A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SOL Autor: Guilherme Beja da Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SOL Autor: Guilherme Beja da Costa."— Transcrição da apresentação:

1 O SOL Autor: Guilherme Beja da Costa

2 O QUE É O SOL? Fotografia do sol (Retirado de kamillamagica.nireblog.com) ► o sol (do latim Sol) é uma estrela como muitas outras, ► é uma enorme esfera feita de gases a altas temperaturas que geram energia e luz, ► a sua temperatura atinge os 15 milhões de graus no interior e 5600ºC à superfície, Distância Terra ao sol (Retirado de ensinofisicaquimica.blogspot.com) ► é a estrela mais próxima da Terra, encontra-se a uma distância de 150 milhões de quilómetros, ► o seu tamanho é vezes maior do que o da Terra, ► a sua gravidade mantém todos os planetas, cometas e os outros corpos celestes a rodar à sua volta, ► o sol tem 5 biliões de anos de idade.

3 ONDE SE LOCALIZA O SOL? Numa Galáxia chamada Via Láctea
A Via Láctea (Retirado de Numa Galáxia chamada Via Láctea A Via Láctea é o conjunto de biliões de corpos celestes unidos por forças gravitacionais, onde está localizado o sistema solar da Terra. Localização do Sistema solar na Via Láctea (Retirado de Sistema Solar Localiza-se num dos braços da Via Láctea. Sistema Solar (Retirado de Sistema Solar É constituído pelo sol e pelo conjunto dos corpos celestes que giram à sua volta (por exemplo planetas, estrelas, cometas, asteróides, planóides, poeiras etc.). O Sol Localiza-se no centro do sistema solar.

4 INTERACÇÃO SOL /TERRA O Movimento de Translação da Terra
O movimento orbital da Terra em torno do sol (Retirado de kamillamagica.nireblog.com) O Movimento de Translação da Terra ► é o movimento que a Terra realiza à volta do sol, ► dura aproximadamente 365 dias. O Movimento de Rotação da Terra ► é o movimento giratório da Terra em torno do seu eixo (uma linha imaginária), ► dura aproximadamente 24 horas. Terra a girar em torno do seu eixo (Retirado de nautilus.fis.uc.pt) Modelo da Terra a girar em torno do seu eixo e a andar em volta do sol (Retirado de nautilus.fis.uc.pt)

5 ► não tem a ver com a distância da terra ao sol.
ESTAÇÕES DO ANO As quatro estações do ano (Retirado de ► são devidas à inclinação do eixo da terra quando gira à volta do sol, ► a inclinação faz com que o calor e a luz do sol não cheguem com a mesma “força” (intensidade) aos diferentes locais da Terra ao longo do ano, Inclinação do eixo da terra/estações do ano (Retirado de deensinofisicaquimica.blogspot.com) ► não tem a ver com a distância da terra ao sol.

6 As quatro estações do ano (Retirado de www.if.ufrgs.br)
► Como a terra possui um eixo inclinado a luz solar não atinge igualmente os dois hemisférios, resultando em estações do ano contrárias: quando é Verão no hemisfério norte, é Inverno no sul; quando é Primavera no norte, é Outono no sul e assim sucessivamente.

7 O SOL E A VIDA NA TERRA O sol é a principal fonte de energia para a vida dos vegetais e dos animais sobre a superfície do globo terrestre. UV A radiação solar (Adaptado de A radiação solar: É a energia enviada pelo sol. Esta energia chega à superfície da Terra como: ► luz visível – a luz ► luz infravermelha ► luz ultra violeta – UV

8 purificar o ar, produzindo oxigénio e consumindo o dióxido de carbono
Luz visível: ► é importante para o crescimento das plantas que são a base das cadeias alimentares; ou seja para produzir alimentos para os seres vivos e purificar o ar, produzindo oxigénio e consumindo o dióxido de carbono ► é importante como luz. e crescimento Processo de crescimento de uma planta e purificação do ar (Adaptado de websmed.portoalegre.rs.gov.br) Cadeia alimentar (Retirado de educar.sc.usp.br). Cadeia alimentar (Retirado de

