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TREINAMENTO DESPORTIVO I PROF° WALDYR JORGE TESTES DE CAMPO E TREINAMENTO POR FREQÜENCIA CARDÍACA. 1) TESTE DE BALKE – 15min. -PARA ATLETAS CONDICIONADOS.

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1 TREINAMENTO DESPORTIVO I PROF° WALDYR JORGE TESTES DE CAMPO E TREINAMENTO POR FREQÜENCIA CARDÍACA. 1) TESTE DE BALKE – 15min. -PARA ATLETAS CONDICIONADOS – 15Á 50 ANOS -PARA ATLETAS CONDICIONADOS – 15Á 50 ANOS - VO2 max. MI ( KG. MIN)= 33+[0,178(V-133)]/ROCHA. - VO2 max. MI ( KG. MIN)= 33+[0,178(V-133)]/ROCHA. - V= VELOCIDADE EM min /metros - V= VELOCIDADE EM min /metros 2) TESTE DE CAMIADA 1.200m : CANADIAN AEROBIC FITES TEST. - INDIVÍDUOS COM BAIXA APITIDÃO FÍSICA (VO, 30ml /O) - INDIVÍDUOS COM BAIXA APITIDÃO FÍSICA (VO, 30ml /O) - POPULAÇÃO ALVO: IDOSOS, OBESOS, CARDÍACOS E PÓS CIRÚRGICOS - POPULAÇÃO ALVO: IDOSOS, OBESOS, CARDÍACOS E PÓS CIRÚRGICOS - VO2 max. = 6,952+(0,0091*I) +(0,5955*S)-(0,2240* TI)- (0,0115*FE)

2 ONDE: P= PESO (KG) I=IDADE (ANO MAIS PRÓXIMO) S=(1)MASCULINO OU (0) FEMININO TI=TEMPO GASTO NA CAMIADA FC= FREQÜÊNCIA CARDÍACA DA ÚLTIMA VOLTA 3)TESTE PARA VELOCIDADE – 0metros –JOHNSON E NELSON, 1979) - VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO (6-17)/ MARINS E GIANNICHI,p.68 4) TESTE DE APTIDÃO DE ROCKPORT COM CAMINHADA DE UMA MILHA - 01 MILHA= 1.609,35m OU 1,61 KM - VO2max. (em ml/kg/min) =132,853-(0,0769*PESO CORPORAL)- (0,3877*IDADE)+(6,315*SEXO)-(3,2649*TEMPO )-(0,1565*FC) - PESO CORPORAL EM LIBRAS (454g OU 0,454 kg);SEXO=0 PARA MULHER E 1 PARA HOMEM; TEMPO EM MINUTOS ;FC AO FINAL DA CAMINHADA 5) TESTE DE COOPER DE 12 MINUTOS - VO2 máx. ( em ml/kg/min)=3,126*( METROS PERCORRIDOS E/ OU CORRIDOS EM 12 MINUTOS)-11,3,FOX/2002 6) VO2 máx. ESTIMADO OU PREVISTO COM BASE NO TEMPO TOTAL DE EXERCÍCIO DURANTE UM TESTE COM EXERCÍCIO PROGRESSIVO UTILIZANDO O PROTOCOLO DE BRUCE. - ADAPTO DO COLÉGIO AMERICANODE MEDICINA ESPORTIVA (ACSM), FOX/2002

