A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação, um Programa especial para ajudar alunos de escolas públicas como você, interessados em ter um futuro profissional de sucesso, a integrar a sua comunidade. Trata-se do INCLUSP. Neste manual eletrônico você encontrará todas as informações necessárias para saber como participar do INCLUSP e para conhecer as vantagens que esse Programa lhe oferece. Venha ser mais um membro de nossa comunidade! A USP é nossa e espera por você! Professora Telma Zorn Pró-Reitora de Graduação

3 POR QUE ESTUDAR NA USP? » Porque ela é a melhor Universidade do Brasil. » Porque ela é uma Universidade Pública e Gratuita.

4 Números aproximados. Fonte: Anuário Estatístico da USP_2010 » 42 unidades de ensino e pesquisa » 89 mil alunos matriculados » 251 cursos de graduação » 607 cursos de pós-graduação » 6 mil professores » 16 mil funcionários A USP EM NÚMEROS

5 ONDE ESTUDAR? Há várias oportunidades, na Capital e no Interior. São Paulo São Carlos Ribeirão Preto PiracicabaLorena Pirassununga Bauru As oportunidades que a USP oferece para a formação plena de seus alunos são inúmeras, o que fortalece a formação do futuro profissional e faz com que ele contribua para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Santos

6 BICHO DE SETE CABEÇAS Estudar na USP é mais fácil do que parece! » Estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade é o sonho de todo o aluno que concluiu o Ensino Médio. » A USP, Universidade de São Paulo, realiza todos os anos um vestibular para preencher mais de 10 mil vagas em seus 251 cursos de graduação. » Para ampliar o acesso e a permanência do estudante da escola pública na Universidade, a USP lançou o INCLUSP, programa que combina a inclusão social com o mérito acadêmico.

7 ? MAS AFINAL, O QUE É INCLUSP

8 INCLUSP Público-alvo: » Alunos que tenham cursado o EM em escola pública brasileira Objetivos »Integrar a USP com escolas públicas. »Ampliar o acesso à USP por meio de bônus no vestibular oferecido pelo Sistema de Pontuação acrescida de até 8% e pelo Programa de Avaliação Seriada (PASUSP) de até 15%. »Isentar candidatos de baixa renda familiar do pagamento da taxa de inscrição do vestibular. »Garantir a permanência de estudantes de escolas públicas oferecendo bolsas para aperfeiçoamento científico, moradia, transporte, alimentação e assistência à saúde e esportes.

9 QUEM PODE SER ALUNO INCLUSP? »Todo candidato que fez ou está fazendo o Ensino Médio na Escola Pública de qualquer parte do Brasil; »Todo candidato que tenha cursado o Ensino Fundamental em uma escola particular ou similar, mas que esteja matriculado ou que tenha feito o Ensino Médio (integralmente) na Escola Pública.

10 COMO TER ACESSO AO INCLUSP? »Isenção de taxa de inscrição da FUVEST. Ser aluno INCLUSP não dá isenção automática de taxa. É necessário passar pelo processo de isenção da FUVEST, de 11 de Junho a 03 de Agosto. »Inscrições: são realizadas durante a Inscrição para o Vestibular FUVEST. »Bônus: o aluno INCLUSP pode ganhar até 8% de bônus dependendo do desempenho na prova da primeira fase da FUVEST. E se eu cursei todo o Ensino Fundamental e estou agora cursando o Ensino Médio também em Escola Pública? Para este público específico há um programa que faz parte do INCLUSP e é denominado PASUSP.

11

12 PASUSP Objetivos »Ampliar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, de modo que seus alunos passem a considerar a continuidade dos estudos em uma universidade pública e gratuita como uma possibilidade que pode se tornar realidade. »Potencializar as condições de acesso destes alunos à Universidade. Para tanto, o desempenho dos alunos em prova aplicada pela FUVEST é convertido em bônus de até 15% no vestibular.

13 PASUSP Quem pode ser aluno PASUSP? »Alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º e o 2º anos do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras; »Alunos matriculados no 2º ano em escolas públicas brasileiras e que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.

