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3 Presentation titlePage 3 Criado em 2009 na Amcham Belo Horizonte, o projeto tem como objetivo disseminar conteúdo diferenciado sobre a captação de recursos no Brasil por meio da reunião de empresas com perfil para a realização de IPO. Este ano foram cinco eventos regionais, durante os quais executivos das empresas dentro do perfil escolhido debateram com especialistas os desafios e obstáculos encontrados no processo de abertura do capital das empresas nos aspectos organizacional, financeiro e jurídico. A ampliação do programa para outras cidades tem como objetivo atender às companhias que se destacam em seus mercados, e que consideram abrir o capital para financiar suas estratégias de crescimento e resultados para custear aquisições ou expansão no mercado. Participaram mais de 250 empresas que têm como objetivo iniciar uma preparação para o processo de IPO em um prazo entre 24 e 36 meses. Introdução Perfil dos respondentes Resultados Conteúdo Projeto O Processo para construção de valor para sua empresa

4 Presentation titlePage 4 Pesquisa Mercado de capitais: sua empresa está preparada? A pesquisa, uma parceria inédita entre Amcham-Brasil juntamente com Ernst & Young Terco, BM&FBOVESPA, Goldman Sachs, Totvs e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, apresenta percepções de presidentes e executivos-chave brasileiros sobre o grau de preparação das empresas no País para acessar o mercado de capitais e investidores diversos. O levantamento foi conduzido entre agosto e outubro de 2010, em cinco relevantes cidades do País (Recife, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Campinas) com um total de 106 representantes de diversos segmentos, entre os quais se destacam os setores automotivo, químico e petroquímico, construbusiness, agronegócios, comércio atacadista, vestuário, tecnologia e bens de consumo. Conteúdo

5 Presentation titlePage 5  70% dos cargos de confiança das empresas pesquisadas são compartilhados entre profissionais de mercado e membros da família ou ocupados por profissionais do mercado sob a presidência de membro da família.  Concentração de 46% entre R$ 101 e R$ 500 milhões de faturamento anual livre de impostos, tendo como base dezembro de  30% possuem entre 1001 e 5000 colaboradores diretos.  29% possuem entre 101 e 500 colaboradores diretos. Perfil dos respondentes

6 Presentation titlePage 6 Resultados da Pesquisa

7 Presentation titlePage 7 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? A empresa possui sistema de tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) para integração de áreas e processos? (operacional, financeiro e contábil) 63% dos respondentes apontam que já possuem um sistema integrado maduro, sendo que todas as regiões pesquisadas apresentam a mesma tendência. Base consolidada: 106 Processos Quando questionados em pergunta aberta sobre os principais temas que estão na agenda da empresa pensando no crescimento dos negócios, os respondentes reforçam o tema dos processos e gestão como algo crucial: “melhoria na gestão de processos da empresa é fundamental”

8 Presentation titlePage 8 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Quais os tipos de recursos que a empresa utiliza para alavancar seu crescimento? Entidades de fomento e bancos de varejo são os recursos que as empresas mais utilizam para alavancar os negócios. O grande risco está ligado ao fato de que esses recursos são fontes limitadas e geram impacto no endividamento total das empresas. Base consolidada: 106 Recursos Curitiba, Porto Alegre e Recife seguem a mesma tendência Brasil. Goiânia inverte o quadro: o endividamento padrão via bancos de varejo aparece com 52% e o financiamento via bancos/entidades de fomento (BNDES, BID, entre outros) com 33% das respostas. Campinas aparece com 35% para ambos os recursos.

9 Presentation titlePage 9 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Qual o percentual de endividamento na estrutura de capital da companhia em Dezembro de 2009? As cidades pesquisadas apresentam as mesmas variações do resultado consolidado – maior concentração entre 10% e 25% no período questionado. Porém, também existem tendências tanto para respostas abaixo de 10%, como acima de 50% de endividamento. Base consolidada: 106 Endividamento Os resultados demonstram o contraponto das diferentes fases do crescimento das empresas pesquisadas e o acesso ao mercado de capitais, sendo que as empresas de Goiânia apresentam esses opostos de forma mais evidente, com 33% abaixo de 10%, e 30% acima de 50% do capital comprometido. 25% dos respondentes em Campinas apontaram acima de 50% do capital endividado.

