A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terapias Orientais na Estética

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terapias Orientais na Estética"— Transcrição da apresentação:

1 Terapias Orientais na Estética
Medicina Tradicional Ayurveda Medicina Tradicional Chinesa

2 Definição de Estética Platão - uma união inseparável entre o belo, a beleza, o amor e o saber.  Aristóteles - simetria, composição, ordenação, proposição, equilíbrio.  Immanuel Kant - um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.  Georg Hegel - ciência que estuda o belo, conferindo a estética à categoria de ciência filosófica.  Para mim a beleza vem de um equilíbrio físico, mental e espiritual que se expressa na forma do ser em questão. Uma visão holística típica do terapeuta oriental que ocidentalmente podemos compreender pela contemporaneidade da física quântica e seus incompreendidos precursores. 

3 Biofísica Quântica unindo as Terapias Orientais
As terapias orientais são basicamente fisicas, pois funcionam dentro dos princípios da biofísica ou seja funcionam com um sistema de freqüências que sintonizam nas células e as fazem reagir orientadamente. É bom que se saiba que na fisica quântica, os átomos formam moléculas, que formam uma célula, que formam um tecido são ondas freqüênciais, ou seja são receptivos e interagem frequencialmente. Uma combinação de tecido formam orgãos que combinados formam um Ser Humano.

4 Biofísica Quântica O Ser Humano é um ser interativo e receptivo no seu meio comandado pela sua mente, que é um sistema biofísico. Resumindo, o pensamento, a vontade, as emoções, os sentimentos, são sistemas biofísicos que são gerados pela mente. Como disse o Premio Nobel de Medicina de 1991, Dr. Bert Sackman: "a biofísica é o sistema primário e a bioquímica é o sistema secundário do Corpo Humano, portanto, se a biofísica não estiver funcionando, a bioquímica não funcionará".

5 Charles Darwin Em 1859 o britânico Charles Darwin lançou a sua teoria sobre a evolução das espécies

6 Michael Faraday e James Clerk Maxwell
No século XIX, através de Michael Faraday e James Clerk Maxwell, foram criadas as principais teorias sobre o eletromagnetismo A atração eletromagnética e eletrostática estão presentes em todas as reações físico-químicas A água é formada a partir de campos eletromagnéticos, onde os íons hidrogênio e oxigênio se completam e se unem.

7 Max Planck Em 1900, Max Planck o idealizador do modelo dos “quanta de energia” - Quantum energético, quantidade elementar, indivisível, de energia eletromagnética . Referindo-se à luz, é o mesmo que fóton. Que mais tarde teve o complemento genial de :

8 Albert Einstein Albert Einstein (1905) ao publicar sua Teoria Geral da Relatividade A Física Quântica ensina que nada é fixo: tudo é energia vibrante e em mutação. Toda intenção, todo desejo cria vibrações no campo quântico

9 luz e eletromagnétismo
Trabalhos desenvolvidos com mecânica quântica houve uma surpreendente revelação: A luz e outras formas eletromagnéticas ora se comportam como se fossem constituídas por partículas, ora agem como se fossem ondas que se expandem em todas as direções. Esta teoria deu uma instabilidade à temporalidade. Os átomos em níveis subatômicos só poderão ser considerados como interconexões dinâmicas de energia.

10 Albert Einstein e a meditação
Albert Einstein observou os efeitos da meditação e das reações emocionais na grande rede cósmica, e assim pronunciou: "O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrar dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa libertação e o alicerce de nossa do segurança interior”

11 De Eisnstein a Shakespeare
através conhecimento da inteligência cósmica, ponto de partida para todos os fenômenos físicos e metafísicos. “Não pode existir um universo sem mente, pois a consciência é parte do universo. A mente molda a própria coisa que está sendo observada. A imaginação é tudo. Ela é uma prévia das próximas atrações que vão ocorrer ao nosso redor. A imaginação envolve o mundo”. Shakespeare não estava sendo metafórico quando escreveu: “ Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos”.

12 O Ayurveda e a física quântica
filosofia Samkhya - a filosofia pré-védica classifica e estuda todo o processo da manifestação do universo. energia agregadora de tudo que existe no universo conhecida como: “Consciência Cósmica” A energia que produz o pensamento, possui a propriedade de conseguir interagir e acionar a matéria física.