3 5) TESTE DE COOPER DE 12 MINUTOS - VO2 máx. ( em ml/kg/min)=3,126*( METROS PERCORRIDOS E/ OU CORRIDOS EM 12 MINUTOS)-11,3,FOX/2002 6) VO2 máx. ESTIMADO OU PREVISTO COM BASE NO TEMPO TOTAL DE EXERCÍCIO DURANTE UM TESTE COM EXERCÍCIO PROGRESSIVO UTILIZANDO O PROTOCOLO DE BRUCE. - HOMENS :VO2 máx.(ml /kg/ min)=4,326*( tempo do exercício em minutos)-4,66 - MULHERES ;VO2 máx,( ml/kg/min) =0,073( tempo de exercício em segundos)- 3,9 - GENERALIZADO:VO2 máx. (ml/kg/min)=14,8-1,38*(tempo do exercício em min,)+ 0,45( tempo /FOX,p.84 7) LACTACIDEMIA - Concentração de lactato no final do exame a 8.0 mmol/l: carga fraca a 12.0 mmol/l: carga média a 16.0 mmol/l: carga média - acima de 16.0 mmol/l; carga muito forte - Weineck, jürgen;treinamenti ideal, p.189 8) FCT (FC de treino) -FCT=%(Fc máx. – Fc rep.) +Fc rep. FCM= 205-(0,41* IDADE)/ DESTREINADO /SHEFFIELD ET AL, FMC=198- (0,41* IDADE ) / TREINADO/ IDEM. FMC=210-(0,65* IDADE) JONES ET AL,1975. FC REP. = MÉDIA ARITMÉTICA ENTRE TRÊS DIAS CONSECUTIVOS.

4 CONSIDERAR FLUTUAÇÃO DE MAIS OU MENOS 12 BPM( MASTROCOLLA, 1993) TREINAMENTOS AERÓBICOS = ACIMA DE 20MIN. E ABAIXO DO LIMIAR ANAERÓBIO RELAÇÃO CONDICIONAMENTO FÍSICO AERÓBIO*LIMIAR ANAERÓBIO=DIRETAMENTE PROPORCIONAL. NÍVEL DE CAPACIDADE FÍSICA ENTRE MUITO FRACA E REGULAR = 55 A 80% DA FCM. NÍVEL DA CAPACIDADE FÍSICA ENTRE BOA (FORTE) E SUPERIOR(MUITO FORTE)= 65 A 85% DA FCM. COM BASE NA TABELA DE NÍVEL DE APTIDFÃO FÍSICA DE COOPER. 9) FCR(Reserva)=FCM- FC REP, CONSIDERANDO A ZONA- ALVO DE TREINO: a) ESCOLHER L.S E L.I. b) CALCULAR FCM c) CALCULAR FCT COM L.S. d ) CALCULAR FCT COM L.I e ) CALCULAR VM =D ( SOLICITAR MAIOR VELOCIDADE Á CADA VOLTA OU DISTÂNCIA PERCORRIDA,MEDINDO A FC E DETERMINANDO A RELAÇÃO L.S/L.I.*VM, EM KM/H OUM/S).

5 ESCALA DE VALORES CONSIDERADOS NORMAIS ENTRE PRATICANTES REGULARES DE ATIVIDADES FÍSICAS E SEDENTÁRIOS,AV ACORDAR PRATICANTES SEDENTÁRIOS PRATICANTES SEDENTÁRIOS BPM BPM BPM BPM EQUAÇÕES PARA CORRELAÇÕES ENTRE FC E VO2. EQUAÇÕES PARA CORRELAÇÕES ENTRE FC E VO2. LONDEREE & ANES % VO2=[1,369*%FC]-40,99 LONDEREE & ANES % VO2=[1,369*%FC]-40,99 KATCH % VO2 =[1,388* % FC]-44,765 KATCH % VO2 =[1,388* % FC]-44,765 HÁ NUMA CORRELAÇÃO DIRETA ENTRE AUMENTO DA FC E CONSUMO DE O2 SEGUNDO MARINS & GIANNICHI ( 1996,P. 161) PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO ATRAVÉS DA FCT ( FREQUÊNCIA CARDÍACA DE TREINO)-MARINS E GIANNICHE, P. 173 A 175.

