A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade 1: Relembrando Você se lembra do que viu na última aula? Na última aula, estudamos as transformações pelas quais passou o Império Português e,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade 1: Relembrando Você se lembra do que viu na última aula? Na última aula, estudamos as transformações pelas quais passou o Império Português e,"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade 1: Relembrando Você se lembra do que viu na última aula? Na última aula, estudamos as transformações pelas quais passou o Império Português e, em especial, a sua colônia na América, ao longo dos séculos XVII e XVIII. Vamos relembrar! Releia a Educossíntese sobre esse tema.

2 Atividade 2: Apresentação inicial Nessa aula iremos estudar as mudanças ocorridas na colônia portuguesa a partir da descoberta de ouro e diamantes nas Minas Gerais nos últimos anos do século XVII. Ao final, você deverá ser capaz de:  Identificar o processo de consolidação da expansão territorial da América Portuguesa ocorrida a partir da segunda metade do séc. XVII, com base no surto minerador;  Identificar o papel desempenhado pela atividade mineradora no crescimento econômico, demográfico e urbano nas regiões em que se desenvolviam;  Reconhecer as principais características da região das minas e  Destacar os desdobramentos desse crescimento na esfera cultural, como a arte de Aleijadinho. Mineração de diamantes, Carlos Julião, 1770.

3 Atividade 3: Pergunta-desafio Observe a tabela abaixo: A quantidade de ouro extraída do Brasil foi bastante significativa. Éramos o maior fornecedor desse metal no mundo. Uma riqueza incalculável! No entanto, essa riqueza toda não ficou no Brasil, nem o seu destino final foi, necessariamente, Portugal, nossa metrópole. Você saberia responder porque o ouro extraído do Brasil não trouxe, nem para Portugal, nem para o Brasil, o volume de riquezas que a tabela sugere?

4 Atividade 4: Por que isso é importante? Estudar a descoberta e o processo de exploração do ouro e de diamantes nas Minas Gerais do século XVIII é importante porque: • Nos faz refletir sobre as relações entre colônia e metrópole. • Nos ajuda a entender o processo de consolidação da expansão territorial na América portuguesa. • Nos faz compreender os processos de desenvolvimento urbano e demográfico e de diferenciação social na colônia. • Nos revela um importante momento de produção cultural, o Barroco mineiro.

5 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 1. Analise o fragmento abaixo e assinale a afirmativa correta: “Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido” (Disponível em: Acesso em: 17/12/2010) a)O fenômeno descrito revela o movimento migratório que contribuiu para o crescimento demográfico das áreas em que a mineração se desenvolveu. b)O movimento populacional para essas áreas fez com que as cidades entrassem em crise, pois não tinham como acomodar tal volume de pessoas. c)O movimento de pessoas descrito no fragmento revela o principal aspecto da mineração: o enriquecimento igual de todos os mineradores, possibilitando a saída da miséria de muitas pessoas. d)A migração de pessoas não surtiu efeito sobre a região das minas, pois 90% se perderam no caminho e retornaram as cidades de origem.

6 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 2. Durante a primeira metade do século XVIII, a América portuguesa alimentou os cofres portugueses..... a)com os altos lucros conquistados com escambo de pau-brasil. b)com os lucros obtidos com a venda de especiarias. c)com o ouro e diamantes retirados em grande quantidade da região das Minas Gerais. d)com o transporte e refino do açúcar, cujo cultivo era exclusividade da Coroa portuguesa em suas colônias, situação que se perpetuou até meados do século XIX.

7 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 3. Qual o nome de uma das cidades cuja existência tem relação direta com a atividade mineradora desenvolvida durante o século XVIII na América portuguesa? a)Bahia de todos os Santos. b)Rio de Janeiro. c)Olinda. d)Vila Rica, atual Ouro Preto.

8 Atividade 6: Momento de Reflexão Quando pensamos na descoberta de ouro, o que nos vem a mente é a ideia de riqueza e prosperidade. Mas será que essa associação é sempre correta? Leia um trecho do poema de Cecília Meirelles que aborda esse momento da história. De seu calmo esconderijo, O ouro vem, dócil e ingênuo; Torna-se pó, folha, barra, Prestígio, poder, engenho.... É tão claro! – e turva tudo: honra, amor e pensamento. (...) Pelos córregos, definham negros, a rodar bateias. Morre-se de febre e fome Sobre a riqueza da terra; uns querem metais luzentes, outros as redradas pedras. MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Preste atenção nas expressões em negrito no poema. 1.Que oposições são construídas por Cecília Meireles? 2.Para a autora, a mineração foi somente um período de riqueza e prosperidade? 3.Por que será que Cecília Meireles diz que “morre- se de febre e fome sobre a riqueza da terra” nas Minas Gerais do século XVIII? Registre suas ideias em seu caderno digital. Vamos explorar melhor o tema na aula a seguir!

