A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciene Santoro. Elaboração dos objetivos; Seleção dos conteúdos; Escolha das estratégias; Escolha dos recursos; Definição da avaliação.  Atividade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciene Santoro. Elaboração dos objetivos; Seleção dos conteúdos; Escolha das estratégias; Escolha dos recursos; Definição da avaliação.  Atividade."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciene Santoro

2 Elaboração dos objetivos; Seleção dos conteúdos; Escolha das estratégias; Escolha dos recursos; Definição da avaliação.  Atividade de casa: Parecer sobre a proposta do site indicado.

3 Escola Ação preventiva Elementos fundamentais numa estratégia... Experiências da vida escolar... Avaliação das estratégias usadas...

4  Estratégia – Aula expositiva – narração  Estratégia – Aula participativa – dramatização  estratégia aplicada, linguagem usada, relação com os alunos e postura do professor

5 CUIDADOS:  Diferenças individuais  Motivação   Reação Realimentação Concentração.......    Memorização

6 ESTRATÉGIAS RECOMENDADAS AO ENSINO SUPERIOR: Aula expositiva  Transmissão ritmo volume tom clareza vocabulário...

7 • Objetividade • Busca de reflexão • Momentos descontraídos • Conhecimento do público • Exposição sem monotonia Elementos necessários:  Outros fatores relevantes:  Confiança no professor  Simpatia pelo professor  Interesse do aluno  Curiosidade do aluno

8 Vantagens da aula expositiva: Desvantagens da aula expositiva:  Não alcance dos níveis mais elevados do domínio cognitivo: aplicação, análise, síntese e avaliação.  Inadequação ao domínio psicomotor............  Economia  Flexibilidade  Rapidez  Adequação aos níveis iniciais do domínio cognitivo (principalmente a memorização).

9 Discussão  Troca de informações e opiniões tempo domínio do tema mediação reflexões novos conhecimentos diferentes visões aceitação das ideias dos outros conhecimento prévio

10 Diferentes tipos de discussão: Discussão com a classe toda  Realimentação  perguntas  desacordos  organização  contribuições

11 Discussão em pequenos grupos:  Fracionamento ou Phillips 66 • Informações rápidas – expectativas / problemas... • Participação e a audiência de todos; • Escolha de relator das conclusões. • Grupos de 6, discutindo por 6 minutos;  Painel integrado  Três momentos: • Pequenos grupos - assuntos diferentes; • Grupão - apresentação das conclusões finais. • Novos grupos - um componente de cada;

12 • Grupos coordenados por um especialista; • Orientação sobre fontes de consulta, organização do assunto e planejamento da apresentação; • No final - discussão com a classe toda; • Comentários do coordenador - orientações. Seminário:

13 • Feedback imediato das conseqüências das atitudes e decisões tomadas. Simulação  Aproximação da realidade  Tipos de Simulação:  Demonstração • Evita o dispêndio de tempo e material; • É aplicável em pequenos grupos.  Estudo de Caso • Apresentação de fatos ou situações possíveis no exercício de sua profissão, orientando-o para tomada de decisões.

14 Quando traçar os objetivos de sua disciplina, selecionar os conteúdos e escolher as estratégias, não faça isso pensando no que lhe será menos trabalhoso, mas sim no que será mais enriquecedor para o aluno!


Carregar ppt "Prof. Luciene Santoro. Elaboração dos objetivos; Seleção dos conteúdos; Escolha das estratégias; Escolha dos recursos; Definição da avaliação.  Atividade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google