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GERAL Capacitar e assessorar colaboradores de setores chaves do Tribunal de Justiça de Alagoas no uso da metodologia de Gerenciamento de Processos.

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2 GERAL Capacitar e assessorar colaboradores de setores chaves do Tribunal de Justiça de Alagoas no uso da metodologia de Gerenciamento de Processos.

3 ESPECÍFICOS  Capacitar 30 (trinta) colaboradores ;  Mapear os processos dos sete setores chave: RH, DICONF, DARAD, DIATI, Direção Geral, Procuradoria e Subdireção;  Acompanhar o redesenho de 3 (três) procedimentos operacionais de cada um dos setores envolvidos; totalizando 21 processos operacionais, a título de projeto piloto;

4 ESPECÍFICOS  Validar os resultados obtidos, junto aos servidores diretamente envolvidos nos fluxos do referidos processos;  Socializar as informações para todos os interessados.

5  21 processos operacionais padronizados, a título de projeto piloto;  30 servidores capacitados para atuarem como multiplicadores da metodologia.

6 QUANTO AO PROCESSO (condutas e atitudes):  Alinhamento dos colaboradores quanto aos procedimentos padronizados;  Socialização das diferentes visões quanto aos fluxo dos procedimentos do projeto piloto;  Socialização de conceitos e técnicas;  Fortalecimento do trabalho em equipe;

7 QUANTO AO PROCESSO (condutas e atitudes):  Possibilidade de redução do tempo de execução dos procedimentos objeto da padronização;  Transparência dos fluxos de trabalho;  Envolvimento das pessoas chave no compromisso com a melhoria dos processos e seus resultados.

8 QUANTO AOS PRODUTOS :  Certificados de capacitação de 60 (sessenta) horas aulas/atividades) fornecidos pela Fundepes/Ufal – para todos que cumprirem carga horária mínima de 75% da carga horária de aulas e supervisão;  21 Processos revisados (Planilhas 3Q1POC, Fluxogramas e POPs);  Apropriação da metodologia pelos participantes.

9 • Reconhecimento de que há uma história já construída na instituição; • Discussão e reflexão coletiva para socialização das visões; • Prática participativa; • Comprometimento com a proposta de trabalho;

10  Alinhamento de todos os elementos institucionais: pessoas, estruturas, finanças, tecnologias e processos de trabalho;  Disciplina para manter o foco;  Flexibilidade de ajustamento / abertura ao novo.

11 Etapas ATIVIDADES MESES AbrilMaioJunho Julho Agosto 1 Capacitação X X 2 Supervisão durante a modelagem dos processos X XX 3 Validação dos resultados X X 4 Seminário de integração e Relatório final X

12  22/04/2014 (terça-feira) – 1º Encontro  23/04/2014 (quarta-feira) – 2º Encontro  24/04/2014 (quinta-feira) – 3º Encontro  De 25/04/2014 a 28/04/2014 – Atividade nos setores de trabalho  29/04/2014 (terça-feira)– 4º Encontro  30/04/2014 (quarta-feira) – 5º Encontro  05/05/2014 (segunda-feira) – 6º Encontro  De 06/05/2014 a 23/05/2014– Atividade nos setores de trabalho  26/05/2014 (segunda-feira) – 7º Encontro  28/05/2014 (quarta-feira) – 8º Encontro

13  Definições Iniciais – Durante a capacitação;  Acompanhamento dos estagiários – Em horários a definir com os colaboradores (no período da tarde);  Supervisão dos trabalhos – Semanalmente em horários a serem definidos;  Validação – Sessões coletivas após a padronização;  Seminário de Integração – Fechamento das atividades.


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