9 Atividade 7: A sede de ouro Desde os primeiros tempos da colonização, era desejo dos portugueses encontrarem ouro em terras americanas. Pero Vaz de Caminha, ao escrever ao rei, ainda em 1500, expressa o desejo de descobrir riquezas, especialmente de ouro e prata. Senhor [El-Rei D. Manuel], [...] E hoje que é sexta-feira, primeiro dia de maio, saímos em terra com nossa bandeira; e fomos desembarcar no rio acima [...] Até agora não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal [....] Contudo a terra em si é de muitos bons ares, frescos e temperados. Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei, 1500, descrevendo a terra americana. Você sabe por que para esses homens era especialmente importante achar esses metais? Na Europa do início da época Moderna, os Estados Nacionais em formação, dentre eles, Portugal, utilizaram um conjunto de práticas econômicas protecionistas para garantir a riqueza de seus reinos. A essas práticas damos o nome de MERCANTILISMO. Acumular metais preciosos foi uma dessas práticas e ficou conhecida pelo nome de METALISMO. Nesse contexto, descobrir metais preciosos nas novas colônias era fundamental! Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, leia o texto a seguir.

10 Atividade 8: As primeiras descobertas Como você já viu na aula anterior, Portugal, no século XVII, enfrentava uma grave crise econômica gerada pela perda de colônias e pelo enfraquecimento do comércio do açúcar. Isso motivou a coroa portuguesa a estimular expedições com o intuito de localizar novas fontes de riquezas, o que acabou levando à descoberta dos primeiros veios de ouro na região em que hoje conhecemos como Minas Gerais. Assista ao vídeo e descubra mais sobre o assunto: A descoberta de ouro, além de trazer riquezas, trouxe outras consequências para região. Você é capaz de citar uma delas? Bandeirantes do século XVIII

11 Atividade 9: Portugal reforça o Pacto Colonial Leia o texto a seguir e entenda quais as atribuições do Conselho Ultramarino e como a documentação produzida por ele tem ajudado os historiadores a entender nosso passado colonial. Você é capaz de listar as atribuições do Conselho Ultramarino? Anote suas conclusões em seu caderno virtual. Veja agora como estava organizado o poder sobre a Colônia americana na época da descoberta das primeiras minas. Rei (Portugal) Conselho Ultramarino (Portugal) Governo Geral (Colônia)

12 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? a)O trecho se refere a captura de índios realizadas pelos bandeirantes. b)O trecho se refere ao processo de interiorização promovido pela atividade dos bandeirantes que estimularam a ocupação de áreas dentro e fora dos limites da América portuguesa. c)O trecho se refere ao processo de ocupação de países vizinhos promovido pelos bandeirantes aproveitando-se do enfraquecimento dessas áreas. d)O trecho se refere à atuação dos bandeirantes que se limitou a ocupação do litoral até então não povoado e ocupado. 1. Sobre a atividade dos bandeirantes, analise o trecho abaixo: “Foi um tempo de conquista de novos territórios.” ( Disponível em:

13 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 2. A palavra “pacto” transmite a ideia de acordo ou contrato entre duas pessoas ou determinadas questões. Mas quando se fala de pacto colonial, a expressão assume outro significado. Que significado é esse? a) Pacto colonial pode ser definido como o acordo entre metrópole e colônia onde a metrópole deve impostos à colônia e esta se beneficia de seus produtos primários. b) Pacto colonial é o nome dado aos laços de solidariedade construídos entre as diversas colônias do império português contra a opressão metropolitana. c) Pacto colonial indica uma relação de dominação política e econômica de uma metrópole sobre a(s) sua(s) colônias. Não existe, portanto, um acordo entre duas partes contratantes. d) O Pacto colonial é o nome dado aos laços de solidariedade comerciais construídos entre as diversas metrópoles europeias.