13 Pólos opostos Conhecimento Védico :
Energia masculina (Purusha) e energia feminina (Prakriti). O principal fundamento do Veda é suprir a compreensão da nossa singularidade rumo ao Uno. A compreensão que hoje e compreendida a partir dos conhecimentos da física. Explica toda a ordenação do universo.

14 Terapia Ayurveda Sistema tradicional de saúde
O homem é um microcosmo, um universo dentro de si mesmo Cinco elementos básicos presentes em toda matéria existem também dentro de cada indivíduo. Considerada a mãe da medicina como a medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

15 doshas todas as pessoas recebem da natureza um molde, chamado pakriti, ou tipo de corpo. são denominados doshas três elementos constitucionais – vata, pitta e kapha

16 Biótipos de Doshas - Vata - Movimento/ar corporal (energia sutil que governa o movimento biológico). A partir dos elementos Éter e ar é formado Vata. - Pitta - Fogo/calor corporal (manifesta-se como o metabolismo do corpo). A partir dos elementos fogo e água é formado Pitta. - Kapha - água biológica (consolida os elementos do corpo, fornecendo o material para a estrutura física. Mantém a resistência do corpo). A partir dos elementos terra e água é formado Kapha.

17 Como saber seu dosha Como saber seu dosha :

18 Nadis Nadis. São canais de fluxo da energia vital (prana) semelhantes aos meridianos da elementologia chinesa. Os pontos de interseção marma A terapia marma faz parte da massagem ayurveda até hoje. os nadis são diretamente ligados aos órgãos, são ligados aos chakras.

19 Chakras Chakra = significa roda
São centros especializados de energia situados ao longo do nosso corpo Por eles o prana é absorvido e distribuído por nossas células, órgãos e tecidos do corpo Influenciam-se pela personalidade e por nossas emoções. A linguagem dos chakras vale-se do símbolo para designar diferentes estados mentais, emoções, glândulas endócrinas, órgãos, cores, sons, etc . A doença pode estar presente num dos órgãos de um chakra se o movimento condicionado do prana correlacionado ficou de algum modo estagnado ou bloqueado.

20 Tipos de tratamento O mais importante de todos é a Rotina da Vida.
Terapias de desintoxicação profunda :Panchakarma Aplicada quando o corpo se encontra com excesso de toxinas (AMA).   Na visão ayurvédica, um excesso ou deficiência das características indica a contaminação dos tecidos (dhatus) com consequentes alterações patológicas no corpo físico.

21 Massagem Ayurveda ou Abhyanga
Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo. O óleo ao penetrar a pele nutre os tecidos (dhatus) e as toxinas são liberadas.

22 Medicina Tradicional Chinesa
Mais de anos. “Saúde não é só ausência de doença, mas sim o equilíbrio harmônico do ser humano como um todo.” Maciocia : “Corpo e mente não são vistos como um mecanismo, mas como um círculo de energia e substâncias vitais interagindo uns com os outros para formar o organismo” Se integra com a natureza, de maneira que as mudanças ambientais podem direta ou indiretamente afetá-lo.

23 yin e yang a manutenção do perfeito equilíbrio entre yin e yang resulta numa igualmente perfeita saúde física, mental e espiritual. O yin e o yang são pólos de uma mesma coisa, forças opostas, porém complementares.

24 Cinco Elementos O sistema dos cinco elementos que compõe a medicina chinesa: água, madeira, fogo, terra e metal, rege os padrões de funcionamento do corpo e estão associados a cores, sabores, sons, órgãos e funções do corpo e da mente. Eles são interdependentes e estão em constante movimento. Os meridianos e colaterais estão distribuídos por todo corpo humano, ligando os órgãos internos zang-fu aos vários tecidos e órgãos da porção superficial do corpo para fazer do corpo uma integridade orgânica.

25 Correlações Tecnicas Gônadas Ácido / Azedo ELEMENTO MADEIRA FOGO TERRA
METAL ÁGUA Tecnicas GLÂNDULA Gônadas Pituitária (Hipófise) Timo Tiróide Adrenais endocrinologia SABOR Ácido / Azedo Amargo Doce Picante / Pungente Salgado Fitoterapia Nutrição EXPRESSÃO / EMOÇÃO RAIVA / REATIVIDADE ALEGRIA RUMINAÇÃO PREOCUPAÇÃO PESAR / TRISTEZA MEDO Psicologia Florais TECIDOS Olhos, unhas, ligamentos, tendões (músculos), nervos  Língua, orelha (ext.), artérias, vasos Boca, lábios, gengivas, músculos, colágeno, carne e gorduras, resistência dos vasos Nariz, pele, tecidos orgânicos, poros, cabelos (pêlos), linfa  Ouvido (int.), ossos, dentes, medula, cérebro, coluna espinhal, ânus, uretra, ovários e testículos Itens de Anamnese ODORES Rançoso Queimado Aromático Apodrecido Pútrido Aromoterapia VITAMINAS A, B12 B3, B5, C B1, B6 E D Ortomolecular MINERAIS Cobre e Ferro Sódio, Potássio Manganês e Zinco Fósforo Magnésio e Cálcio COR Verde / azul Vermelho Amarelo dourado prata / dourado Preto – Azul escuro Cromoterapia

