Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Psicoacústica Fenômenos da propagação do som
Fga. Pierangela Nota Simões
2
Propagação A propagação da onda sonora no mundo real não ocorre sem que ela encontrem em sua trajetória forças friccionais, que fazem com que a amplitude do som produzido diminua com o tempo e com a distância da fonte sonora
3
Propagação Se não houver no caminho da onda sonora nenhum obstáculo que se interponha a sua passagem, esta condição é denominada de transmissão em campo livre Ainda assim, a intensidade do som diminui progressivamente com o distanciamento da fonte que o gerou
4
Propagação Uma vez que haja um objeto na trajetória do som, parte dele será refletido, parte absorvido e o restante será transmitido, passando pelo obstáculo ou, até mesmo, contornando-o
5
Fenômenos A quantidade de som que é refletida, absorvida ou transmitida depende, essencialmente, das características físicas do obstáculo (meio), que determinam a resistência que ele irá oferecer à passagem das ondas sonoras
6
Reflexão Se uma onda sonora, propagando-se no ar, encontra uma parede rígida ela será refletida O ângulo da trajetória refletida é igual ao ângulo da trajetória incidente
7
Reflexão
8
Som refletido
9
Reflexão Sons refletidos são algumas vezes chamados de ecos ou ondas de reverberação, cuja diferenciação está apenas na distância do obstáculo em relação à fonte sonora
10
Reverberação O som refletido retorna à fonte num intervalo de tempo < que 1/10 de segundo (100ms) O obstáculo deverá estar situado a uma distância < do que 17 m
11
Reverberação É um fenômeno característico de recintos fechados, cujo controle é de suma importância em auditórios, teatros e estúdios
12
Reverberação
13
Reverberação Basílica de São Pedro: 10 segundos
Biblioteca Pública de Los Angeles: 25 segundos
14
Eco O som refletido retorna à fonte num intervalo de tempo > ou = a 1/10 de segundo (100ms) O obstáculo deverá estar situado a uma distância > ou = a 17 m É um fenômeno característicos de ambientes abertos
15
Eco
16
Som útil Som útil é o som resultante do som direto e do som refletido, cujo intervalo de discriminação está dentro de 1/20 de segundo ou 50ms
17
Som útil Quando um som refletido chega ao ouvido com uma diferença de 50ms do som direto, a cóclea ainda encontra-se bloqueada para receber o segundo som, que passa a ser um reforçador do som direto
18
Som útil Esse tempo de discriminação foi determinado empiricamente por Békésy, como sendo a constante de tempo do ouvido O tempo ótimo, em termos de som útil é de aproximadamente de 30ms
19
Som prejudicial Acima de 50ms, a cóclea começa a discriminar o som direto e o refletido Nesse caso, o som resultante é confuso e chamado de som prejudicial
20
Eco Acima de 100ms, a cóclea estará completamente desbloqueada, permitindo total discriminação entre o som direto e o refletido A relação entre o som direto e o som útil determina a nitidez ou a clareza da mensagem
21
Absorção Quando um material não apresenta rigidez suficiente para refletir o som, ele o absorve, deixando-o passar em parte para o outro lado e em parte dissipando-o dentro de sua estrutura Um material é absorvente quando oferece pouca resistência à passagem da onda sonora
22
Absorção Esse tipo de material é chamado de material absorvente ou absorvente acústico, e sua magnitude é dada pelo coeficiente de absorção (a), que representa a relação entre a energia absorvida e a energia incidente, expresso numericamente, variando de 0 a 1
23
Absorção 1 = toda a energia foi absorvida e nenhuma refletida
0 = toda a energia foi refletida e nenhuma foi absorvida O coeficiente de absorção é independente da intensidade da onda incidente
24
Reflexão X Absorção
25
Transmissão Quando ouvimos um som que vem do outro lado de uma parede que separa dois ambientes, dizemos que o som foi transmitido pela parede
26
Transmissão O som que nela incidiu fez com que ela vibrasse, tornando-se uma nova fonte sonora que transmite o som para os dois lados da parede
27
Transmissão O som é retransmitido
O som irradiado é na realidade o som gerado pela própria parede que, excitada pela fonte original, passa a vibrar, transmitindo o som para o lado oposto
28
Transmissão O ideal é que uma parede transmita a menor quantidade de energia sonora para outro recinto Uma parede que transmite pouco som é isolante Ex. parede que isola 30 dB: fonte de 70 dB – 30 dB = 40 dB transmitido para o outro lado
29
Materiais acústicos Tipo de material destinado a reter o som, absorvendo-o, para ser transformado em energia térmica e dissipado em seu interior
30
Isolante fibroso Transforma a energia sonora em calor.