14 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? a)a região das minas, durante o século XVIII, produziu muito pouco ouro, sendo a pecuária sua atividade econômica principal. b)todos os envolvidos com a mineração no Brasil Colônia enriqueceram. c)os primeiros anos da mineração foram marcados pela pobreza pela incapacidade técnica de retirada do ouro das minas, o que foi superado décadas depois. d)a riqueza das minas contrastava com a existência de uma população pobre ou miserável. 3. Leia o trecho do poema Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles: Pelos córregos, definham / negros, a rodar bateias. / Morre-se de febre e fome / Sobre a riqueza da terra. ( MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005) Segundo a visão da autora, Rugendas, Mineração, cerca de 1820

15 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 4. Sobre o Conselho Ultramarino é correto afirmar que: a)foi o mais importante órgão de controle da municipalidade de Lisboa no século XVIII. b)coordenou toda a administração das colônias portuguesas de além-mar, inclusive o Brasil. c)foi um órgão criado nas Índias portuguesas cuja única responsabilidade era aprisionar os escravos a serem enviados a Portugal. d)embora muito importante para a administração das colônias de além-mar, teve vida curta, sendo dissolvido ainda no século XVIII e substituído pelos Governos-Gerais.

16 Atividade 11: A extração do ouro As minas exploradas no Brasil Colônia são hoje pontos de investigação histórica. O vídeo a seguir mostra uma dessas minas em Ouro Preto. Que tipos de dificuldades e perigos passavam os mineradores do século XVIII ao procurarem por ouro? Você é capaz de citar uma expressão da nossa língua que tenha relação direta com o cotidiano da época da mineração nas Minas Gerais e explicar o seu significado e origem? Registre suas conclusões em seu caderno virtual. Nem toda mineração ocorreu dentro de minas. As primeiras extrações ocorreram a céu aberto. O ouro que encontrava-se misturado ao cascalho dos rios, era o chamado ouro de aluvião.

17 Atividade 12: O crescimento demográfico e urbano A descoberta dos primeiros veios de ouro deu origem a uma verdadeira corrida do ouro à região das Minas, atraindo pessoas de todas as regiões e também de Portugal. Contrastando com a riqueza gerada pelo ouro, boa parte dessa população era composta de escravos e de homens livres pobres e miseráveis, que foram para as Minas em busca do sonho de enriquecimento mas se depararam com um realidade muito diferente. Essa população estabeleceu-se majoritariamente em cidades, contribuindo para o surgimento de vários núcleos urbanos, como Ouro Preto, Mariana, Sabará e outros. O centro político-econômico da colônia, cujo eixo havia sido a região nordeste até aquele momento, passou a ser o centro-sul. Em 1763, a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, principal porto de escoamento do ouro e entrada de escravos. Por que havia tanta pobreza na região mineradora? Discuta com seus colegas e registre suas conclusões em seu caderno virtual.

18 Atividade 13: A participação negra Boa parte das pessoas que foram para as Minas eram escravos ou ex-escravos de origem africana. Elas foram fundamentais para a mineração. Não só como mão-de-obra das minas e dos veios, mas porque dominavam a tecnologia de extração do ouro. Assista ao vídeo e aprenda um pouco mais sobre a contribuição da cultura africana nas Minas do século XVIII. Mineração de Diamantes, XVIII, de Carlos Julião Segundo o pesquisador, qual a proporção da população negra nas Minas do século XVIII? Além do domínio da tecnologia de extração de minérios, que outras contribuições foram dadas pela população de origem africana?

19 Atividade 14: A pesada carga de tributos Como as Minas tornaram-se muito importantes para a economia da Coroa, tornou-se necessário fiscalizar sua extração e dificultar o contrabando, para melhor controlar essa atividade tão preciosa aos cofres portugueses, através do Regimento de 1702, foi criada a Intendência de Minas. Esse órgão cuidava da fiscalização e da cobrança dos impostos, assim como de toda a parte administrativa. O principal imposto cobrado pela coroa portuguesa era o quinto, 20% de todo ouro encontrado pelos mineradores pertencia a Portugal. Era comum circular grandes quantidades de ouro em pó, o que facilitava muito a prática do contrabando. Para evitá-lo, Portugal criou em 1719, as Casas de Fundição e proibiu a circulação do ouro em pó e em pepitas. Com a diminuição do volume da extração, a partir de 1760, a Coroa, procurando manter a arrecadação, criou uma política fiscalista cada vez mais rigorosa. Leia o texto a seguir e aprofunde seus conhecimentos. Além do quinto, que outros impostos foram também cobrados?