26 Acupuntura A acupuntura trata as doenças por meio de agulhas, que inseridas em determinados lugares do corpo ( pontos de Acupuntura ), e aplicando certos meios de manipulação, restabelecendo o equilíbrio energético e revertendo o estado que levou a doença invertendo o processo energético da enfermidade gerada pelo próprio desequilíbrio de energia. A Acupuntura atua pela estimulação do fluxo de energia do corpo, permitindo que o corpo se equilibre e cure a si mesmo.

27 acupuntura no tratamento da obesidade
Fatores emocionais, tais como o stress e o excesso de preocupação sem necessidade levam ao aumento de peso.  Observou-se que a aplicação de acupuntura em obesos aumenta a excitabilidade do centro dos núcleos ventromedial do hipotálamo relacionado com a saciedade da fome e da sede e tranqüilidade isso influencia o tônus no músculo liso do estômago e aumentado, assim suprimindo o apetite.

28 Reações Endocrinas na Acupuntura
O aumento da serotonina realça a movimento intestinal. Controla também o stress e a depressão através da produção de endorfinas e de dopaminas. O aumento em níveis do plasma de beta-endorfinas após a aplicação da acupuntura pode contribuir à perda do peso de obesos mobilizando os depósitos da energia do corpo.

29 Efeitos da Acupuntura Obesidade simples devido ao processo de regulação neuroendócrina da acupuntura Reajustando o centro de alimentação do hipotálamo - ativando o metabolismo estimulando o catabolismo lipídeo, o que reduz conseqüentemente o peso. Livre de efeitos colaterais.

30 Microsistemas Os microsistemas podem ser usados com as Técnicas da acupuntura ou tonificação e sedação do shiatsu com grande êxito.

31 Fitoterapia Na China, surgiram os primeiros registros da fitoterapia em 3000 A.C. foram descritas as propriedades do ginseng e da cânfora. Fitoterapia - uma única erva para trata diferentes males ao mesmo tempo. às vezes, diferentes partes de uma mesma planta servem para tratar diferentes males. Cuidado ervas tóxicas e combinações de ervas que não são aconselhadas. As diferentes maneiras de preparo de plantas medicinais são: cataplasmas, xaropes, ungüentos, infusões (chás), sucos, compressas, banhos e cápsulas.

32 Fitoterapia no Tratamento
Bardana – excelente para tratamento da acne Cartamo – trata obesidade Garcinia – trata obesidade Omega 3 – colesterol LDL Óleo de Linhaça – controle hormonal

33 Terapia dos Florais Edward Bach foi um médico inglês especializado em bacteriologia e imunologia que, através de sua observação, percebeu: que o mesmo tratamento aplicado nas mesmas enfermidades em pacientes diferentes não era eficaz pacientes com temperamentos semelhantes melhoravam com o mesmo remédio. Tornou-se evidente para ele que a personalidade era mais importante que o corpo físico. Com a carreira médica consolidada, ele partiu para o campo em busca de novos remédios e, entre 1930 e 1934, descobriu os 38 florais e escreveu os fundamentos de sua nova Terapia. E essencial compreender que o homem tem dois aspectos: um espiritual e um físico, e que dos dois, o físico é infinitamente menos importante”.

