A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAP_BLO n o 1 / 36 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAP_BLO n o 1 / 36 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica."— Transcrição da apresentação:

1 MAP_BLO n o 1 / 36 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

2 MAP_BLO n o 2 / 36  Listar entradas e saídas do processo (principais)  Identificar os clientes e fornecedores  Identificar os requisitos desejados para as entradas  Identificar interfaces  Listar atividades  Listar as áreas executantes do processo  Fazer a Descrição e Objetivos do processo  Identificar os indicadores # ETAPAS DA DEFINIÇÃO DO PROCESSO

3 MAP_BLO n o 3 / 36  Detalhar o processo;  Construir o fluxo do processo;  Comportamento das atividades;  Modelar as alternativas do processo;  Identificar pontos de inspeção;  Detalhamento das atividades do processo. ETAPAS DA MODELAGEM DO PROCESSO

4 MAP_BLO n o 4 / 36 TítuloParticipantesCódigo Limpar Cozinha Dona(o) da casa, Empregada(o), SaídasClientesRequisitos 1 - Louças/talheres/panelas limpos e enxutos 1 – Família (preparar mesa de refeições; realizar refeições) 1 – Pratos/talhes/panelas limpos, sem cheiro desagradável de resto de comida 2 – Louças/talheres/panelas arrumados 2 – Dona de Casa (preparar mesa de refeições; realizar refeições) 2 – Cada utensílio no seu lugar específico, sem perdas 3 – Lixo orgânico recolhido 3 – Prefeitura (recolher lixo orgânico) 3 – Não vazar líquido do saco 4 – Lixo reciclável recolhido 4 – Prefeitura (recolher lixo reciclável) 4 – Papel separado do plástico, do alumínio; não misturar com pilhas 5 – Cozinha limpa e arrumada 5 – Dona de Casa (preparar refeições) 5 – Cheiro agradável de limpeza; ausência de gordura nos azulejos; utensílios no lugar ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO

5 MAP_BLO n o 5 / 36 EntradasFornecedoresRequisitos 1 – Detergente, sabão, esponja e pano de chão e de pia disponibilizados 1 - Dona de casa (fazer a compra de supermercado da casa) 1 – Detergente neutro, esponja de duas faces (áspera e macia) e em condições de uso. 2 – Água disponibilizada 2 - Realizar o pagamento de taxas da casa, realizar limpeza periódica de filtros e tanques. 2 – Água filtrada e limpa 3 - Panelas sujas 3 – Cozinheira (preparar refeições) 3 - Panelas sem resto de comida e com água até o local da sujeira. 4 – Louças sujas 4 - Realizar refeições 4 - Louças sem resto de comida. 5 - Talheres sujos 5 – Cozinheira (preparar refeições para a família); Família (realizar refeições) 5 - Talheres sem resto de comida. ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO

6 MAP_BLO n o 6 / 36 DescriçãoObjetivosAtividades Esse processo compreende a limpeza de todos os objetos e utensílios domésticos que pertencem à cozinha. A limpeza de azulejos e chão também fazem parte do processo, assim como o recolhimento do lixo. Geralmente, o processo é executado sempre após a preparação de alguma refeição e/ou após o seu consumo pelos membros da família. Ele sempre inicia após o recolhimento de alguma peça para a pia. 1 – Evitar foco de baratas; 2 – Ter sempre um cheiro agradável no ambiente; 3 – Manter a higiene máxima da família. 1 - Lavar utensílios, 2 - Enxugar utensílios; 3 - Arrumar utensílios; 4 - Lavar chão e azulejos; 5 - Enxugar chão e azulejos; 6 - Arrumar o lixo; 7 – Retirar o Lixo. ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO

7 MAP_BLO n o 7 / 36 Indicadores 1 - Número de louças quebradas por mês (meta: 1 por mês) 2 – Feedback da família em relação à limpeza. (Muito Bom, Bom, Ruim, Regular). Meta: Muito bom. (Número de pratos sujos encontrados (pós limpeza) x Número de pratos limpos) 3 – Número de baratas encontradas por mês (Meta: zero) Observações (restrições, condições especiais) Em eventos especiais tais como comemorações familiares/aniversários, a limpeza da cozinha é a última atividade a ser realizada. É contratado(a) um(a) diarista no dia do evento. A limpeza da cozinha é realizada geralmente três vezes ao dia. Após a limpeza da casa e após as refeições. ELEMENTOS / ATRIBUTOS DO PROCESSO

8 MAP_BLO n o 8 / 36 = Atividade = Decisão = Processo/sub-processo = Banco de dados = Conector = Início/ fim NOTAÇÃO DO FLUXOGRAMA = Documento = Entradas e/ou saídas = Evento (ação ou acontecimento)

