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Introdução Ao Marketing. O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa.

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1 Introdução Ao Marketing

2 O que é Marketing?

3 Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem apenas a ponta do todo do marketing; O marketing não deve ser entendido no velho sentido de efetuar uma venda, mas no de satisfazer as necessidades dos clientes. O marketing se inicia antes mesmo de a empresa ter determinado o produto. Isso é Marketing

4 Várias são as definições  Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros;  Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício;  A função do marketing mais do que qualquer outra nos negócios é lidar com os clientes;  Entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno;  Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior e manter os clientes atuais propiciando- lhes satisfação.

5 Mas uma resume tudo: Administração de mercados para efetuar trocas e relacionamentos com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.

6 O bom marketing é essencial para o sucesso de toda organização. Grande ou pequena; Com ou sem fins lucrativos; Nacional ou global. Utilização do Marketing

7 Principais Conceitos de Marketing Mercados Necessidades, desejos e demandas Troca, Transações e relacionamentos Produtos e serviços Valor, satisfação e qualidade

8 Necessidades, desejos e demanda  As necessidades não foram inventadas pelos profissionais de marketing; são elementos básicos da condição humana.  Desejos são a forma que as necessidades humanas assumem quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual.  Quando apoiados pelo poder de compra, os desejos tornam-se demandas.

9 Produtos e serviços  As pessoas satisfazem suas necessidades e seus desejos com produtos e serviços;  O conceito de produto não se limita a objetos físicos. Na verdade, qualquer coisa capaz de satisfazer uma necessidade pode ser chamada de produto;  Além dos bens tangíveis, podemos considerar como produtos os serviços, atividades ou benefícios oferecidos para venda, os quais são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada.

10 Valor, satisfação e qualidade Os consumidores normalmente se deparam com uma grande quantidade de produtos e serviços capazes de lhes satisfazer determinada necessidade. Com base em qual argumento eles fazem sua escolha entre os diversos produtos e serviços? Com base nas percepções que têm do valor que esses produtos e serviços proporcionam.

11 Valor, satisfação e qualidade  Valor para o cliente é a diferença entre o que ele ganha adquirindo e utilizando um produto e o que gasta para fazer a aquisição;  A satisfação do cliente depende do que ele percebe sobre o desempenho do produto em relação às suas expectativas;  A satisfação do cliente está estreitamente vinculada à qualidade;  Podemos definir qualidade como ausência de defeitos.

12 Troca, transações e relacionamentos  A troca é o ato de obter de alguém um objeto desejado oferecendo alguma coisa em troca; Ela é apenas uma das muitas maneiras que as pessoas podem satisfazer suas necessidades e desejos;  A transação consiste na troca de valores entre duas partes; sendo uma unidade de avaliação para tal procedimento;  O marketing de transação faz parte do marketing de relacionamento, que consiste em criar relações de longo prazo com clientes, distribuidores e fornecedores. De que forma? Melhores clientes, fotos, cartões em datas comemorativas, ligações, etc.

13 Mercados  Mercado é o conjunto de compradores atuais e potenciais de um produto e/ou serviço.  Esses compradores compartilham de um desejo ou de uma necessidade específica que pode ser satisfeita por meio de trocas e relacionamentos.  Na economia mercado se refere a vendedores e clientes de determinada classe de produto como o mercado imobiliário, de grãos, da moda, etc. Já os profissionais de marketing vêem nos vendedores um setor e nos compradores um mercado.

14 Mercados  Sendo assim, o conceito de mercado acaba por nos levar novamente ao conceito de marketing, que significa administração de mercados para efetuar trocas e relacionamentos com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.

15 Marcas inovadoras em marketing e soluções

16 “Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.” Peter Drucker

17 Dúvidas


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