A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HEBREUS, FENICIOS, CRETENSES e MICÊNICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HEBREUS, FENICIOS, CRETENSES e MICÊNICOS"— Transcrição da apresentação:

1 HEBREUS, FENICIOS, CRETENSES e MICÊNICOS

2 HEBREUS A Palestina é uma estreita faixa de terra banhada pelo Rio Jordão, que deságua no Mar Morto. Está dividida em quatro zonas:

3 HEBREUS Oeste estão as terras férteis e a leste, uma região rochosa e árida. Ao norte estão as florestas do Líbano, e ao sul do Mar Morto estendem-se vastas planícies que só podem ser cultiva­das na estação das chuvas.

4 HEBREUS Quando os hebreus chegaram à Palestina, a região já era habitada pelos cananeus e filisteus. Ao longo da História, os hebreus tiveram de lutar contra esses povos.

5 HEBREUS Conforme a Bíblia, o ancestral dos hebreus é Eber, sendo esse um descendente de Sem, o pai de todos os hebreus.

6 HEBREUS Entre Eber e Abraão (pai de muitos povos) houve cinco gerações. Abraão deixou Ur na Caldéia e chegou a Canaã. Isto teria ocorrido por volta de 1800 a.C. 

7 HEBREUS Nesta época, os hebreus estavam organizados em clãs patriarcais e dedicavam-se ao pastoreio.

8 HEBREUS Nesta época, os hebreus estavam organizados em clãs patriarcais e dedicavam-se ao pastoreio.

9 HEBREUS Quando o Egito estava dominado pelos hicsos, pastores hebreus migraram para o Vale do Nilo, fugindo de uma terrível seca.

10 HEBREUS Foram bem-sucedidos, graças a proteção de José, um hebreu que tinha sido vendido pelos seus irmãos e que depois de muitas peripécias se notabilizara perante o faraó.

11 HEBREUS Mais tarde, quando os hicsos tinham sido expulsos, os novos governantes egípcios passaram a perseguir os hebreus.

12 HEBREUS Sob a liderança de Moisés, os hebreus deixaram o Egito, sendo depois perseguidos por soldados do faraó. Neste contexto teria ocorrido a passagem pelo Mar Verme­lho, que vem narrada no Livro do Êxodo.

13 HEBREUS No Monte Sinai, Moisés recebeu o Decálogo, passando a governar o povo baseado em suas visões. Assim, os hebreus continuaram o re­torno em direção a Canaã. Firmava-se a aliança entre lava e os hebreus, Considerados o “povo escolhido” (para seguir o monoteísmo).

14 HEBREUS Após a morte de Moisés, os hebreus chegaram à Palestina e, sob a liderança de Josué, conquistaram parte desse território. Tomaram Jericó e as colinas de Judá, ao sul de Jerusalém.

15 HEBREUS A conquista da região transformou a vida dos hebreus de nômades em sedentários.

16 HEBREUS Passaram a formar uma unidade política por meio da criação das 12 tribos (Os doze filhos de Israel), distribuídas na Galiléia e na Judéia.

17 HEBREUS Pela necessidade de reconquistar Canaã, numa luta contra cananeus e filisteus, surgiu a organização política estruturada no juizado. Estava nascendo uma unidade política.

18 HEBREUS Juiz era o título dado aos heróis que no período entre Josué e Saul se levantaram como líderes de uma ou de várias tribos contra o domínio estrangeiro.

19 HEBREUS As histórias desses heróis são narradas no Livro dos Juizes, no qual se descreve a situação política e religiosa, bem como se expõe a teologia do livro

20 HEBREUS Foram juizes célebres: Gedeão, Sansão, Jefté e Samuel. Gedeão venceu osamonitas; Jefté venceu os amonitas; Sansão lutou contra os filisteus e Samuel venceu os filisteus.

