A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão."— Transcrição da apresentação:

1 MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA

2 Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão relacionados ao domínio do mercado e os dividendos (lucros) do mercado especulativo das Bolsas de Valores.

3 Num mercado essencialmente globalizado, o CAPITAL especulativo é fator de barganha, ou seja, grandes grupos econômicos (transnacionais) deslocam investimentos para mercados potencialmente vantajosos (onde o custo de produção é baixo ou retorno de lucro é certo). Assim, o CAPITAL é definido como “Hot Money” / “Smart Money”/ “”Migratório”.

4 A INTEGRAÇÃO ECONÔMICA global traz suas desvantagens, com a manifestação de CRISES CÍCLICAS do CAPITALISMO. Desde 1929, passando pelas Crises do Petróleo (73 / 79 / 91), a Década Perdida de 80 e, a atual, o capitalismo da integração econômica não poupa nenhuma nação: crise global se manifesta em todos os países.

5 Modelo de SOCIEDADE de CONSUMO em MASSA. Implantação do modelo fordista de produção e consumo, numa sociedade globalizada ávida pela posse de bens materiais, pouco se importando com as consequências futuras: exploração desenfreada da natureza, comida fast food, massivo uso de pesticidas na agricultura para atender um mega-consumo universal.

6 PADRONIZAÇÃO DE CONSUMO. A produção massificada, as facilidades de crediário e intensa propaganda / marketing formam condutas semelhantes de consumo por todo o mundo.

7 Neoliberalismo A IDÉIA VIGENTE na economia mundial é o NEOLIBERALISMO: política econômica que idealiza um mundo sem fronteiras econômicas, livre mercado global, a concepção de um “Estado Mínimo” (fora da economia), intenso processo de privatização e, que as regras da economia sejam idealizadas pelo próprio mercado.

8 Na fase atual da economia, as idéias NEOLIBERAIS defendem um mundo sem fronteiras econômicas e, que o Estado / Governo não tenha participação direta no mercado: adoção de políticas de privatização / desestatização. LIERDADE de MERCADO GLOBAL.

9 NOVA ECONOMIA de base virtual, com o uso da rede de computadores mundial, a internet alavanca o poder de consumo, numa economia sem fronterias para a produção e consumo: lojas virtuais, Bolsa de Valores virtual (NASDAQ) sõ exemplos de E-COMMERCE / E-VIRTUAL.

10 Na economia globalizada, o monopólio TRANSNACIONAL é evidente, em que os 50 maiores grupos econômicos do planeta detém mais riqueza do que os 50 países mais pobres do mundo. Por produzirem mais, com o domínio de tecnologia de ponta, atuação em vários segmentos do mercado, estes conglomerados econômicos polarizam os lucros.

11 HEGEMONIA ou liderança da economia internacional por um seleto grupo de países, o G-8 (G-7 + Rússia: USA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia). Concentram poder de decisão no mercado global. Anualmente, na cidade de Davos (Suíça) o Fórum Econômico Mundial dita as tendências da economia, em que poucos países decidem pela maioria da Humanidade.

12 Na sociedade da NOVA ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL, três parâmetros de hegemonia / liderança internacional: domínio de TECNOLOGIA de PONTA, disponibilidade de CAPITAL e indústria tecnológica – MAQUINOFATURA.

13 A INTEGRAÇÃO ECONÔMICA global entendida como NOVA ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL se manifesta após o fim da Bipolarização. Após a década de 90, com o fim da URSS e as transformações do Socialismo, ocorre uma nova maneira de organizar os países em âmbito econômico. A liderança mundial é pelo poder econômico, não mais ideológica (na época da Bipolarização).

14 O histórico da GLOBALIZAÇÃO é a sequência de manifestações do CAPITALISMO:posse do capital = domínio mundial. Séculos XV e XVI: Capitalismo COMERCIAL: expansionismo marítimo-territorial- comercial da Europa = Economia Mundo. • Século XVIII: Capitalismo INDUSTRIAL: fase da Revolução Industrial • Séculos XIX e XX: Capitalismo MONOPOLISTA / CONCORRENCIAL: fase do Neocolonialismo sobre Ásia e África. • Atual: Capitalismo MONOPOLISTA- FINANCEIRO: nova economia e valorização de mercado financeiro.

15 A fase atual da Revolução Industrial é denominada de “INFORMATION and COMMUNICATION”, em que o domínio da tecnologia de comunicação e a capacidade de assimilação de conhecimento são frutos do novo paradigma: MEIO-TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL.


Carregar ppt "MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google