6 DIRETRIZES DO ACSM P/ OS TESTES DE ESFORÇO E SUA PRESCRIÇÃO PARA ESTIMAR VO2 ALVO: VO2 ALVO + (INTENSIDADE PREVISTA * VO2 máx) VO2 ALVO + (INTENSIDADE PREVISTA * VO2 máx) EX: 0,70*48 EX: 0,70*48 CORRELAÇÃO ENTRE VO2 E FC: CORRELAÇÃO ENTRE VO2 E FC: ¨55-65%(VO2 MÁX ) 90% FC MÁX ¨ % ( VO2 MÁX ) 85% VO2 R ( RESERVA DE CAPTAÇÃO – CONSUMO DE O2 OU DA RESERVA DE FC ( RFC) VO2R=DIFERENÇA ENTRE VO2 MÁX E O VO2 EM REP. RFC = DIFERENÇA ENTRE FC MÁX E FC EM REPOUSO TESTE DE CORRIDA DE 1,5 MILHAS : ¨1 MILHA =1.609,35 M OU 1,61 KM VO2 MÁX =3, ( TEMPO EM MINUTOS ) ML/KG/MIN VO2 MÁX =3, ( TEMPO EM MINUTOS ) ML/KG/MIN ( FÓRMULA PARA TRANS POSIÇÃO DA EQUAÇÃO ( FÓRMULA PARA TRANS POSIÇÃO DA EQUAÇÃO

7 VO2R=DIFERENÇA ENTRE VO2 MÁX E O VO2 EM REP. RFC = DIFERENÇA ENTRE FC MÁX E FC EM REPOUSO TESTE DE CORRIDA DE 1,5 MILHAS : ¨1 MILHA =1.609,35 M OU 1,61 KM VO2 MÁX =3, ( TEMPO EM MINUTOS ) ML/KG/MIN VO2 MÁX =3, ( TEMPO EM MINUTOS ) ML/KG/MIN ( FÓRMULA PARA TRANS POSIÇÃO DA EQUAÇÃO METABÓLICA DA CORRIDA PARA VO2 BRUTO) ( FÓRMULA PARA TRANS POSIÇÃO DA EQUAÇÃO METABÓLICA DA CORRIDA PARA VO2 BRUTO) PROGRAMA DAS 10 SEMANAS DE CONDIC. FÍSICO : TURÍBIO LEITE DE BARROS PROGRAMA DAS 10 SEMANAS DE CONDIC. FÍSICO : TURÍBIO LEITE DE BARROS 30MIN/3*P SEMANA NO MÍNIMO 30MIN/3*P SEMANA NO MÍNIMO ATIVOS: L.I = ( 208 – 0,7 * IDADE ) * 75% ATIVOS: L.I = ( 208 – 0,7 * IDADE ) * 75% L.I = ( 208 – 0,7 * IDADE ) * 85% L.I = ( 208 – 0,7 * IDADE ) * 85% SEDENTÁRIOS : L.I = (208 – 0,7 * IDADE ) * 65% SEDENTÁRIOS : L.I = (208 – 0,7 * IDADE ) * 65% L.I = ( 208 – 0,7 * IDADE ) *75 % L.I = ( 208 – 0,7 * IDADE ) *75 %

8 PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO (KINDERMAN, SEGUNDO KISS/ 1987) VALORES DE REFERÊNCIA : 1) REPOUSO ( PREDOMINÂNCIA DO SISTEMA AERÓBIO) LIMIAR AEROBIO: CONCENTRAÇÃO DE LACTATO A 2 m Mol/L LIMIAR AEROBIO: CONCENTRAÇÃO DE LACTATO A 2 m Mol/L 2) ATIVIDADE ANAEROBIA LIMIAR ANAEROBIO: CONCENTRAÇÃO DE LACTATO A 4 m MOL/L LIMIAR ANAEROBIO: CONCENTRAÇÃO DE LACTATO A 4 m MOL/LLACTACIDEMIA; AGUARDAR 2 A 4 MINUTOS PARA COLHER O LACTATO EM TESTES CORRELACIONAR FC máx, VO2 máx, E DURAÇÃO PARA TREINAMENTO TABELA PARA TREINAMENTO ( ADAPTO DE WEINECK, JÜRGEN/2004) 0-2 m MOLES/ L- LIMIAR AEROBIO 2-4 m MOLES/ L-LIMIAR ANAEROBIO 6-8 m MOLES/ L-ESTIMULO FRACO 8-12 m MOLES/ L-ESTIMULO MODERADOS 12-16m MOLES/ L-ESTIMULO FORTE ACIMA DE m MOLES / L-ESTIMULO MUITO FORTE

