A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adosinda Cortesia Mendes – História Erika Rodrigues Vieira - Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adosinda Cortesia Mendes – História Erika Rodrigues Vieira - Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 Adosinda Cortesia Mendes – História Erika Rodrigues Vieira - Tecnologia

2 ... A disciplina deve funcionar como instrumento capaz de levar o aluno a perceber-se como parte de um amplo meio social. ... O aluno deverá compreender as determinações sociais, temporais e espaciais presentes na sociedade.  A história como espelho do tempo, mostrando imagens que, embora intengíveis, vão sendo desenhadas pela curiosidade de cada observador à busca de conhecimento.

3  Desenvolvimento de capacidades de leitura, reflexão e escrita:  À partir de situações cotidianas, para avaliar as influências históricas (sociais e culturais) que condicionam as formas de convivência social.

4  Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes.  Reconhecer a importância da preservação da memória, em seus variados suportes, para o conhecimento da História da humanidade.  Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico.  Reconhecer a importância da utilização da mídia para o conhecimento histórico.  Identificar fotografias e gravuras como fontes iconográficas que registram a memória e a história das formações sociais.  Reconhecer, a partir de diferentes objetos, a importância da cultura material como fonte histórica.  Reconhecer a importância das várias fontes para o trabalho historiográfico e a necessidade de submetê-las à análise crítica.  Estabelecer relações, a partir da seleção e organização de informações registradas em documentos de natureza variada.  Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos.  Relacionar o desenvolvimento técnico cientifico, à necessidade de preservação de valores fundamentais para a vida humana.  Reconhecer a importância de utilizar, criticamente, as fontes e informações históricas, independentemente de sua natureza (documentos escritos e iconográficos, cultura material, entrevistas, imprensa).

5  O Projeto História em Blog, um projeto criado à partir da solicitação dos professores de história e professores da educação indígena, interessados em adquirir conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências no que se refere ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), agregado a valorização do registro dos acontecimentos históricos em âmbito local, regional e estadual.  Com este projeto, pretendemos possibilitar aos profissionais envolvidos subsídios para que incluam os recursos da Web 2.0 no cotidiano escolar, possibilitando de maneira efetiva a inclusão digital dos alunos.

6  A inclusão digital dos alunos tem demonstrado a necessidade em capacitar os docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino, tornando-os aptos à responderem com eficácia o seu desempenho no trabalho, visando atender os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.  Este projeto tem por finalidade, oferecer suporte técnico pedagógico aos professores de história que atuam diretamente com ensinos fundamental e médio, no tocante a utilização dos recursos disponibilizados pela web 2.0  Inerente à responsabilidade social desses educadores, faz-se necessário garantir a formação continuada, com a promoção encontros de formação, atualização e o aperfeiçoamento para desenvolver habilidades tais que permitam a adoção de novas metodologias de trabalho, com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, valendo-se de recursos e estratégias de ensino amparados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) que permitam a adoção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas, garantindo o aprendizado e o acesso dos alunos sob sua responsabilidade.  O encontro de formação presencial, a realizar-se em horário livre dos professores que aderiram ao projeto (sábado), oferecerá, em concomitância com os encontros virtuais realizados de forma síncrona e assíncrona, bem como acompanhamento em HTPCs, subsídios para que os professores possam organizar sua prática pedagógica, desenvolvendo-se profissionalmente frente à crescente diversidade do mundo globalizado, refletida em sala de aula.

7  Interpretar o papel histórico da internet como agente cultural transformador da sociedade.

8  Conhecer os recursos de interação, colaboração e autoria disponilizados pela web 2.0  Perceber os recursos da web 2.0 como poderosos instrumentos de registro da história, memória e sociedade.

9  Professores de História da Rede Estadual de Ensino que aderiram ao projeto: NomeEscola Adriano RibeiroEE Clodonil Cardoso Mauricio Teixeira JuniorEE Itariri Márcia José Martins da SilvaEE Cel Jeremias Junior Daniel Rincon CairesEE Pref. Jofre Manoel João Lira da SilvaEEI Uru-ity Sara Silva RosarioEEI Djaiko-aty Sérgio Martins da SilvaEEI Urui-ty Saulo Lino Cabral RamiresEEI Ko´e Ju

10  Encontro presencial – 17/10 – 9h às 14h  Encontros à distância – blog e skype  Encontros de acompanhamentos em HTPCs

11 Parcerias  NTE Miracatu/Oficina Pedagógica  NTE Xanxere-SC Avaliação  Avaliação contínua, formativa e processual.

12  Suporte técnico pedagógico na Diretoria de Ensino e plantão as segundas-feira das 8:00 às 17:00 na Oficina Pedagógica/NTE.

13  Proposta Curricular do Estado de São Paulo: História / Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE,  Saresp 2008: Matrizes de referência para a avaliação: Ciências Humanas; História e Geografia; ensinos fundamental e médio/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini – São Paulo: SEE, v.5


Carregar ppt "Adosinda Cortesia Mendes – História Erika Rodrigues Vieira - Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google