A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VAMOS À LUTA, MEU AMADO POVO BRASILEIRO! Ligue o som.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VAMOS À LUTA, MEU AMADO POVO BRASILEIRO! Ligue o som."— Transcrição da apresentação:

1

2 VAMOS À LUTA, MEU AMADO POVO BRASILEIRO! Ligue o som

3 O PETROLEO É NOSSO A PETROBRAS É NOSSA O PRE SAL É NOSSO

4 PETROBRAS • Em outubro de 1953, com a edição da Lei 2.004, a constituição da Petrobras foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União.Lei • A Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor. • O PETROLEO É NOSSO!

5 As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram monopólio conduzido pela Petrobras de 1954 a Durante esse período a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no País, e graças ao seu desempenho a Companhia foi premiada em 1992 pela Offshore Technology Conference (OTC), o mais importante prêmio do setor, e posteriormente recebeu o prêmio em Offshore Technology Conference (OTC)

6 O INICIO DA PRIVATIZAÇÃO O monopólio estatal do petróleo é quebrado com a Lei n° Em 1997, o Brasil, através da Petrobras, ingressou no seleto grupo de 16 países que produzem mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. Nesse mesmo ano, em 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei n º 9.478, que abriu as atividades da indústria petrolífera no Brasil à iniciativa privada.Lei n º 9.478

7 Entregar nossas reservas de petróleo é crime de lesa-pátria! Foram leiloadas 251 áreas, arrematadas por multinacionais como Shell, Repsol YPF, BG Energy, Devon, Newfield, ENI SpA e Amerada Hess. • Com a mexida na Constituição, efetivada sob o rolo compressor coordenado por Fernando Henrique, e a posterior quebra do monopólio pelo artigo 26 da Lei 9478/97, o país passou a correr enorme risco de perda do controle de um bem de alta importância estratégica. • A Lei 9478 criou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para regular o setor e, teoricamente, defender o interesse da sociedade brasileira, mas temos assistido exatamente ao inverso. • David Zylbersztajn, genro de FHC, que comandou inicialmente a ANP, passou a leiloar as áreas em que a Petrobrás investiu e correu riscos geológicos, para servir no final, muitas vezes, a empresas estrangeiras. A venda dessas áreas se mostra absurda porque, pela Lei 9478, as empresas que as adquirem passam a ser donas do petróleo produzido e podem exportá-lo. A Shell já está exportando o nosso petróleo.

8 NOSSO FUTURO • Petrobras é a quarta empresa mais respeitada do mundo, de acordo com pesquisa do Reputation Institute. • O resultado também dá à Companhia a melhor posição entre as empresas de energia. • A Petrobras é referência mundial em pesquisa, exploração e processamento de xisto. Conheça mais sobre a Petrosix ®, tecnologia inovadora que processa toneladas de xisto diariamente. Petrobras é mais uma vez a empresa dos sonhos dos jovens. Empresa encabeça lista de preferência entre universitários e recém-formados. É o quarto ano consecutivo em que a Petrobras é a mais desejada pelos jovens brasileiros. A pesquisa “Empresa dos Sonhos dos Jovens” traz pelo quarto ano consecutivo a Petrobras como uma das empresas em que os jovens mais desejam iniciar sua carreira profissional. A companhia ficou à frente da Google, Unilever, Vale, Natura, Nestlé, Microsoft, IBM, Rede Globo e Banco Itaú, nessa ordem de preferência.

9 O PRE SAL É NOSSO O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ao longo de um programa semanal de rádio “Café com o Presidente”, que a descoberta de petróleo na área da camada pré-sal representa a segunda independência do Brasil e a chance de gerar recursos para serem aplicados, entre outros setores, na Educação. “Espero que a Petrobrás, que tem um conhecimento tecnológico extraordinário para tirar petróleo de grandes profundidades, consiga encontrar mais para que o Brasil seja cada vez mais forte, rico, e o povo tenha uma vida melhor”. A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo. Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará,Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.TupiBem-Te-ViCariocaIara Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos. OLHA O PERIGO: "Qualquer empresa que tenha reservas no Brasil vai começar a olhar para o pré-sal daqui em diante", diz o presidente da Chevron África e América Latina, Ali Moshiri.

