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PublicouManoela Gomes Alterado mais de 9 anos atrás
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Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN
Mariana Victor / Rômulo Aurélio / Sávio Luiz / Vinícius Medeiros / Vivianne Sousa
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Tópicos abordados Histórico Características Processo inicial
Evolução do processo Divisão das Equipes
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Histórico Sistema de gestão comercial de empresas de saneamento;
Desenvolvimento iniciado em 2005, licitado em 2006 e implantado em 2007. Financiado pelo PMSS; Modernização dos antigos sistemas; Empresas: COMPESA, CAERN, CAER, CAEMA, COSANPA, COSAMA e SAAE – Juazeiro.
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ATENDIMENTO AO PUBLICO
Características Características Funcionais Módulo WEB: ATENDIMENTO AO PUBLICO FINANCEIRO BATCH CADASTRO ARRECADAÇÃO GERENCIAL COBRANÇA SEGURANÇA MICROMEDIÇÃO FATURAMENTO
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Características Características Funcionais Sistemas Integrados:
Impressão Simultânea de Contas; Fiscalização de Anormalidades; Acompanhamento de Serviço.
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Características Características Tecnológicas
Ferramentas Proprietárias: Oracle MS Project TestComplete Ferramentas “Open-source”: Redmine Eclipse Android Java Linux Struts Hibernate Postgres J2ME Ireport Jboss Subversion
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Processo inicial Modelo Iterativo-incremental adaptado;
Processo de Gerência de Configuração (GC) não definido; Repositório único; Hierarquia vertical; Coordenadores Analistas de Negócio e Banco de Dados Desenvolvedores
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Processo inicial Diversos problemas estruturais: Taxa de erro elevada;
Perda de código; Requisitos mal entendidos; Dificuldade em gerenciar pessoas; Diversas versões geradas em um curto tempo;
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Evolução do processo Divisão da equipe:
Evolutiva e Corretiva; Implantação: A cada nova implantação, era formada uma nova equipe; Utilização do Modelo Cascata; Dificuldades no gerenciamento das equipes;
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Processo atual Utilização de práticas do SCRUM:
Equipes com até 9 pessoas; Priorização de backlog; Planejamento das sprints; Reuniões diárias; Reuniões de retrospectiva da sprint; Task Board; Gráfico de Burndown.
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Desenvolvimento e Testes
Processo atual Propostas aprovadas Pelo cliente? Planejamento Concluído? Desenvolvimento e Testes do sistema concluídos?
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Divisão das equipes Negócio; Atendimento e Relacionamento;
Implantação; Evolutivas; Corretivas; Qualidade; Banco de Dados e Suporte.
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Negócios Equipe composta por: Coordenadores; Analistas de Negócio
Potencial Cliente
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Processo de Negócios Não Cliente interessado no sistema Sim
O Cliente demonstrou Interesse? Apresentação do Sistema Analistas de Negócio Área Comercial busca novos clientes em potencial Não É empresa pública? Proposta Sim Implantação Licitação
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Atendimento e Relacionamento
Composta por analistas responsáveis por: Captar novos negócios; Atender as solicitações do cliente; Fazer propostas comerciais; Priorizar as demandas dos clientes; Homologar as evoluções do sistema junto ao cliente. Atendimento Documentos gerados Cliente Líder Documentos gerados Relacionamento
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Processo de Atendimento e Relacionamento
Corretiva Analista de Atendimento Backlog de Corretiva Analista de Atendimento Nível 2 Solicitação do Cliente Analista de Relacionamento Evolutiva Proposteiro Analista Senior Cliente Backlog de Evolutiva
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Implantação Equipe composta por: Analistas de Negócio (Líder);
Desenvolvedores; Testadores; DBA / Suporte. Desenvolvedor Testador Líder DBA/Suporte
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Processo de Implantação
Analista de Sistemas Desenvolvedor Analista de Negócio negocia prazo Solicitação do Cliente Cliente homologa o produto Testador Implantação
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Evolutiva Três equipes compostas por: Líder Analistas Desenvolvedores
Testadores Líder Analistas Desenvolvedores Testadores
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Processo de Evolutiva O produto é liberado para o cliente
Definição do que será feito São realizados todos testes na versão Reunião de Priorização Divisão de Tarefas na equipe Divisão entre equipes
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Corretiva Equipe composta por: Líder Analista Desenvolvedores
Testadores Líder Analistas Desenvolvedores Testadores
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Processo de Corretiva É definido o que entrará na versão corretiva
Reunião de Priorização São realizados todos os testes na versão O produto é liberado para o cliente As atividades são repassadas para o desenvolvedor
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Banco de Dados e Suporte
Equipe composta por: DBAs Analista de Suporte DBA - Oracle DBA - Postgres Líder Suporte a redes e Servidores
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Processo de Banco de Dados e Suporte
Necessita alterar a base de dados? Analista solicita a alteração da base Cliente solicita Correção / Melhoria DBA analisa a solicitação e a executa
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Gerente de Configuração
Qualidade Equipe composta por: Engenheiro de testes; Arquitetos; Gerente de Configuração. Líder - Testes Equipe de Testes Gerente de Configuração Líder Arquiteto de software
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Processo de Qualidade ! Arquitetos de software:
Solicitação de Mudança é atribuída São realizados todos os testes na alteração Arquiteto Solicitação de mudança é aprovada Gerente de Configuração: São realizados todos os testes na versão Gerente de Configuração O Produto é liberado para o cliente Diversas solicitações de mudanças são requisitadas na versão
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Sistemas Integrados ao GSAN
Impressão Simultânea de Contas Desenvolvido em J2ME; Utilizado por leituristas que efetuam a leitura do hidrômetro e imprimem as contas e os avisos de débitos; Dados das contas impressas são transmitidos online para o GSAN.
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Sistemas Integrados ao GSAN
Fiscalização de Anormalidades Desenvolvido para a plataforma Android; Os agentes comerciais fiscalizam as anormalidades informadas pelos leituristas; Dados e Fotos da fiscalização são transmitidos online para o GSAN.
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Sistemas Integrados ao GSAN
Acompanhamento de Serviço Desenvolvido para a plataforma Android. Serviços como vazamento e estouramento são carregadas de forma online no smartphone. Dados e Fotos dos serviços realizados são transmitidos online para o GSAN.
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Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN
Mariana Victor / Rômulo Aurélio / Sávio Luiz / Vinícius Medeiros / Vivianne Sousa
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