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IFET – Sudeste de Minas Serviços Públicos Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves.

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Apresentação em tema: "IFET – Sudeste de Minas Serviços Públicos Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 IFET – Sudeste de Minas Serviços Públicos Por Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves

2  Promover o contato do aluno com os aspectos relacionados aos Serviços Públicos dentro da organização, permitindo que ele, através da interatividade, possa adquirir conhecimento sobre essas atividades.

3 * Compreender as funções administrativas de dentro de um setor público; * Desempenhar atividades no setor público, conhecer sua estrutura hierárquica, suas fontes e aplicações de recursos da administração pública, além da legislação referente a esse trabalho; * Executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, as finanças e atendimento ao público.

4 Curso Técnico Serviços Públicos O Técnico em Serviços Públicos será qualificado para entender as funções administrativas, identificar e relacionar fluxo de informações e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico em instituições da administração pública, sendo estimulado a conduzir suas ações com postura ética e com visão holística do processo político-administrativo.

5 Curso Técnico Serviços Públicos O curso, que tem como finalidade formar profissionais com capacidade técnica, senso crítico e responsabilidade social no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e atividades assemelhadas de interesse da comunidade, prepara os profissionais para compreender e executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e atendimento ao público.

6 Àrea de Atuação  Departamentos e Secretarias das Prefeituras Municipais, nos órgãos Estaduais e Federais.  Em atividades nas áreas: administrativa, econômica, fiscal e tributária, de controle interno, recursos humanos, saúde, conselhos, e outras áreas da administração pública.

7 O Técnico em Serviços Públicos deverá possuir as seguintes competências: · Executar serviços nas áreas de recursos humanos, patrimônio, logística, sistemas de informações, tributos, finanças. · Realizar atendimento ao público. · Fornecer e receber informações sobre bens e serviços. · Organizar e manusear documentos variados. · Executar serviços gerais de malotes. · Organizar e executar eventos promovidos pelo poder público, atentando-se para as leis federais de cerimonial público. · Executar procedimentos que promovam a participação social. · Preparar relatórios e planilhas · Atuar na área de compras e licitações · Assessorar políticos e gestores públicos. · Aplicar os processos de comunicações formais utilizados pela administração pública.

8 Os egressos do curso Técnico em Serviços Públicos poderão atuar nos departamentos e secretarias das Prefeituras Municipais, nos órgãos Estaduais e Federais. Assim, os egressos do Curso estarão aptos a atuar nas atividades como algumas relacionadas a seguir nas áreas: administrativas, econômica, fiscal e tributária, controle interno, recursos humanos, saúde, conselhos, e outras áreas da administração públicas.

9 Os Responsáveis Coordenadora do Curso Professora Silvia Nascimento Coordenação NEAD Professor Aluísio de Oliveira

10 Os Professores Profª Juliane Silva Ribeiro Profº Gilberto de Castro Timotheo Profª Zilda Cristina Ventura Gonçalves

11 O Ensino Online (ou Educação a Distância - EaD) necessita obrigatoriamente de “novos comportamentos de aprendizagem” além de novos formas de estímulos. Temos à disposição vários recursos tecnológicos e somos “convidados a desenvolver mais e mais nossas habilidades de ver, ouvir, sentir e expressar” para podermos compreender melhor. Não é só o mundo que muda, nós também devemos fazê-lo.

12 Vivemos na era da Informática. Toda e qualquer coisa hoje, envolve microcomputadores de alguma forma. As novas tecnologias podem ser encontradas em tudo, numa velocidade de atualização estupenda. Hoje há “canetas” teclado, “mesas” e “telas” interativas, ao alcance de um simples toque de dedos. Mesmo o conceito de telefone mudou: há aparelhos onde a função “telefone” é só uma de muitas. Essa realidade mudou a forma de aquisição e o modo de transmissão do conhecimento, e a prova é que estamos aprendendo juntos com o uso de um AVA (ambiente virtual de aprendizado).

