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Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN

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Apresentação em tema: "Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN"— Transcrição da apresentação:

1 Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN
Mariana Victor / Rômulo Aurélio / Sávio Luiz / Vinícius Medeiros / Vivianne Sousa

2 Tópicos abordados Histórico Características Processo inicial
Evolução do processo Divisão das Equipes

3 Histórico Sistema de gestão comercial de empresas de saneamento;
Desenvolvimento iniciado em 2005, licitado em 2006 e implantado em 2007. Financiado pelo PMSS; Modernização dos antigos sistemas; Empresas: COMPESA, CAERN, CAER, CAEMA, COSANPA, COSAMA e SAAE – Juazeiro.

4 ATENDIMENTO AO PUBLICO
Características Características Funcionais Módulo WEB: ATENDIMENTO AO PUBLICO FINANCEIRO BATCH CADASTRO ARRECADAÇÃO GERENCIAL COBRANÇA SEGURANÇA MICROMEDIÇÃO FATURAMENTO

5 Características Características Funcionais Sistemas Integrados:
Impressão Simultânea de Contas; Fiscalização de Anormalidades; Acompanhamento de Serviço.

6 Características Características Tecnológicas
Ferramentas Proprietárias: Oracle MS Project TestComplete Ferramentas “Open-source”: Redmine Eclipse Android Java Linux Struts Hibernate Postgres J2ME Ireport Jboss Subversion

7 Processo inicial Modelo Iterativo-incremental adaptado;
Processo de Gerência de Configuração (GC) não definido; Repositório único; Hierarquia vertical; Coordenadores Analistas de Negócio e Banco de Dados Desenvolvedores

8 Processo inicial Diversos problemas estruturais: Taxa de erro elevada;
Perda de código; Requisitos mal entendidos; Dificuldade em gerenciar pessoas; Diversas versões geradas em um curto tempo;

9 Evolução do processo Divisão da equipe:
Evolutiva e Corretiva; Implantação: A cada nova implantação, era formada uma nova equipe; Utilização do Modelo Cascata; Dificuldades no gerenciamento das equipes;

10 Processo atual Utilização de práticas do SCRUM:
Equipes com até 9 pessoas; Priorização de backlog; Planejamento das sprints; Reuniões diárias; Reuniões de retrospectiva da sprint; Task Board; Gráfico de Burndown.

11 Desenvolvimento e Testes
Processo atual Propostas aprovadas Pelo cliente? Planejamento Concluído? Desenvolvimento e Testes do sistema concluídos?

12 Divisão das equipes Negócio; Atendimento e Relacionamento;
Implantação; Evolutivas; Corretivas; Qualidade; Banco de Dados e Suporte.

13 Negócios Equipe composta por: Coordenadores; Analistas de Negócio
Potencial Cliente

14 Processo de Negócios Não Cliente interessado no sistema Sim
O Cliente demonstrou Interesse? Apresentação do Sistema Analistas de Negócio Área Comercial busca novos clientes em potencial Não É empresa pública? Proposta Sim Implantação Licitação

15 Atendimento e Relacionamento
Composta por analistas responsáveis por: Captar novos negócios; Atender as solicitações do cliente; Fazer propostas comerciais; Priorizar as demandas dos clientes; Homologar as evoluções do sistema junto ao cliente. Atendimento Documentos gerados Cliente Líder Documentos gerados Relacionamento

16 Processo de Atendimento e Relacionamento
Corretiva Analista de Atendimento Backlog de Corretiva Analista de Atendimento Nível 2 Solicitação do Cliente Analista de Relacionamento Evolutiva Proposteiro Analista Senior Cliente Backlog de Evolutiva

17 Implantação Equipe composta por: Analistas de Negócio (Líder);
Desenvolvedores; Testadores; DBA / Suporte. Desenvolvedor Testador Líder DBA/Suporte

18 Processo de Implantação
Analista de Sistemas Desenvolvedor Analista de Negócio negocia prazo Solicitação do Cliente Cliente homologa o produto Testador Implantação

19 Evolutiva Três equipes compostas por: Líder Analistas Desenvolvedores
Testadores Líder Analistas Desenvolvedores Testadores

20 Processo de Evolutiva O produto é liberado para o cliente
Definição do que será feito São realizados todos testes na versão Reunião de Priorização Divisão de Tarefas na equipe Divisão entre equipes

21 Corretiva Equipe composta por: Líder Analista Desenvolvedores
Testadores Líder Analistas Desenvolvedores Testadores

22 Processo de Corretiva É definido o que entrará na versão corretiva
Reunião de Priorização São realizados todos os testes na versão O produto é liberado para o cliente As atividades são repassadas para o desenvolvedor

23 Banco de Dados e Suporte
Equipe composta por: DBAs Analista de Suporte DBA - Oracle DBA - Postgres Líder Suporte a redes e Servidores

24 Processo de Banco de Dados e Suporte
Necessita alterar a base de dados? Analista solicita a alteração da base Cliente solicita Correção / Melhoria DBA analisa a solicitação e a executa

25 Gerente de Configuração
Qualidade Equipe composta por: Engenheiro de testes; Arquitetos; Gerente de Configuração. Líder - Testes Equipe de Testes Gerente de Configuração Líder Arquiteto de software

26 Processo de Qualidade ! Arquitetos de software:
Solicitação de Mudança é atribuída São realizados todos os testes na alteração Arquiteto Solicitação de mudança é aprovada Gerente de Configuração: São realizados todos os testes na versão Gerente de Configuração O Produto é liberado para o cliente Diversas solicitações de mudanças são requisitadas na versão

27 Sistemas Integrados ao GSAN
Impressão Simultânea de Contas Desenvolvido em J2ME; Utilizado por leituristas que efetuam a leitura do hidrômetro e imprimem as contas e os avisos de débitos; Dados das contas impressas são transmitidos online para o GSAN.

28 Sistemas Integrados ao GSAN
Fiscalização de Anormalidades Desenvolvido para a plataforma Android; Os agentes comerciais fiscalizam as anormalidades informadas pelos leituristas; Dados e Fotos da fiscalização são transmitidos online para o GSAN.

29 Sistemas Integrados ao GSAN
Acompanhamento de Serviço Desenvolvido para a plataforma Android. Serviços como vazamento e estouramento são carregadas de forma online no smartphone. Dados e Fotos dos serviços realizados são transmitidos online para o GSAN.

30 Relato de Experiência do processo de desenvolvimento do GSAN
Mariana Victor / Rômulo Aurélio / Sávio Luiz / Vinícius Medeiros / Vivianne Sousa


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