A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As DST (Doenças Sexualmente Transmissiveis)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As DST (Doenças Sexualmente Transmissiveis)"— Transcrição da apresentação:

1 As DST (Doenças Sexualmente Transmissiveis)
SÍfilis

2 O que são as DST? As doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas transmitidas, essencialmente por contacto sexual. Dos vários métodos contaceptivos, o preservativo é o que melhor previne a contaminação das mesmas. Voltar

3 O Que é a Sífilis?  A sífilis é uma doença sexualmente transmissível
causada por um agente infeccioso chamado treponema pallidum. O treponema pallidum é uma bactéria em forma de espiral Treponema pallidum

4 Como se Transmite? A sífilis transmite-se por qualquer forma de contacto sexual, desde via oral, vaginal ou anal. Também se pode transmitir a partir de pequenas lesões, pois a bactéria é capaz de atravessar a pele. E pode ser transmitida da mãe para o feto no caso de gravidez.

5 Como se Manifesta? A sífilis manifesta-se em quatro fases,
com períodos de tempo entre elas sem sintomas. E só evolui para a fase seguinte se não for tratada. Sífilis Primária: aparecimento de uma pequena ferida, relativamente indolor, no local onde se deu a penetração e multiplicação do treponema. Esta lesão aparece frequentemente na zona genital. É habitualmente uma lesão única, mas podem aparecer várias e também pode aparecer na lingua, mamilos, etc...

6 Como se Manifesta? Sífilis Secundária - sintomas tipo gripais, com dores de cabeça e garganta e febre baixa, e uma erupção constituída por pequenas manchas cor de rosa, na pele do tronco, abdómen, genitais, palmas das mãos e plantas dos pés.

7 Como se Manifesta? Sífilis Latente – quando o doente não foi tratado nas duas primeiras fases da doença, entra numa fase que dura vários anos, em que se mantém sem sintomas, podendo a doença ser diagnosticada apenas através de análises. Sífilis Tardia – é a fase mais grave que se manifesta vários anos após o início da infecção. Os sintomas são o aparecimento de tumores na pele e nos ossos, problemas cardíacos e neurológicos, com convulsões, paralisia, alterações da marcha e do comportamento e demência.

8 A Sífilis Congénita Esta é uma doença que resulta da transmissão do treponema pallidum ao feto, através da placenta de uma grávida infectada. Os sintomas mais característicos são alterações dos dentes incisivos, cegueira, surdez e lesões ósseas com deformação característica das tíbias (tíbias em sabre) e do dorso do nariz.

9 Diagnóstico O diagnóstico da sífilis pode fazer-se através de análises de sangue ou pela observação directa da bactério ao microscópio, em material colhido de lesões suspeitas.

10 O melhor será mesmo usar sempre preservativo.
Prevenção Como nas outras doenças de transmissão sexual a prevenção da sífilis tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros. O melhor será mesmo usar sempre preservativo.

11 O Preservativo É o melhor método para garantir a nossa imunidade às DST! Os Centros de Saúde, e também os Centros de Atendimento a Jovens fornecem preservativos gratuitamente. Há para todos os gostos, de vários sabores, tamanhos, cores... Não incomoda! Deve ser usado SEMPRE!

12 Voltar ao tema inicial

13 Tratamento da Sífilis O tratamento da sífilis é fácil e eficaz. O medicamento utilizado é a penicilina sob a forma injectável em dose única. Nos doentes alérgicos à penicilina, estão indicados antibióticos alternativos, mas não são tão eficazes.

14 Trabalho Elaborado Por:
Adriano Abreu Andreia Gonçalves Bárbara Azevedo Cristiana Silva 9ºA EBI de Pedome 2009/2010 Para a Disciplina de Ciências Naturais A pedido da professora Raquel

15 Fim


Carregar ppt "As DST (Doenças Sexualmente Transmissiveis)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google