Eu estou pronto” aparecerá dois botões: SIM, estava lá NÃO, não estava lá OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo CONFIGURAÇÃO DO GCOMPRIS

38 Atividades de Estratégia OWARE Ideal para o 3º ciclo

39 Maiores Informações: OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO CONFIGURAÇ ÃO DO GCOMPRIS SAIR DO GCOMPRIS INFORMAÇÕES SOBRE O GCOMPRIS

40 OWARE OBJETIVOS E MANUAL DO JOGO TROCAR ORDEM IR PARA UM OUTRO JOGO NÍVEL DE DIFICULDADE – nº do dado pode ser trocado em qualquer momento do jogo

41 Qualquer sugestão, crítica ou dúvida envie um para Estamos prontos para auxiliá-los


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