34 Ele dividiu os florais em sete categorias:
1ª : Para os que tem medo: ROCK ROSE / MIMULUS / CHERRY PLUM ASPEN / RED CHESTNUT 2ª : Para indecisão: CERATO / SCLERANTUS / GENSIAN GORSE /HORN BEAN / WILD OAT 3ª : Para falta de interesse pelas circunstâncias atuais: CLEMATIS / HONEY SUCKLE / WILD ROSE WHITE CHESTNUT / OLIVE / MUSTARD CHESTNUT BUD 4ª : Para solidão: WATER VIOLET / IMPATIENS / HEATHER 5ª : Para sensibilidade excessiva a influências e opiniões alheias: AGRIMONY / CENTAURY WALNUT / HOLLY 6ª : Para os que estão desesperados e abatidos: LARCH / PINE / ELM SWEET CHESTNUT / STAR OF BETHLEHEN WILLOW / OAK / CRABB APPLE 7ª : Para os que tem preocupação excessiva com o bem estar dos outros: CHICORY / VERVAIN / VINE BEECH / ROCK WATER

35 Uso dos Florais Californianos na Estética
Chamomile - indicado para tratamento da rosácea. Melhora as irritações da pele em geral. Deve ser usada em creme ou gel. Lavender - pode ser usada em massagens (em creme ou loção) para relaxar, além de suavizar a pele. Arnica - ajuda a aliviar pancadas, hematomas e regenera tecidos em caso de acne.

36 Aromaterapia É um ramo da Fitoterapia que consiste no tratamento de doenças através do uso de aromas vegetais conhecidas como óleos essenciais. Para se obter óleos essenciais, existem varias maneiras, mas a mais usada é através de destilação à vapor. O rendimento geralmente é muito baixo, sendo necessário, mais ou menos, 200 kg da planta para obter 1 lt de óleo essencial. A Aromaterapia é usada principalmente nos casos de doenças infecciosas, devido aos poderes anti-séptico, bactericida, antibiótico, antifungicida e antiparasitário. Mas, conforme o caso, podem apresentar outros benefícios: melhora a circulação, hiper e hipotensivas, tonificantes, estomacais, hormonais, cicatrizantes e outras.

37 Aromoterapia no tratamento
Alecrim: estimula a memória e o bom humor. Trata dores musculares e resfriados. Em cosméticos, combate a queda de cabelos e rejuvenesce a pele; Camomila: Calmante e sedativo, combate a insônia; Jasmim: Estimula a energia sexual. Ótimo para massagear músculos contraídos. Usado em cosméticos para pele seca, sensível ou irritada; Cânfora: alivia o estresse físico e restaura a energia do corpo. Indicado para massagem Sândalo: ajuda a pele a se manter úmida e com aparência jovem; Citronela: repelente de insetos é estimulante e tem ação tonificante na transpiração excessiva da pele e na oleosidade;

38 Cromoterapia A cor é utilizada para curar e ajudar muitas pessoas doentes e estressadas. Nosso corpo absorve a energia das cores pela vibração que elas emanam. Todos os órgãos, sistemas e funções do corpo, são conectados a centros de energia principais. Todas as pessoas têm 7 centros de energia, chamados Chakras, e cada centro corresponde a uma das sete cores energéticas. A cromoterapia produz mudanças na Aura utilizando diferentes técnicas: a base de lâmpadas de cores diferentes; a partir da água energizada pelos raios solares em recipientes de diversas cores; à base dos alimentos e suas diferentes cores; tratamentos baseados em exercícios de auto- equilíbrio e visualização de cores.Vestuário- as cores das roupas que usamos e a influência em nossa personalidade.

39 Cromoterapia na Estética
COR Características Óleos Relacionados Observações VIOLETA Cor da transmutação, útil em pessoas resistentes às mudanças do cotidiano. Preventivo de processos infecciosos. Auxilia a meditação e elevação Canela, Laranja, Flor de Laranjeira, Citronela, Sândalo SÉTIMO CHAKRA – CORONÁRIO (SAHASRATA) Cor – Branca, violeta. ANIL ligado à intuição e assuntos da mente Cedro, Lavanda SEXTO CHAKRA – FRONTAL ou 3º OLHO (AJNA) Cor – violeta, índigo, roxo. AZUL -Distúrbios do sono / Agitação (inclusive mental), Tensão muscular e Stress. -Quando se busca a paz no ambiente -Ligado à fala (sapos engolidos; dificuldade para se expressar) Lavanda, Néroli, Almíscar, Sândalo QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO (VISHUDDHA) Cor – azul, turquesa, prateado.