9 ► é a parte da luz solar invisível que se transforma em calor que
Cão visto com infravermelho (Retirado de wikipedia.org/wiki) Luz infravermelha: ► é a parte da luz solar invisível que se transforma em calor que permite a existência de vida na terra. Luz ultra-violeta: ► é a parte da luz solar invisível, ► em pequenas quantidades, promove a formação de vitamina D na pele o que ajuda a fortalecer os ossos, ► bronzeia. Exposições prolongadas ao sol os ultra-violetas podem provocar: ► queimaduras, ► cegueira ► envelhecimento da pele ► alterações no sistema de defesa, deixando a pessoa mais sensível a algumas doenças, ► cancro da pele e na visão. Luz ultra-violeta filtrada (Retirado

10 O Sol na Mitologia Ré (Retirad0 de Para os antigos Egípcios, Ré era o deus-sol. Foi ele que criou o mundo, a atmosfera e os humanos. Um dos Dez Sóis no carro puxado por cavalos, cruzando o céu (Retirado de Os Dez Sóis No antigo calendário chinês as semanas tinham dez dias e os chineses acreditavam que havia um sol para cada dia da semana, por isso eram dez sóis ao todo.

11 Surya (Retirado de hinduyuva.org/tattva-blog/2008/01/sny/) Surya Na Índia Surya simboliza o deus-sol. É um deus que cura as pessoas doentes. É deus do conhecimento e fonte de vida. Inti (Retirado de unique-southamerica-travel-experience.com/inti-raymi.html) Incas Para os Incas, povo do Peru, país da América do Sul, Inti era o deus-sol. Era a fonte do calor e da luz. Era o deus protector do povo. Os imperadores Incas eram considerados filhos do sol.

12 Para os Gregos, Hélio era o deus do sol e o deus do sentido da visão.
Tontiuh (Retirado de windows.ucar.edu/tour/link=/mythology/mythology.html) Tontiuh Os Aztecas viveram no México central. Para eles, Tontiuh era o deus do sol, o responsável pelo universo e o povo prestava-lhe culto para evitar o fim do mundo. Hélio (Retirado de theoi.com/Titan/Helios.html) Hélio Para os Gregos, Hélio era o deus do sol e o deus do sentido da visão. Deslocava-se num carro puxado por quatro cavalos alados e usava uma coroa em forma de disco solar.

13 Apolo (Retirado de pt.wikipedia.org)
Na mitologia romana Apolo era o deus da luz e do sol, da verdade, da beleza, da medicina, da música, da poesia e das artes. Lugh (www.windows.ucar.edu) Lugh Para os celtas, antigo povo da Europa Central, Lugh era um deus-sol e protegia o povo dos seres perversos que viviam nas profundeza da terra.

14 CURIOSIDADES Louis XIV( ) (Retirado de Luís XIV via-se como o representante de Deus na Terra. O seu cognome era o “Rei Sol”.

15 Girassol (Retirado de www.colegiosaofrancisco.com.br)
O girassol tem este nome porque é uma planta que tem sempre a sua flor voltada para o sol. Conta a mitologia grega que a ninfa Clítia se apaixonou por Hélio, o deus do sol, mas ele não a amava. Clítia passava então os dias sentada a olhar para o sol desde o amanhecer até ao pôr-do-sol tendo-se transformado num girassol.

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
alunosonline.com.br cm-albufeira.pt colegiosaofrancisco.com.br deensinofisicaquimica.blogspot.com emefnewtoreis.kit.net educar.sc.usp.br escom.de eumesmo.nireblog.com hinduyuva.org if.ufrgs.br kamillamagica.nireblog.com lead.cap.ufrgs.br louvre.fr marcospaiva.com.br members.tripod.com nautilus.fis.uc.pt osoleasaude.blogspot.com pt.wikipedia.org sefloral.com.br solparatodos.pbwiki.com theoi.com/Titan/Helios.html unique-southamerica-travel-experience.com vitorresende.com windows.ucar.edu windows.ucar.edupt.wikipedia.org

17 Obrigado pela vossa atenção, espero que tenham gostado muito e tenham aprendido muitas coisas novas.


Carregar ppt "O SOL Autor: Guilherme Beja da Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google