A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Página 01 O&M EXCEL LINHA X ASSESSORIA Maximização de lucros não significa necessariamente redução de custos.. Tãopouco uma redução de custos implica em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Página 01 O&M EXCEL LINHA X ASSESSORIA Maximização de lucros não significa necessariamente redução de custos.. Tãopouco uma redução de custos implica em."— Transcrição da apresentação:

1 Página 01 O&M EXCEL LINHA X ASSESSORIA Maximização de lucros não significa necessariamente redução de custos.. Tãopouco uma redução de custos implica em cortes, sobretudo na área de pessoal. A melhoria da eficiência empresarial pode ser obtida por vários métodos, inclusive com aqueles mais drásticos. Nas incertezas quando as perspectivas de retração surgem é oportuno lembrar que cada empresa deve buscar seu caminho ótimo, através de soluções que lhes possibilitem enfrentar em segurança as "nuvens negras" que possam sobre o seu nicho de mercado. Evitando contudo, ser mais um entre os centenas de economistas que habitam estas plagas, buscamos apenas lembrar que uma "saída" poderá ser aumentar a produtividade da empresa como um todo a través da racionalização dos esforços de cada setor e da responsabilidade intrínseca de cada Empresa/Indivíduo Para uma melhor compreensão desta problemática, destacamos, entre tantos outros elementos que escapam a este artigo, a importância das relações entre o pessoal de ASSESSORIA e de LINHA, no intuito de abrir caminhos a obtenção de uma melhor performance empresarial. Na medida em que as características dos profissionais de LINHA e de ASSESSORIA são destacadas, torna-se necessário a criação de um clima de compreensão mútua, visando desta forma, a otimização dos trabalhos realizados em conjunto. Assim é conveniente salientarmos alguns aspectos dos campos de atuação destes profissionais

2 ASPECTOS [1] Tipo de atividade que normalmente desempenha. [2] Grau de emotividade assumida nas decisões tomadas nas mudanças dos sistemas de informação [3] Ambiente onde normalmente se atua. [4] Força principal. [5] Ferramentas de trabalho ASSESSORIA De reunião de fatos, análise e colocação de alternativas junto ao pessoal de linha, tendo portanto, uma atividade de natureza-consultiva. Não sendo o Analista um elemento vinculado político e emocionalmente ao departamento em estudo, está em princípio, capacitado a analisar o novo sistema, com um mínimo de envolvimento pessoal. Assim, pressupõe ponto de vista imparcial e lógico. Variável e desconhecido. Baseada em conhecimento que quando transmitido ao homem de linha, via. aconselhamento, pode ou não ser aceito. Trata-se de uma força de poder variável (depende de uma série de aspectos conjunturais da empresa) e, que precisa investir constantemente esforços para manter sua afirmação. Técnicas de levantamento de dados, análise e racionalização de trabalhos administrativos, Técnicas Estatísticas de Amostragens,Entrevistas,Diagnose Empresarial,Fluxogramas,Planilhas, Técnicas de Layout, apoiadas com uso da informática etc. LINHA De rotina, equaciona e soluciona problemas, isoladamente ou com outras áreas que Ihes prestam assessorias. Colocam em execução as soluções e assumem a responsabilidades envolvidas. Dado o alto nível de comprometimento com as rotinas, políticas e costumes existentes no departamento, cria-se uma situação, que dificulta o homem de linha raciocinar logicamente. Fixo e Conhecido. Baseada em autoridade hierárquica e que deve ser obedecida. Trata-se de uma força grande e tradicional. Aquelas necessárias para a consecução e controle do trabalho de rotina e Gerencial: -Gráfico de Gantt,Relatórios Gerenciais, Dashboard,Planilhas, Técnicas Administrativas Diversas, Uso da Intranet Orientações baseadas em instruções escritas em manuais etc Página 02 O&M EXCEL LINHA X ASSESSORIA

3 ASPECTOS [6] Motivação para solução de problemas ante a estrutura em que se está envolvido. [7] Medição do trabalho. [8] Grau de envolvimento nos problemas e nível de interesse [9] Objetivos visados. ASSESSORIA Alta, motivada por condição natural da profissão. Relativamente difícil e subjetivo. Seu envolvimento é geral, com todos os setores envolvidos no sistema em estudo. É uma constante a preocupação com todas as áreas envolvidas, quanto todos os tipos de problemas existentes no processamento das tarefas. Aumentar a eficiência das atividades de linha, através de estudos, análises e soluções de problemas relacionados indiretamente com os planos de produção e vendas da empresa. LINHA Pequena, motivada por problemas: -Políticos. -Atritos com o pessoal envolvido -Desvio da atuação básica, isto é, produzir algo já estudado e definido. Relativamente fácil e objetivo. Preocupa-se fundamentalmente com o que acontece dentro do Seu Setor. Recebe serviços de outras áreas para serem processados e, normalmente reclama: -Condições de legibilidade -Prazos não cumpridos -Desorganização dos documentos recebidos, etc. Processa e envia os resultados para outras áreas e: -Sente-se suavizado por ter feito seu trabalho (apesar de tudo) mas não é seu problema preocupar-se se as informações poderiam ser elaboradas de outra forma, para melhor satisfazer seu receptor. Atingir os resultados exigidos pelos planos de produção e vendas da empresa. Página 03 O&M EXCEL LINHA X ASSESSORIA

4 Uma vez delineado o perfil de atuação destes profissionais, vamos notar a existência de áreas de atrito, que tornam difícil a execução dos trabalhos em conjunto. As dificuldades surgem na medida em que o usuário (elemento de linha) tende a sentir na figura do analista (elemento de assessoria) um "corpo estranho" que escapa à sua autoridade, invadindo seu ambiente de trabalho, pesquisando e levantando infor- mações, dados etc. Esta situação possibilita, na maioria dos casos, a formação de uma barreira psicológica, que vai se refletir num clima de desconfiança, de todo prejudicial ao bom desenvolvimento do projeto. Este problema decorre, em grande parte, à desinformação do homem de linha daquilo que vem a ser um trabalho de Assessoria na Áreas de Sistemas Para dirimir as eventuais dúvidas e fazemos alguns esclarecimen- tos, traçando a seguir, de forma esquemática, os casos de atrito mais freqüentemente encontrados: Página 04 O&M EXCEL TRABALHO DE CONSULTORIA DE ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS


Carregar ppt "Página 01 O&M EXCEL LINHA X ASSESSORIA Maximização de lucros não significa necessariamente redução de custos.. Tãopouco uma redução de custos implica em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google