14 Inscrição gratuita no vestibular da FUVEST + Obtenção de bônus no vestibular (até 15%!!) PASUSP 2012 Vantagens de inscrição no programa Instruções para a inscrição: Inscrições pelo site: Data das inscrições: de 22 de Junho a 15 de Agosto. 5% para alunos do 2º ano do EM 10% para alunos do 3º ano do EM

15 CÁLCULO DO BÔNUS

16

17 COMO É O BÔNUS PARA OS ALUNOS NÃO PASUSP (MAS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO INCLUSP)?

18 INGRESSANTES INCLUSP/PASUSP EM 2012 Em alguns cursos da USP Cursos da área de ExatasUnidadePASUSPINCLUSP Bacharelado em Sistemas de Informação - Matutino (São Paulo)EACH626 Bacharelado em Sistemas de Informação - Noturno (São Paulo)EACH551 Engenharia Ambiental (Lorena)EEL313 Bacharelado em Ciência da Computação (São Paulo)IME210 Bacharelado em Física - Noturno (São Paulo)IF538 Bacharelado em Física (São Carlos)IFSC28 Bacharelado em Física Computacional (São Carlos)IFSC315 Bacharelado em Ciências da Computação (São Carlos)ICMC419 Engenharia Civil (São Carlos)EESC316 Bacharelado em Matemática Aplicada a Negócios (Ribeirão Preto)FFCLRP612

19 INGRESSANTES INCLUSP/PASUSP EM 2012 Em alguns cursos da USP Cursos da área de HumanasUnidadePASUSPINCLUSP Arquitetura e Urbanismo (São Paulo)FAU017 Arquitetura e Urbanismo (São Carlos)IAU311 Direito - Matutino (São Paulo)FD019 Direito - Noturno (São Paulo)FD151 Direito (Ribeirão Preto)FDRP010 Economia - Diurno (São Paulo)FEA17 Economia - Noturno (São Paulo)FEA219 Letras - Básico - Matutino (São Paulo)FFLCH19128 Letras - Básico - Noturno (São Paulo)FFLCH15183 Pedagogia - Noturno (São Paulo)FE448 Marketing - Matutino (São Paulo)EACH39 Gestão de Políticas Públicas - Matutino (São Paulo)EACH526

20 Cursos da área de BiológicasUnidadePASUSPINCLUSP Engenharia Agronômica (Piracicaba)ESALQ842 Fisioterapia (São Paulo)FM28 Fisioterapia (Ribeirão Preto)FMRP210 Fonoaudiologia (São Paulo)FM110 Fonoaudiologia (Bauru)FOB918 Nutrição - Noturno (São Paulo)FSP313 Medicina - USP (São Paulo)FM131 Educação Física - Bacharelado (Ribeirão Preto)EEFERP721 Bacharelado em Enfermagem (Ribeirão Preto)EERP631 INGRESSANTES INCLUSP/PASUSP EM 2012 Em alguns cursos da USP

21 Instruções O processo de inscrição no PASUSP é constituído de três etapas: 1)Cadastramento no site da FUVEST como usuário 2)Cadastramento eletrônico de informações sobre a escola onde o candidato estuda e preenchimento de questionário socioeconômico. 3)Impressão de atestado a ser validado por um representante legal da escola e envio do Atestado assinado pelo dirigente da escola, juntamente com uma foto datada, para endereço fornecido no site. COMO PARTICIPAR DO PASUSP?

22 COMO PARTICIPAR? Instruções 1)Cadastramento no site da FUVEST

23 COMO PARTICIPAR? Instruções 2) Cadastramento eletrônico de informações sobre a escola onde o candidato estuda e preenchimento de questionário socioeconômico (a partir de 22 de junho!!!).

24 COMO PARTICIPAR? Instruções 3)Impressão de atestado a ser validado por um representante legal da escola e envio para endereço fornecido no site, junto com uma foto recente.

25 SE VOCÊ AINDA TIVER DÚVIDAS? » Ligue para a Lurdinha no plantão de dúvidas: (11) , das 10h às 16h. » Saiba mais em COMPARTILHE!

26 DEPOIS QUE VOCÊ SE INSCREVEU NO PASUSP, O QUE FAZER? »Após a inscrição no PASUSP, os alunos precisam se inscrever no vestibular da FUVEST, de 24 de agosto a 10 de setembro, pelo site »Alunos PASUSP 3º ano se inscrevem na carreira desejada. » Alunos PASUSP 2º ano devem se inscrever em uma das três carreiras de treineiros.

27 Reitor Prof. Dr. João Grandino Rodas Vice-Reitor Prof. Dr. Helio Nogueira da Cruz Pró-Reitora de Graduação Profª. Drª. Telma Maria Tenório Zorn Pró-Reitor de Pós-Graduação Prof. Dr. Vahan Agopyan Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária Profª. Drª. Maria Arminda Nascimento Arruda Pró-Reitor de Pesquisa Prof. Dr. Marco Antonio Zago Coordenador do Pasusp Prof. Dr. Mauro Bertotti Equipe de apoio Angelina M. C. Gerhard, Márcia Aparecida Silva Blasques, Luciana Delfini Campos, Marisa de Fátima Fitas Acquaviva de Carvalho, Mauri Bruno Leite, Sueli Cacilda de Oliveira, Tânia Cristina Marques, Yana Lumi Fujita INICIATIVA PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL


Carregar ppt "Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google