20 Atividade 15: O Distrito Diamantino As Minas não produziram somente ouro. Em 1729, foram descobertos os primeiros veios de diamantes. Leia o texto ao lado e entenda como a metrópole organizou sua extração. O arraial do Tijuco, hoje Diamantina, foi o centro da exploração de diamantes. Vamos viajar até esse arraial? Como? É só acessar o link abaixo. Você tem uma missão:  Localize o Museu do Diamante  Escolha uma das peças do seu acervo e a descreva em seu caderno virtual. Como você vai fazer isso? Simples. Siga as setas no chão para passear pelo arraial e, uma vez dentro do museu, use os símbolos de informação para ver melhor as peças. Preste também muita atenção na narração de sua visita.

21 Atividade 16: O Barroco Mineiro Aleijadinho: Cristo no horto das Oliveiras, Congonhas Veja como a tecnologia pode nos ajudar a conservar as obras do Barroco Mineiro. Santuário Bom Jesus do Matosinho, Congonhas Por que é tão importante preservarmos essas obras? Discuta com seus colegas. O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das minas favoreceram o desenvolvimento das artes. Inspirado inicialmente em modelos europeus, os artistas coloniais conseguiram desenvolver características únicas, hoje reconhecidas mundialmente, criando o estilo artístico que chamamos de Barroco Mineiro. Dentre os principais artistas podemos destacar o Aleijadinho e Mestre Athaíde. Para saber mais sobre Aleijadinho CLIQUE AQUI.CLIQUE AQUI

22 Atividade 17: O que aconteceu com o ouro das Minas? Boa parte das riquezas das minas foi diretamente para Portugal e não só na forma de impostos. Pelo Pacto Colonial, éramos obrigados a comprar muitas mercadorias de Portugal, a preços nem sempre justos. Mas o que Portugal fez com tanta riqueza? Assista o vídeo a seguir e preste bastante atenção no que o funcionário real diz sobre o uso dos impostos brasileiros em Portugal. O ouro, além de financiar a corte, auxiliou Portugal a solucionar alguns de seus problemas financeiros, principalmente seu saldo devedor para com a Inglaterra. Através do Tratado de Methuen (1703), Portugal conseguia benefícios alfandegários para a venda de vinhos na Inglaterra e ficava obrigado a comprar manufaturados ingleses sem qualquer taxa aduaneira, inibindo assim o desenvolvimento da manufaturas em Portugal e tornando-o dependente da Inglaterra. Essas mercadorias foram pagas com o ouro brasileiro! A riqueza das Minas, como você viu, não foi necessariamente usada em atividades economicamente produtivas.

23 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? a)o desaparecimento do grupo de miseráveis na sociedade colonial já que a riqueza do ouro foi suficiente para o enriquecimento de toda a população. b)o deslocamento do eixo político e econômico do nordeste para o sudeste e o surgimento de núcleos urbanos, além de um aumento populacional significativo. c)um significativo retrocesso na religiosidade da população, que passou a se preocupar única e exclusivamente com o enriquecimento material. d)um surto industrializante em Portugal. 1. Dentre as consequências da descoberta e exploração das Minas de ouro e dos veios de diamantes podemos destacar: Carlos Julião, Lavagem de diamantes, cerca de 1770.

24 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 2. “Nos sertões das Gerais, os grandes proprietários de escravos, quando se dedicavam exclusiva ou principalmente às atividades mineradoras, escolhiam, preferencialmente, os homens Mina. Quando se tratava de escravas africanas, essa preferência se deu de maneira ainda mais intensa.” PAIVA, Eduardo F. (UFMG) Bateias, carumbés, tabuleiros: mineração africana e mestiçagem no novo mundo. Sobre o uso de mão-de-obra escrava na mineração, é correto afirmar que: a) a escolha pelo uso de escravos se deu unicamente pelo seu baixo custo. b) representou um atraso na atividade mineradora, já que os escravos não conheciam as técnicas de mineração. c) poucos foram os escravos usados na mineração, em sua maioria, os mineradores eram homens livres. d) muitos escravos tinham pleno conhecimento das técnicas de mineração, pois já as praticavam na África.