Tem elevado coeficiente de absorção. Ex: fibra de vidro
31
Isolante poroso O som é refletido inúmeras vezes nos poros até que se dissipe Ex: isopor, espuma
32
Materiais acústicos As freqüências mais altas são mais difíceis de serem absorvidas porque o material se opõem a vibrações mais elevadas Nesses casos acontece uma atenuação e o som parece mais grave
33
Isolante acústico
34
Isolante acústico
35
Isolante acústico
36
Cabines acústicas São locais destinados a minimizar efeitos como reflexões e reverberações Em cabines destinadas a testes auditivos o limite do som dentro do seu interior é de 30 a 35 dB No caso dos estúdios de gravação é de 24 dB
37
Refração É a variação na direção de propagação da onda sonora, devido a uma variação da velocidade do som em diferentes meios
38
Refração Pode acontecer também quando a onda encontra mudanças nas condições de um meio Velocidades do som: ar (340 m/s) água (1407 m/s)
39
Refração 1: ar quente próximo da superfície terrestre e ar frio mais acima. A velocidade do som no ar quente é maior. A onda sonora é desviada para cima. 2: situação de temperatura do ar é oposta, e assim o som é curvado para baixo
40
Difração É a mudança na direção de propagação da onda sonora
A onda sonora pode desviar ou contornar um obstáculo
41
Difração
42
Difração É uma característica da própria onda
Ondas sonoras de baixa frequência contornam mais facilmente os objetos do que as ondas sonoras de alta frequência Este fenômeno permite-nos ouvir sons sem saber onde está a fonte sonora
43
Orifício menor do que o comprimento de onda
A maior parte da onda é refletida. A pequena parte que atravessa a parede pelo orifício será irradiada em todas as direções, como se fosse uma nova fonte de som.
44
Orifício maior do que o comprimento de onda
Transmissão sem perda de intensidade.
45
Obstáculo menor que o comprimento de onda
A onda sonora circunda o obstáculo e recupera a sua frente de onda. A sombra acústica é desprezível
46
Obstáculo maior que o comprimento de onda
Sombra acústica quase perfeita. A frente de onda e a intensidade do som refletido são iguais às que surgiriam se a fonte de som S fosse colocada na posição da sua imagem
47
Ressonância Todo sistema elástico possui uma freqüência natural de vibração. Se uma fonte sonora emitir uma onda cuja freqüência coincida com a do sistema, dizemos que os dois entraram em ressonância Assim, o sistema elástico pode ser induzido, por acúmulo de energia, a efetuar oscilações de amplitude muito superior à da fonte que o excitou
48
Ressonância A amplitude de vibração depende da proximidade da freqüência da força aplicada à freqüência natural do sistema elástico. À medida que nos afastamos da freqüência natural para qualquer direção, o sistema torna-se menos responsivo às freqüências situadas abaixo ou acima de sua freqüência natural, tendo conseqüentemente uma redução nas amplitudes de vibração destas freqüências
49
Cristal
50
Ponte de Tacoma
51
Efeito Doppler O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador
52
Buzina de carro
53
Efeito Doppler
54
www.simoes.pro.br pierangela@simoes.pro.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.