9 MAP_BLO n o 9 / 36 Fluxo na vertical NOTAÇÃO DO FLUXO Área 1Área 2Área 3

10 MAP_BLO n o 10 / 36 Área 1 Área 2 Área 3 Fluxo na horizontal NOTAÇÃO DO FLUXO

11 MAP_BLO n o 11 / 36 FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Início Cozinha limpa ? Cozinha limpa ? Lavar utensílios Enxugar utensílios Arrumar utensílios Fim Cozinha limpa Sim Cozinha Suja Não Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza de chão e azulejos Realizar a limpeza de chão e azulejos Limpar o lixo

12 MAP_BLO n o 12 / 36 FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Início Cozinha limpa ? Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Cozinha Suja Não Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza de chão e azulejos Realizar a limpeza de chão e azulejos Limpar o lixo Lavar chão e azulejos Enxugar chão e azulejos

13 MAP_BLO n o 13 / 36 FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Início Cozinha limpa ? Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Cozinha Suja Não Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza dos utensílios Realizar a limpeza de chão e azulejos Realizar a limpeza de chão e azulejos Limpar o lixo Arrumar o lixo Retirar o lixo

14 MAP_BLO n o 14 / 36 Lavar utensílios Lavar chão e azulejos Arrumar o lixo Início Enxugar utensílios Arrumar utensílios Recolher o lixo Enxugar chão e azulejos Cozinha Limpa ? Cozinha Limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Cozinha Suja Não FLUXOGRAMA (Limpar cozinha) Visto que o número de atividades de cada sub-processo é pequeno, é aconselhável que o fluxo final seja somente de atividades e não de sub-processos.

15 MAP_BLO n o 15 / 36 ATIVIDADES SEQUENCIAIS E PARALELAS t ATIVIDADES SEQÜÊNCIAIS  Atividades dependentes;  Podem ser executadas pela mesma pessoa. Atividade 1Atividade 2

16 MAP_BLO n o 16 / 36 t ATIVIDADES PARALELAS  Atividades independentes;  Dependem da disponibilidade de recursos. Cada pessoa é responsável por uma atividade diferente  Geralmente reduzem o tempo de ciclo do processo, mas normalmente demandam mais recursos. ATIVIDADES SEQUENCIAIS E PARALELAS t Atividade 1 Atividade 2 t

17 MAP_BLO n o 17 / 36 Lavar utensílios Lavar chão e azulejos Arrumar o lixo Início Enxugar utensílios Arrumar utensílios Recolher o lixo Enxugar chão e azulejos Fim Cozinha limpa ? Cozinha limpa ? Pessoa 1 Pessoa 2 FLUXOGRAMA (Limpar cozinha FLUXOGRAMA (Limpar cozinha ) ATIVIDADES PARALELAS

18 MAP_BLO n o 18 / 36 PROCESSOS COM ATIVIDADES ACOPLADAS  Atividades interdependentes;  Geralmente são executadas em sequência, porém podem existir vários ciclos de execução dessas atividades. Atividade 1 Atividade 2 t

19 MAP_BLO n o 19 / 36 MODELAGEM DE ALTERNATIVAS DO PROCESSO ?

20 MAP_BLO n o 20 / 36 As alternativas do processo representam caminhos diferentes pelos quais o processo pode ser executado. Necessariamente, compreendem diferentes/novas atividades que devem ser executadas ou podem acionar diferentes processos. ALTERNATIVAS DO PROCESSO Início Fim

21 MAP_BLO n o 21 / 36 DECISÃO COM DOIS CAMINHOS O crédito está aprovado ? Crédito aprovado Sim Planejar vendas Desenvolver vendas Analisar créditos Montar contratos Efetivar contratos Crédito reprovado Não... Processo Montar contratos Processo Comunicar clientes

22 MAP_BLO n o 22 / 36 Qual o tipo de limpeza ? Polimento do carro escolhido Lavagem simples do carro escolhida DECISÃO COM MÚLTIPLOS CAMINHOS Lavagem geral do carro escolhida Realizar a limpeza do carro

23 MAP_BLO n o 23 / 36 Vou tomar café da manhã? Tem comida ? Tenho tempo? Tomar Café da manhã Vestir a roupa Não Sim DECISÃO COM MÚLTIPLAS PERGUNTAS Preparar-se para ir ao trabalho... Ir para o trabalho Opção por não tomar café definida Opção por tomar café definida

24 MAP_BLO n o 24 / 36 Tenho tempo? Tenho 15 minutos? ?? Objetivo Subjetivo OBJETIVIDADE DA DECISÃO

25 MAP_BLO n o 25 / 36 COMENTÁRIOS  As decisões podem acionar atividades ou processos diferentes;  Para cada decisão, devem ser identificadas as condições que realmente devem ser atingidas (desejo, viabilidade, tempo, recursos, dinheiro etc.)  Quanto mais específica e objetiva a decisão for elaborada, melhor (mensurável, padronizável);  Deve-se evitar decisões subjetivas com múltiplas interpretações.