10 BRASILEIROS ''ABRAÇAM'' PETROBRÁS CONTRA ATAQUE DOS TUCANOS Cerca de 5 mil manifestantes participaram de ato público, no Centro do Rio de Janeiro, em defesa da Petrobras e por uma legislação que garanta o controle estatal e social das reservas de petróleo e gás. A manifestação, organizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), MST, UNE e centrais sindicais, reuniu estudantes, sindicalistas, trabalhadores, militantes sociais, parlamentares e partidos políticos, reforçando a unidade nacional das frentes de esquerda em defesa da soberania nacional.

11 O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO. O abraço no prédio da Petrobras, no Rio de Janeiro, foi só mais um passo na campanha O Petróleo Tem que ser Nosso. O que você pode fazer? Pode se informar, disseminar informação no grupo dos amigos, parentes, filhos ou pais. Pode protestar, ajudar a organizar manifestações, usar a camiseta da campanha e ter consciência de que os grandes movimentos começaram sempre com meia dúzia de pessoas. Fique ligado na Agência Petroleira de Notícias 21/05/2009 Ao som do Hino Nacional, os manifestantes realizaram um abraço simbólico do prédio da Petrobras, repudiando a tentativa da direita de retomar o projeto de privatização da maior empresa do país.

12 OPINIÕES • O abraço no prédio da Petrobras, no Rio de Janeiro, foi só mais um passo na campanha O Petróleo Tem que ser Nosso. Azenha • O Brasil virou trilionário, mas o povo não sabe, o Congresso não sabe, e FHC vai entregar tudo (Aloysio Biondi, na Revista Caros Amigos, março de 2000 ) • Como se sabe, o mar de petróleo do pré-sal vai do Espírito Santo a Santa Catarina e contém 80 bilhões de barris, o que fará do Brasil a 10º potência petrolífera do mundo.(Ideli Salvatti) •. O pré-sal tem lá dentro US$ 4 trilhões, ou seja, 4 PIBs do Brasil.(Ideli Salvatti) É nessa grana que os tucanos querem meter a mão.(PHA) • "Essa CPI é irresponsável e antipatriota. Quer atingir a maior empresa do país, que precisa de credibilidade internacional. Se há fato concreto, vamos investigar através do Ministério Público e do Tribunal de Contas." (Antonio Carlos Biscaia) • "Repudio a CPI porque tem cunho político, vai contra os interesses do povo." (presidente da UNE) • "Sabemos o que foram os oito anos do governo FHC. É preciso que se diga que essa crise [financeira] é fruto da política neoliberal deles. E agora querem atingir a empresa símbolo de orgulho do país. Não vamos tolerar que ninguém jogue lama na Petrobras. Vamos ocupar as ruas do Brasil para protestar." (Lindberg Farias) • “Não acho que haja irregularidade [na Petrobras] e nem tudo que tem irregularidade precisa fazer CPI. O país não pode viver uma eterna CPI, tem outros meios de investigação”. (Lula) • Eu estava mesmo querendo falar sobre essa incrível cruzada ao fundo do poço que a oposição, PSDB à frente, decidiu empreender contra a Petrobras, justo no momento em que a empresa se posiciona como uma das grandes do planeta. Sim, a inveja é uma merda, todo mundo sabe disso, mas mesmo a mais suntuosa das privadas tem um limite de retenção. Por Leandro Fortes, no blog Brasília, Eu Vi

13

14 Formatação: Carminha Rodrigues Imagens : NET Fortaleza, 21/05/2009


Carregar ppt "VAMOS À LUTA, MEU AMADO POVO BRASILEIRO! Ligue o som."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google