13 Temas Hora Teoria e prática Semestre Conhecendo o AVA Moodle Conhecendo os atores “Quem é você, quem somos nós” 60 Março/Abril 2012 Gestão do Tempo e Netiqueta Informações sobre o IFET e o Curso. 60 Abril 2012 Aprendendo a Aprender Pesquisas na Net/Web 60 Abril 2012 Total180 Módulo de Acolhimento Módulo de Acolhimento

14 1 e 2º Trimestres DisciplinaHoraSemestre Ética no Setor Público401º Trimestre 2012 Informática Aplicada601º Trimestre 2012 Noções de Administração Pública601º Trimestre 2012 Noções de Direito Administrativo402º Trimestre 2012 Gestão e Redação de Documentos602º Trimestre 2012 Gestão das Relações Interpessoais402º Trimestre 2012 Total300

15 3 e 4º Triestres DisciplinaHoraSemestre Noções de Contabilidade Pública603º Trimestre 2012 Protocolo e Cerimonial203º Trimestre 2012 Noções de Direito Tributário403º Trimestre 2012 Sustentabilidade e Urbanismo403º Trimestre 2012 Patrimônio Público404º Trimestre 2013 Gestão de Recursos Humanos404º Trimestre 2013 Marketing Público404º Trimestre 2013 Ações Públicas e Gestão Social404º Trimestre 2013 Total320

16 DisciplinaHoraSemestre Responsabilidade Fiscal405º Trimestre 2013 Gestão de Projetos405º Trimestre 2013 Estatística Aplicada605º Trimestre 2013 Licitações206º Trimestre 2013 Orçamento Público606º Trimestre 2013 Gestão Participativa206º Trimestre 2013 Contratos e Convênios na Administração Pública406º Trimestre 2013 Total280 5 e 6º Trimestres

17 7º Trimestre 7º Trimestre Disciplina Hora Semestre Estágio º trimestre de 2013 Total Total Carga Horária do Curso Horas Teoria 980 Estágio 360 Total Total

18  O professor Sebastião Sérgio é o responsável.  O estágio poderá ser iniciados a partir do 4º Trimestre do Curso (50% do curso).  O Estágio poderá ser prestado em campos de atuação da administração pública direta ou indireta.  O aluno deverá cumprir 360 horas de estágio.  A avaliação será feita mediante Relatório de Estágio.  O relatório considerará os critérios de conteúdo, ortografia, apresentação (digitação) e formatação.

19  A efetiva participação do aluno será avaliada na plataforma Moodle, através de pontos semanais, totalizando 40 pontos ao final do módulo.  A avaliação final presencial será realizada no Pólo ao final do módulo e terá o valor de 60 pontos.  Algumas disciplinas serão avaliadas como uma única disciplina.

20 Avaliações realizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: 40 pontos Avaliação presencial escrita realizada no Pólo no final do módulo: 60 pontos. Cada semana terá um valor de pontos atribuídos à avaliação de suas atividades. Diversos recursos poderão ser utilizados quando se fizerem necessários para o perfeito aprendizado. Os alunos serão avaliados por meio de atividades a distância (até 40 pontos) e prova presencial (até 60 pontos) totalizando 100 pontos por Disciplina.

21 As aulas das disciplinas serão postadas semanalmente. As atividades, fóruns e etc serão postados toda segunda-feira às 00h05min e finalizarão toda quarta-feira da semana seguinte às 23h55min. O desempenho nas atividades da sala de aula virtual Moodle será pontuado e irá compor a média final na conclusão do curso junto com a avaliação presencial.

22  O aluno que não for aprovado nas condições anteriores, fará uma prova final, presencial, a ser realizada no término do curso no período de ajustes (previsto no Calendário Geral). Essa prova tem o valor de 100 pontos, devendo o aluno obter uma nota que somada ao total de pontos obtidos anteriormente no curso (plataforma + presencial), dê a média de 60.  Nossa disciplina é composta de aulas que possuem uma carga de leitura considerável e, na maioria das semanas, trabalharemos com duas aulas. Evitem deixar acumular. Acessem sempre.  Todas as atividades propostas dependerão da leitura dos textos aula e, por isso, é aconselhável uma organização para que os textos sejam lidos e os exercícios realizados.

23 Plataforma Moodle Prova Presencial TOTAL 100 pontos 40 pontos60 pontos A Aprovação: Será computada a média do somatório das notas das atividades presenciais e online (plataforma) que deverá atingir o mínimo de 60 pontos. Questionários Tarefas Fóruns Chat Blog Wiki Glossário São algumas das formas de avaliação utilizadas pelos professores e professores-tutores. Uma prova com 10 questões com um valor de 6 pontos cada questão (pode haver variações) de um total de 20 questões online aleatórias


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