A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música."— Transcrição da apresentação:

1 Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música

2 Modelo  Modelo

3 Alunos :  Ana Angélica  Flávio  Kenya  Ramon GRUPO 1

4 Introdução  A reflexão de Pedagogia Musical por Kraemer foi motivada pelo fato dos estudos existentes na área apresentarem um conteúdo limitado.  O autor atribui à pedagogia musical a apropriação e transmissão entre pessoa (s) e musica(s).  A pedagogia musical trabalha em toda prática musico - educacional realizada em ambientes escolares, não escolares e em toda cultura musical em processo de formação.

5 Introdução  Apesar de um consenso sobre o conceito de pedagogia-musical, ainda fica o questionamento de quais dimensões e funções o conhecimento pedagógico musical pode abranger.  É impossível tratar a relação entre pessoa (as) e música(s) sem relacioná-las com a filosofia, pedagogia, sociologia, ciências políticas, história.  A relação da Pedagogia musical com a musicologia se da pelo objeto estético, a música.

6 Aspectos filosóficos  A filosofia procura a essência, o motivo e o sentido do ser e a posição do homem no mundo.  Pelo pensamento filosófico é possível a reflexão sobre a percepção dos sentidos e conhecimento. Há também uma ocupação com o Belo e Feio nas artes, com a música como meio de pensar e sentir.

7 Aspectos filosóficos  Reinhard Schneider (1987) chamou a atenção para o fato de que a pedagogia da música como ciência básica, como instância crítica e como perspectiva, depende da antropologia. Segundo ele é a antropologia a responsável pela ponte entre as musicologias.  A estética ocupa-se com a percepção, de conceitos abstratos e de efeitos e funções da arte.  Como ciência a pedagogia da música deve refletir sobre suas possibilidades e limites, tarefas especiais e estruturas no conjunto das ciências.

8 Aspectos históricos  História se define como toda contribuição humana, onde nós próprios reconstruímos a partir de material disponível. Dentre vários aspectos destacamos a musicologia histórica e a pedagogia histórica;  O ensino musical prático e teórico acontece no tempo presente mas ligadas as gerações anteriores.  Descrevendo a prática músico educacional observa- se que não somente é pensado mas também realizado e o desenvolvimento do pensamento diferencia o conteúdo pedagógico musical.

9 Aspectos históricos  Considerando a história política de um dado período observa-se um modelo dominante culturalmente condicionada economicamente.  Na situação atual consideramos a origem, continuidade e mudanças de idéias, conteúdos e situações comparando com situações parecidas no passado.  Investigando a ação pedagógico-musical no passado contribui para o reconhecimento do homem como ser cultural.  Comportamentos espaciais recebem atenção e não somente temporais pois os sentidos das ações humanas são revelados.

10 Alunos :  Denise  Elizeu  Weider GRUPO 1

11 O conhecimento pedagógico-musical  Não se encontra exclusivamente dentro dos institutos científicos;  Diz respeito às pessoas que transmitem conhecimentos e habilidades próprios da música.

12 Saber pedagógico musical (Idéias pedagógicas X Idéias estético-musicais)  Sigrid Abel-Struth: redução das tarefas pedagógicas à aquisição de conhecimentos;  Christoph Ritchter: relacionamento e experiência com a música;

13 Saber pedagógico musical (Idéias pedagógicas X Idéias estético-musicais)  H. J. Kaiser: funções à pedagogia da música 1. Entendimento (o que ocorre no fenômeno da aquisição musical); 2. Aplicação (como podem ocorrer os processes de aquisição musical); 3. Causa (como promover os processos de aquisição).

14 Modelo Estrutural pedagógico-musical

15

16 Modelo  Modelo


Carregar ppt "Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google