9 Teste de velocidade – 50 metros (Johnson e Nelson 1979) objetivo : medir velocidade de deslocamento objetivo : medir velocidade de deslocamento 6 aos 17 anos/ ambos os sexos (população alvo) ATP-CP tabela de classificação tabela de classificação FRBMBE Velocistas experimentados 5s7 5s65s55s4<5s4> Velocistas novatos 6s1 6s05s95s85s8

10 Fonte: Rocha e CALDAS, 1978 Teste para avaliação do componente Anaeróbico lático Teste de corrida 40 segundos (,1979) Objetivo : determinar indiretamente, a capacidade de resistencia anaeróbica lática. População alvo: escolares ( 7 a 18 anos); atletas de futebol, futsal, basquetebol, handebol, 400 metros rasos e com barreiras e boo metros •Percorrer a maior distancia possível em 40 segundos Teste de lactecidemia( fleener et al, 1995) Coleta de sangue arterializado no lóbulo da orelha. * protocolo de testagem: correlacionar o aumento gradual da intensidade com freqüência: cardíaca ou % de trabalho em Vo2 max

11 Para prescrição de treinamento (kinderman, segundo tiss, 1987) -Valores de referencia – repouso Sistema aeróbio atividade anaeróbica>ou> sistema anaeróbio atividade anaeróbica>ou> sistema anaeróbio 1- limiar aeróbio : concentração de lactato a 2mmo

12 Tempos de recuperaçaõ minimos e maximos após exercicios exaustivos. Processo de recuperação tempo min máx min máx Restauração das reservas Musculares(ATP-CP)2´ 6’ 6’ Debito alatico de 02 3’ 6’ 6’ Debito alatico de 02 30’ 30’ 30’ Remoção do acido lático muscular e sanguineo 30’60’ Exerc./recup. 60’ Repouso/recup 120’ Ressintese de glicogênio muscular 10h5h Exerc./contin. 46h Exerc./interm 24h Reposição do glicogênio hepático ? 24h 24h Restyaraução das reservas de 02 10” 60” 60”

13 Relação % entre fc max. e vo2 max. % vo2 max = ( 1,42 x % FC MAX ) - 43, 33 ONDE: % FC MAX é expresso em porcentagem. % fc max % vo2 max Fc max = 210 – (0,65 x idade) Fc recup = fc repouso + 0,56 ( fc max – fc repouso) Limete inf. = basal + 0,6 ( fc max – fc basal ). Limte sup. = lim. Inf. + 0,675 ( fc max – l.inf.)

14 Calculo do vo2 / atividade física Maroha : vo2 = 3,2 + 0,392 x v2 ( km / h) Ciclismo: vo2 = 11,6 – ( 0,96 x v ) + 0,78 x v2 Natação : vo2 = 4,9 + 3, 16 x v Corrida de resistência : m= 5. ( VO2 – 6) t Geral: vo2 Max = dist. Percorrida – 504.1= 48,8 48,8 Natação: vo2 Max = dist. + ( 0,005 x dist ) – 3x3, Nadar 12 ; maior distancia possivel Tabela: muito fraco = 28 ml Fraco = 28,1 ml a 34 ml Regular = 34,1 ml a 42 ml Bom = 42, 1 ml a 52 ml Otimo = 52,1 ml?

15 Vo2 Max de sedentários: Sedentário adulto: vo2 Max = 60 – 0,55x idade (masculino) Sedentário adulto: vo2 Max = 48- 0,37x idade (feminino) Freqüência respiratória Repouso ativ ativ Rf=12 a 18 IRM moderada extenuante fr= 25 a 40 fr= 60 a 70 fr= 25 a 40 fr= 60 a 70 Dc= fc x vol. Cistólito ( p/min) No repouso = 6 l /min Na atividade o treinado poderá ter um débito de até 30 l / min


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