A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto

2 Educação Visual e Tecnológica LUZ/ COR Percepção da Cor Teoria da Cor - Cores Primárias - Cores Secundárias - Cores Quentes e Frias - Círculo Cromático - Cores Complementares - Cores Neutras - Gradação da Cor A Cor como Valor Expressivo - Simbologia da Cor

3 Educação Visual e Tecnológica Percepção da Cor “ Sem luz não existe cor!” A luz solar é composta por um conjunto de radiações, que é possível decompor utilizando um prisma de cristal. Este decompõe a luz branca numa faixa multicolorida, chamada “espectro”. (Isaac Newton, 1704)

4 Educação Visual e Tecnológica TEORIA DA COR Na cor - pigmento identificamos três cores básicas: o Amarelo Primário, o Magenta e o Azul Ciano. Estas cores não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. Cores Primárias

5 Educação Visual e Tecnológica Cores Secundárias Pela mistura proporcional de duas cores primárias obtemos uma terceira cor, a que chamamos Cores Secundárias. Existem três cores secundárias: Laranja, Verde e Violeta.

6 Educação Visual e Tecnológica Cores Quentes e Frias As cores produzem sensações sobre as pessoas. Algumas cores transmitem a ideia de quente e de estimulação enquanto que outras de frio, de calma, tranquilidade e frescura; por isso, também se classificam as Cores em Quentes e Frias. Cores Quentes Cores Frias

7 Educação Visual e Tecnológica Círculo Cromático O Círculo Cromático permite-nos observar as cores primárias e as secundárias. Também podemos ver que, através da variação da quantidade de duas cores primárias, se obtêm diferentes gradações de cor entre as cores primárias e as secundárias, formando novas cores, a que chamamos Cores Terciárias ou Intermédias.

8 Cores Complementares Educação Visual e Tecnológica As Cores Complementares são as cores que se encontram em posição oposta no Círculo Cromático. Lado a lado estas cores “brilham” mais intensamente.

9 Cores Neutras Educação Visual e Tecnológica O Branco e o Preto não são propriamente cores. • O Branco é luz e a soma de todas as cores. • O Preto é ausência de luz. Misturando o branco e o preto em quantidades diferentes consegue-se diferentes tons de cinzento.

10 Educação Visual e Tecnológica Gradação da Cor Cada cor pode apresentar um tom mais claro ou mais escuro. Podemos encontrar uma vasta gama de tons para cada cor. Podemos variar a saturação e a luminosidade da cor, por exemplo: - adicionando-lhe branco, se queremos clarear. - adicionando-lhe preto, se queremos escurecer.

11 Educação Visual e Tecnológica A Cor como Valor Expressivo Simbologia da Cor A cor é um elemento importante na linguagem visual: influência o nosso comportamento, transmite mensagens e sensações,... A cor está sempre presente e muitas vezes associada a significados simbólicos, tais como: - um sinal que informa sobre algo; - uma bandeira que identifica algo; - um spot publicitário que alerta para algo; - um estado de espírito que significa algo; - as estações do ano que simbolizam algo.

12 Educação Visual e Tecnológica CorAssociação Branco Luz, pureza, paz, o bem,... Preto Escuridão, tristeza, morte, o mal,... Amarelo Luz, amanhecer, alegria, flores,... Magenta Perigo, pôr-do-sol, fogo, quente, excitação,... Azul Tranquilidade, frio, água, céu, calma, serenidade,...

13 Educação Visual e Tecnológica


Carregar ppt "Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google