A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto? COLÉGIO NACIONAL MAIO / 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto? COLÉGIO NACIONAL MAIO / 2005."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto? COLÉGIO NACIONAL MAIO / 2005

2 O que é ciência?  Conhecimento, algo que se adquire através da leitura. Intelecto, quantidade de informação acumulada por uma pessoa, cultura.

3 O que é moral?  Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada  Que tem bons costumes.

4 Por que sabemos muito e brigamos tanto?  Porque o Homem tem evoluído muito intelectualmente e não tem dado tanta atenção para o desenvolvimento moral, fazendo com que o egoísmo e o orgulho tomem conta de suas decisões.  Com essa postura o Homem enfraquece em si mesmo os princípios imutáveis da lei de amor, ou seja, não fazer ao outro o que eu não gostaria que me fizessem.

5 Frases  Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. Martin Luther King  Quando eu me desespero, me lembro que na história a verdade e o amor sempre triunfaram. Mahatma Gandhi

6 A solução  Um sábio disse: a maior necessidade de conhecimento do homem está no conhecimen- to de si próprio e não no acúmulo de informação. E o autoconhecimento é a chave do progresso moral.

7 A reflexão Agostiniana.  Conhecendo a si próprio: refletir – É a junção de RE + FLECTIR. Verbete: flectir Fazer a flexão de; vergar, dobrar, flexionar. Verbete: Re movimento para trás; repetição; Intensidade, reciprocidade; mudança de estado.

8 Fazendo o parto das idéias em nós mesmos:  Caso 1: Sócrates fazendo a esposa pensar: - E você gostaria que fosse justo?

9 Questionamentos  Quais os prováveis desvios aos quais devemos estar alertas para não termos uma vida frustrada?

10 Conclusões  No final das contas o que importa? O que importa é sermos sábios.  O que é ser sábio? É saber.  O que é saber? Saber é quando a coisa acontece na minha vida e eu ajo como penso. Aí aprendi.

11 Características de quem não pensa (reflete):  Acredita em tudo que lê;  Acredita em tudo o que falam;  Reproduz tudo o que vê, ouve, etc;  Escolhe e toma decisões em função do que sente, gosta;  Costuma ressaltar as partes engraçadas de um estudo e não o seu conteúdo;  Dá mais importância a aparência do que a essência;  Age emocionalmente.

12 Características não muito presentes mas que podem estar em quem não pensa (reflete):  Reproduz as coisas com muita efusividade;  Acha que tudo deve ser divertido;  Repara muito nos outros: estilo, forma de falar, de vestir, etc;  Busca ser admirado.


Carregar ppt "Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto? COLÉGIO NACIONAL MAIO / 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google