A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR School Libraries Empower Learners for Life SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011 AGRUPAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR School Libraries Empower Learners for Life SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011 AGRUPAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR School Libraries Empower Learners for Life SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AIRÃES

2 “Sempre imaginei o Paraíso como uma espécie de biblioteca.” J. Luis Borges

3 INTRODUÇÃO Sabendo que existe uma relação causal entre sucesso escolar e literacia, entendida aqui como a aquisição de competências leitoras que permitem a utilização plena da informação, a missão expressa no Projeto Educativo da E.B. 2/3 e Sec. de Airães – Continuar a Crescer – é também sustentada com a inclusão da Biblioteca Escolar como um espaço propício à aprendizagem, tendo a leitura e a literacia como prioridades.

4 É, pois, imperioso que todos os agentes educativos participem nesta árdua tarefa. E a Biblioteca Escolar tem, neste âmbito, a grande responsabilidade de adoptar uma política pró-activa na formação de leitores, partilhando experiências, procurando parceiros, seguindo até exemplos de outras bibliotecas porque, afinal, Partilhar é Inovar.

5 OBJETIVOS GERAIS. Promover a BE-CRE na comunidade educativa;. Afirmar a BE como centro de recursos educativos, o “leit-motiv” do projeto pedagógico;. Promover a troca de experiências entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão, animação e dinamização das parcerias instituídas.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.Consolidar e ampliar o papel da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de hábitos de leitura, na sua articulação com a comunidade local;. Promover a leitura e os hábitos de leitura;. Contactar com escritores e/ou ilustradores;. Catalisar e nutrir a criação de laços com o livro: promover o interesse pela descoberta do prazer da leitura [ouvir, fazer, criar, saber];. Explorar o papel do livro enquanto fator de geração de afetos;

7 . Valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos;. Enriquecer as competências dos atores sociais, desenvolvendo a ação de professores e de mediadores de leitura, formais e informais.

8 ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES Apresentamos as seguintes atividades para a implementação do presente projeto a ter lugar em diferentes espaços, nomeadamente das entidades intervenientes a que diz respeito: Segunda-feira, 24 de Outubro Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento Os Autores e os Livros -Conhecer … Alice Cardoso - Feira do Livro (Local: E.B 1’s do agrupamento)

9 Segunda-feira, 24 de Outubro (Todos os níveis de ensino) Divulgação dos Concursos: - Bookmark Project (IASL) - A Melhor Vassoura e a Melhor Abóbora, no âmbito da comemoração do Dia das Bruxas. Nota: (a divulgação e a votação dos trabalhos será feita na página Web da BE-CRE)

10 Terça-feira, 25 de Outubro (2.º, 3.º Ciclos; Educação Especial e CEF) Manhã. Abertura oficial da Semana da Biblioteca Escolar -As Quatro Estações (O Outono), de Vivaldi (Tocado pelos alunos do 2.º Ciclo, em articulação com Ed. Musical). Apresentação do lipdub realizado pela turma CEF-IOSI (promoção da BE); (Local: BE-CRE) Tarde Os Autores e os Livros -Reencontro com … Ana Maria Magalhães (Local: BE-CRE) - Feira do Livro

11 Quarta-feira, 26 de Outubro (2.º e 3.º Ciclos e Sec. e Pessoal Docente e Não Docente) Manhã “Vernissage”. Exposição de Pintura/Design (Autora: Aluna Sofia Mendes, Turma CEF-IOSI) (Local: BE-CRE) Tarde Ação de Formação: A importância da BE no Contexto Escolar e de Aprendizagem. (Local: Anfiteatro)

12 Quinta-feira, 27 de Outubro (2.º e 3.º Ciclos e Sec. e Pessoal Docente e Não Docente) -Dia Aberto (Local: BE-CRE). Atividades de índole diversa (individuais e coletivas);. Visita à BE-CRE (para Pais/Encarregados de Educação), em horário pós-laboral.

13 Sexta-feira, 28 de Outubro (Todos os níveis de ensino e Pessoal Docente e Não Docente). Exposição de todos os trabalhos realizados ao longo da semana;. Comemoração do Dia das Bruxas : - Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento;. Divulgação de materiais produzidos pela BE- CRE.

14 RECURSOS. Espaço físico das E. B. 1’s do Agrupamento e Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça;. Cartaz de divulgação (tamanho A0);. Déco dos espaços intervencionados;. Página Web da BE-CRE;. Fotos digitais;. Materiais produzidos pela BE-CRE;

15 INTERVENIENTES. Agrupamento de Escolas de Airães. Orgão de Gestão. RBE. BE/CRE. Juntas de Freguesia do Agrupamento. Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça. Leya Editora

16 PARCERIAS/APOIOS - Câmara Municipal de Felgueiras; - Biblioteca Municipal de Felgueiras; - Agrupamento de Escolas de Airães; - RBE; - Juntas de Freguesia do Agrupamento; - Centro Social e Paroquial de Airães; - Comunidade Educativa e Comunidade Escolar - Associação de Pais - Assistentes Operacionais e Técnicos do Agrupamento de Escolas de Airães e das Juntas de Freguesia do Agrupamento, assim como do Centro Social e Paroquial de Airães - Leya Editora.

17 AVALIAÇÃO. Registo de Opinião (disponibilizado pela Professora-Bibliotecária);. Opiniões escritas pelos alunos e professores na página Web da BE-CRE;. Entrevistas às autoras convidadas;. Dedicatórias registadas no Livro de Honra da BE-CRE.

18 “Querer é Poder”, assim diz o ditado e assim queremos nós afirmar a importância da BE-CRE junto da família e dos pais e/ou encarregados de educação, assim como da comunidade escolar. A Equipa da BE-CRE, 04 de Outubro de 2011


Carregar ppt "OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR School Libraries Empower Learners for Life SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011 AGRUPAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google