25 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 3. Nas Minas, foram criadas diversas formas de sonegar impostos. Dentre elas, uma das mais criativas foram os santos de pau-oco, como mostra a figura. Sobre a política fiscalista desenvolvida na mineração podemos dizer que: a)o principal imposto cobrado foi o quinto: 20% de todo ouro extraído deveria ser entregue à Coroa. b)satisfazia os interesses de portugueses e colonos, já que era vista como uma tributação justa. c)não havia tributação sobre o ouro extraído, somente sobre os diamantes que eram mais valiosos. d)pelo sistema de capitação, os mineradores deveriam pagar uma percentagem do que extraíssem, aproximadamente 20%.

26 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 4. "Entre sede e espuma, / os diamantes fervem... / A terra tão rica / e- ó almas inertes! / o povo tão pobre..." MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência, 7a. ed., Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1989, p Sobre a extração de ouro e diamante nas Minas podemos afirmar que: a) desenvolveu-se ainda no século XVI, antes da exploração do ouro. b) embora houvesse muito contrabando, a Coroa lucrava com a cobrança do impostos. c) os diamantes tinham um regime de imposto igual ao do ouro. A cobrança era feita antes da exploração propriamente dita. d) era sujeita somente à derrama, modalidade de imposto cobrado semanalmente.

27 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 5. Portugal viu no ouro brasileiro do século XVIII a salvação para sua grave crise econômica. Sobre as consequências da mineração para Portugal, é possível afirmar que: a) Portugal conseguiu recuperar sua posição de potência militar e econômica. b) Portugal usou a riqueza gerada pelo ouro e pelos diamantes para investir em setores produtivos industriais, concorrendo assim com a Inglaterra no plano mundial. c) Portugal privilegiou o pagamento da dívida que tinha com suas antigas colônias e não capitalizou para si as riquezas das minas. d) A riqueza das minas ajudou Portugal a saldar parte de sua dívida com a Inglaterra. Além disso, por acordo comerciais desfavoráveis, transferiu a maior parte dessa riqueza para os ingleses e não desenvolveu sua manufatura.

28 Atividade 19: Você está sendo desafiado Clique no ícone a baixo e veja se consegue vencer o jogo proposto. Após jogar utilize o conhecimento adquirido para responder as perguntas. Qual a razão do rápido crescimento populacional da região das Minas? Todos se ocupam da mineração? Que outras atividades são também mencionadas? A sociedade mineradora é igualitária ou hierarquizada? Justifique. Registre suas respostas no caderno virtual.

29 Atividade 20: Você está sendo desafiado Observe atentamente as duas imagens: Nossa Senhora, detalhe do teto da Igreja de S. Francisco, Ouro Preto, Mestre Ataíde Madona Barroca, Isaac Oliver, Inglaterra Acima temos duas imagens do estilo Barroco e que representam a mesma personagem, Nossa Senhora. No entanto, cada qual guarda características muito próprias, pois o contexto de produção de cada peça foi diferenciado. Faça uma pesquisa sobre o Barroco Mineiro e escreva um pequeno parágrafo explicando de que forma a arte de Mestre Ataíde foi influenciada pela sociedade em que viveu.

30 Atividade 21: Construindo um resumo A partir do tema central da aula, complete os retângulos com conceitos que você aprendeu durante a aula. Mineração

31 Atividade 22: Educossíntese Veja se você citou em sua lista ao menos 5 palavras que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula.  Bandeirantes  Ouro e diamantes  Impostos  Pacto colonial  Crescimento de cidades  Dinamização do comércio interno  Transferência da capital  Arte barroca  Dependência de Portugal em relação à Inglaterra  Tecnologia africana de garimpo Educossíntese

32 Atividade 23: Na próxima aula... Você verá “Rio de Janeiro: a ‘cabeça’ da América portuguesa”, onde você estudará a importância obtida pelo Rio de Janeiro em relação ao restante da colônia. Você reconhece essa paisagem? Esses arcos, que originalmente serviam para levar água do morro de Santa Teresa para o Centro, fazem parte da nossa paisagem urbana desde Essas e outras importantes obras de urbanização no Rio de Janeiro ocorreram ao longo do século XVIII. Por quais transformações passavam a colônia e o Rio de Janeiro que justificassem essas transformações? Reflita sobre isso! Vista da Lagoa do Boqueirão e do Aqueduto de Santa Teresa, Leandro Joaquim, cerca de 1790


Carregar ppt "Atividade 1: Relembrando Você se lembra do que viu na última aula? Na última aula, estudamos as transformações pelas quais passou o Império Português e,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google