21 HEBREUS O ultimo dos juises Samoel,ungio o primeiro o primeiro rei chamado Saul

22 HEBREUS O sucessor de Saul, Davi, consolidou o império e estabeleceu a capital em Jerusalém.

23 HEBREUS Com Salomão, filho de Davi, considerado o maior soberano de sua época pela sua sabedoria e seu senso de justiça

24 HEBREUS Com a morte de Salomão, o reino hebreu dividiu-se em dois: um ao Norte, Israel, com capital em Samaria, e outro ao Sul, Judá, com capital em Jerusalém.

25 HEBREUS Em 721 a.C., os assírios destruíram o reino de Israel. Por outro lado, o rei Ezequias, de Judá, pagou um extorsivo tributo aos assírios, evitando a invasão.

26 HEBREUS O Reino de Judá resistiu até ser conquistado pelos babilônicos de Nabucodonosor (587 a.C.). Boa par­te dos hebreus foi deportada para a Babilônia.

27 HEBREUS O exílio durou de 587 a.C. até 539 a.C., quando Ciro, rei dos persas, conquistou a Babilônia e libertou os hebreus.

28 HEBREUS Durante o período de cativeiro, os hebreus abandonaram a idéia da relação entre Jeová e seus problemas sociais, adotando a idéia do caráter transcendental de Deus. Durante a dominação persa (que durou mais de duzentos anos) os hebreus gozaram de relativa liberdade. Nesse período, o aramaico tornou-se a língua cotidiana na Palestina. Esse foi depois o idioma falado por Jesus e seus discípulos.

29 Com as conquistas de Alexandre, a região passou para o domínio grego.
HEBREUS Com as conquistas de Alexandre, a região passou para o domínio grego. Durante o século 1 a.c., a Palestina foi incorporada ao Império Romano.

30 HEBREUS Os hebreus destacaram-se, principalmente, na Filosofia, na Literatura, no Direito e na Religião (monoteísta baseada na fé em Jeová-Iavé), conhecimento este que chegou até nós por intermédio dos escritos da Bíblia, pela coleção de livros do chamado Antigo Testamento.

31 HEBREUS Os textos do AT (Antigo Testamento) anteriores a Jesus Cristo —foram escritos por autores diversos, a maioria em hebraico e alguns em aramaico.

32 HEBREUS O messianismo surgiu durante o período do Cativeiro da Babilônia, quando profetas, como saías, explicaram que os momentos difíceis se­riam recompensados com a vinda do Messias (o Ungido), que viria libertar os judeus

33 A Fenícia corresponde ao atual Líbano e parte da Síria
FENÍCIOS A Fenícia corresponde ao atual Líbano e parte da Síria

34 FENÍCIOS Até o terceiro milênio antes de nossa era, várias tribos, que falavam línguas semíticas, começaram a deslocar-se para o Norte, ao longo do Mar Mediterrâneo. Essas tribos fundaram várias cidades: Iigarit, Gebal (Biblos, em grego), Sídon e Sur (Tiro, em grego).

35 FENÍCIOS Os fenícios foram considerados os melhores navegadores da Antiguidade. Isso graças a uma situação geográfica favorável

36 CRETENSES A Ilha de Creta está situada no Mediterrâneo Oriental. Ao que parece, os cretenses eram de raça ariana e chegaram a Creta por intermédio das ilhas do Mar Egeu.

37 CRETENSES Segundo os especialistas, a civilização cretense ou minóica durou de 3000 a.C. a 1100 ao., atingindo o apogeu no período de 1700 a 1450 a.C.

38 CRETENSES Pré-palatina: de 3000 a 2000 a.C. Nesta época, os habitantes de Creta desenvolveram a metalurgia do cobre, do bronze, do ouro e da prata

39 CRETENSES Primeiros Palácios: de 2000 a 1700 aC. Um grande desenvolvi­mento econômico e um extraordinário progresso cultural, artístico e tecnológico

40 CRETENSES Os cretenses passaram a monopolizar o comércio no Mar Egeu, formando um verdadeiro império marítimo (talassocracia). Comercializavam vasilhas de cerâmica, azeite de oliva e madeira

41 MICÊNICOS Na Grécia Continental desenvolveu-se a civilização micênica, assim chamada por ser Micenas a cidade principal.

42


Carregar ppt "HEBREUS, FENICIOS, CRETENSES e MICÊNICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google