10 Presentation titlePage 10 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Quais os principais índices financeiros levados em consideração para avaliação do desempenho da empresa? Com relação aos principais índices financeiros para avaliação do desempenho das empresas, aparecem com destaque: crescimento de geração de caixa (EBITDA, da receita e da lucratividade (lucro líquido /receita bruta) – o que demonstra a preocupação com os custos pelos executivos Índices financeiros e desempenho Destaque para os percentuais consideráveis de endividamento das empresas conforme slide anterior e o tema não ser apontado entre os três principais índices financeiros para avaliação do desempenho das empresas. As regiões abordadas no estudo seguem as tendências dos dados consolidados. Base consolidada: 292 Questão de múltipla escolha

11 Presentation titlePage 11 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Quais os principais índices não financeiros levados em consideração para avaliação do desempenho da empresa? Métricas de qualidade e avaliação da satisfação dos clientes ganham destaque entre os índices não financeiros. Apenas 8% apontaram a questão de habilidade no recrutamento e retenção de pessoas. As cidades pesquisadas seguem os mesmos índices, com destaque para Porto Alegre, onde credibilidade e experiência dos gestores fica acima dos resultados consolidados, com 19%. Índices não financeiros e desempenho O item qualidade do plano de negócios e a capacidade de ele ser executado, aparece empatado em segundo lugar com credibilidade e experiência dos gestores e market share, o que demonstra a preocupação dos executivos com o tema. Com 5%, os indicadores para avaliação da marca não foram adicionados à lista dos principais índices, mas o assunto aparece de forma recorrente na agenda dos respondentes quando questionados em pergunta aberta sobre o crescimento dos negócios : “a necessidade de investimentos para a valorização da marca é grande” Base consolidada: 296 Questão de múltipla escolha

12 Presentation titlePage 12 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Qual o histórico de crescimento de receita bruta da sua empresa nos últimos 5 anos? Base consolidada: 106 Na pergunta aberta sobre os principais temas que estão na agenda das empresas para o crescimento dos negócios, os respondentes deixam claro: “a estabilidade da economia brasileira trouxe um potencial enorme para crescimento”, “a estabilidade local e internacional ajudará muito”. Base consolidada: 106 Crescimento Qual a perspectiva de crescimento de receita bruta projetada para os próximos 5 anos? O crescimento apontado pelos executivos na sua grande maioria representa um percentual acima do projetado para o PIB Brasil em 2010 (entre 6% e 7%) e maior que o projetado para os próximos 5 anos (5,9%). *Segundo projeções do Banco Central e o estudo “Economia Brasileira em Perspectiva” produzido pelo Ministério da Fazenda

13 Presentation titlePage 13 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Planejamento A empresa possui um plano estratégico estruturado e alinhado com toda a liderança? (considerar plano estratégico um documento comercial, de gestão e metas claras a serem cumpridas em um período acordado de tempo) Apesar do alto percentual (66%), os caminhos para elaboração de um planejamento estratégico eficiente e de longo prazo são desafiadores. Questionamentos como “o documento reflete o que será feito para atingir as taxas de crescimento sugeridas?” são alguns dos fatores que os executivos devem contemplar. Base consolidada: 106 Todas as regiões pesquisadas seguem a tendência da base total. Recife, com percentuais ainda maiores, apresentou 82% para “sim, possuem documento estruturado e alinhado”.

14 Presentation titlePage 14 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? A empresa cogita ou cogitou utilizar o mercado de capitais para financiar o seu crescimento? Base consolidada: 106 Campinas desponta com 65% dos executivos indicando que as empresas trabalham com a possibilidade de utilizar o mercado de capitais para financiar o crescimento Curitiba e Goiânia são as regiões que apresentam maior percentual de respostas em relação a necessidade de mais informações (50% e 69% respectivamente). Abertura de Capital Em caso positivo, pensando na abertura de capital (IPO), qual é a perspectiva? Base consolidada: 52 Entre os respondentes que pontuaram que não cogitam a abertura de capital, 50% afirmam que necessitam de mais informações sobre o tema para tomada de decisão

15 Presentation titlePage 15 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Apesar de fases diferentes, os dois principais resultados revelam que 61% dos executivos buscarão ou aprofundarão o entendimento sobre o papel dos fundos de investimento no processo de crescimento das empresas Base consolidada: 106 Em relação aos fundos de investimento: A busca por mais informações / conhecimento vem à tona novamente e demonstra algo latente entre os respondentes. As respostas dos executivos em Recife apontam um alto percentual de empresas que ainda não estudou a possibilidade - representando 41%. Goiânia apresenta dados ainda maiores (48%). As outras regiões seguem as mesmas tendências da base total.

16 Presentation titlePage 16 Mercado de capitais Sua empresa está preparada? Vantagens Quais as vantagens que a empresa identifica para realizar a atração de fundos de investimento ou realizar a abertura de seu capital? Base consolidada: 253 Questão de múltipla escolha As respostas foram unânimes em todas as regiões, sendo que o acesso ao capital para financiar o crescimento da empresa chega a 30% em Curitiba e 33% em Porto Alegre. Em pergunta aberta sobre os principais temas na agenda dos executivos visando o crescimento dos negócios das empresas, a questão da governança corporativa aparece como um ponto recorrente e de atenção dos executivos: “concluir o processo de implementação da governança corporativa de forma consistente”, “melhorias na governança corporativa”

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