26 MAP_BLO n o 26 / 36 MODELAGEM DE PONTOS DE INSPEÇÃO

27 MAP_BLO n o 27 / 36  Os pontos de inspeção servem para detectar erros ou desvios do processo.  Servem para averiguar a qualidade das saídas dos processos.  Têm o objetivo de garantir a satisfação dos clientes. PONTOS DE INSPEÇÃO DO PROCESSO

28 MAP_BLO n o 28 / 36 Início Lavar / Enxugar / Arrumar utensílios Lavar / Enxugar chão e azulejos Arrumar / Recolher o lixo Cozinha limpa ? Cozinha limpa ? Cozinha Suja Fim Cozinha limpa EXEMPLO INSPEÇÃO DO PROCESSO Os Pontos de Inspeção não representam decisões para alternativas (caminhos) do processo Não Sim

29 MAP_BLO n o 29 / 36  Positivo (as saídas atingem todos os requisitos) Segue o processo.  Pontos a Melhorar (não atingiu os requisitos) 1 - Refazer etapas do processo (retrabalhar as saídas) 2 - Refazer o processo inteiro (descartar as saídas) RESULTADOS DA INSPEÇÃO Deve sempre existir uma tomada de decisão após a inspeção de uma passagem do processo

30 MAP_BLO n o 30 / 36  Resultado esperado: Empregado pronto, arrumado para ir ao trabalho  Ponto de inspeção: Verificação do visual no espelho. Preparar-se para ir ao trabalho  Ferramenta de apoio: checklist de verificação (Rosto/ Maquiagem, Perfume, Cabelo, Roupa, Sapatos, Relógio/Joias etc.) ELEMENTOS DO PONTO DE INSPEÇÃO (EX.1)

31 MAP_BLO n o 31 / 36 Lavar / Enxugar / Arrumar utensílios Lavar / Enxugar chão e azulejos Arrumar / Recolher o lixo Utensílios OK? Utensílios OK? Chão/ azulejos OK? Chão/ azulejos OK? Lixos OK? Lixos OK? Preferencialmente, os pontos de inspeção devem ser dispostos onde os erros, geralmente, acontecem. Isso pode ser visto como ponto a ser melhorado. (modelagem To Be) DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS DE INSPEÇÃO Empregada Dona de casa

32 MAP_BLO n o 32 / 36  Após a verificação de um Ponto de Inspeção, pode ser necessário refazer atividades do processo, ou até mesmo o processo inteiro;  Os Pontos de Inspeção têm como objetivo assegurar a qualidade do processo, mantendo os padrões aceitáveis pelos clientes. Eles devem ser específicos, objetivos e mensuráveis;  Eles demandam tempo para a realização da atividade de inspeção;  Os Pontos de Inspeção devem ser dispostos no local onde os erros geralmente acontecem. COMENTÁRIOS

33 MAP_BLO n o 33 / 36 FLUXOGRAMA (LIMPAR COZINHA) Início Lavar / Enxugar / Arrumar utensílios Lavar / Enxugar chão e azulejos Arrumar / Recolher o lixo Cozinha limpa ? Cozinha limpa ? Fim Cozinha limpa Cozinha Suja Louças arrumadas Banco de dados Lista dos itens recicláveis e suas quantidades Documento Preparar Mesa para as Refeições

34 MAP_BLO n o 34 / 36 Lavar utensílios Lavar chão e azulejos Arrumar o lixo Início Enxugar utensílios Arrumar utensílios Recolher o lixo Enxugar chão e azulejos Cozinha Limpa ? Cozinha Limpa ? Fim Cozinha limpa Sim Cozinha Suja Não DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES ?? ?? ? ?? Cozinha Suja Preparar Mesa para as Refeições Realizar Refeições

35 MAP_BLO n o 35 / 36 cada atividade Para cada atividade é necessário: 1 – Descrição; 2 – Entradas/Saídas – Fornecedores/Clientes; 3 – Ferramentas (software, checklists, métodos); 4 – Documentos utilizados (procedimentos, normas, manuais etc.); 5 – Tarefas; 6 – Infraestrutura (nem sempre é necessário); 7 – Conhecimentos/Habilidades; 8 – Observações; 9 – Problemas e sugestões de melhoria; 10 – Tempo de execução. DETALHAMENTO DA MODELAGEM

36 MAP_BLO n o 36 / 36 Detalhar o processo escolhido por sua DR. 1.Construir o fluxo do processo; 2.Detalhar três atividades (no. mínimo). EEXXOOEERR CC ÍÍ IICC


Carregar ppt "MAP_BLO n o 1 / 36 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google