40 Cromoterapia na Estética II
VERDE Cor da Saúde, é excelente para problemas orgânicos. Muito eficaz quando há histórico de problemas digestivos e no sistema nervoso. Menta, Limão, Lemongrass QUARTO CHAKRA – CARDÍACO (ANAHATA) Cor –rosa, verde. AMARELO Útil em tratamento de problemas ósseos. Concentração mental e fixação de informações (excelente cor para estudantes) Patchoully, Laranja, Pinho, Cravo, Gerânio TERCEIRO CHAKRA – PLEXO SOLAR ou ESTÔMAGO (MANIPURA) Cor – amarelo, dourado. LARANJA Ligado aos órgãos sexuais e rins, estimula o apetite e digestão. Aplicado em problemas cardíacos Citrus, Herbal SEGUNDO CHAKRA – UMBILICAL (SUADHISHTHANA) Cor – laranja, pode ser usado multicolorido com predominância do amarelo.

41 Cromoterapia na Estética III
ROSA Sendo a cor do Amor Universal, é excelente para ambientes com pessoas tristes, deprimidas e angustiadas. Rosa, Ylang-Ylang, Sândalo QUARTO CHAKRA – CARDÍACO (ANAHATA) Cor – rosa, verde VERMELHO -Aumenta a atividade física das pessoas e seus órgãos. -Estimula o desenvolvimento e alívio das funções respiratórias em crianças. -Eficaz em distúrbios relacionados à pele e sangue. Eucalipto, Palmarosa, Pinho, Gerânio PRIMEIRO CHAKRA – BÁSICO (MULADHARA) Cores – preto, vermelho, fumê. Antídoto – verde ou azul. Para o tratamento utilizamos os conhecimentos da ciência ocidental, Ayurveda e Chinesa em conjunto.

42 Terapia Ortobiomolecular Quântica
O termo ortomolecular provém de duas palavras gregas, orto (equilíbrio) e molecular (das moléculas). A Terapia Ortomolecular tem como objetivo básico compreender as interrelações bioquímicas que ocorrem em nosso organismo. A Terapia Ortomolecular hoje em dia tem uma variante que é a Terapia Ortobiomolecular Quântica que tem uma visão mais energética da saude.

43 Ortomolecular na Estética
Vitamina A: antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos.   Vitaminas do complexo B: antioxidantes, retardam o envelhecimento e beneficiam pele, cabelos e unhas.   Vitamina C: protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.   Vitamina E: antioxidante, atua na membrana celular e protege a ação da vitamina C. Sua capacidade de reter água deixa a pele macia e hidratada e ajuda a prevenir o surgimento de linhas finas de expressão e atenuar as já existentes. Colágeno: a carência deste aminoácido provoca flacidez na pele, queda de cabelos e enfraquecimento das unhas.  Cálcio: sua deficiência torna os cabelos finos e quebradiços e deixa as unhas fracas.  Cobre: ajuda a combater a queda de cabelo e as manchas no corpo, é antioxidante e atua no formação de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele.  Ferro: sua carência pode resultar em unhas e cabelos fragilizados.  Magnésio: atua em sinergia com o zinco para energizar e tonificar a pele. Também é essencial na formação de proteínas, como a queratina.

44 Ortomolecular na Estética II
Potássio: é importante para manter a flexibilidade e a hidratação dos fios. Selênio: antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos e no combate à caspa. Silício: fortalece o cabelo e estimula o seu crescimento. Também contribui para formar colágeno e elastina. Zinco: aumenta a ação de enzimas, que combatem os radicais livres; dá força aos cabelos e às unhas; reduz as linhas finas de expressão e ajuda no tratamento da acne. Ômega-3: neutraliza as agressões externas, protege os vasos sangüíneos e diminui o ressecamento  Polifenóis: combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sangüíneos. Para começar um bom tratamento o terapeuta Ortobiomolecular Quântico faz uma desintoxicação e elimina parasitas para um posterior equilíbrio molecular.

45 Reiki Uma técnica japonesa para a canalização de Energia Vital Universal. É uma Terapia Energética Natural que além de ativar glândulas, órgãos, sistema nervoso e imunológico, auxilia no tratamento do estresse e da depressão. Por tratar o estresse, o Reiki está se tornando muito conhecido e usado em todo o mundo. É ainda excelente para o alívio de dores e para todos os tipos de doenças físicas e mentais. A beleza do Reiki está na sua integralidade e simplicidade. Reiki é um método científico de cura reconhecido pela OMS.

46 Reiki na Estética Consegue canalizar a energia de uma forma que ela acelera o seu organismo e metabolismo em até 3 vezes, queimando a gordura localizada e melhorando o organismo como um todo, e também acelerando a cicatrização e ajuda o corpo a eliminar as fibroses no pós cirurgia.

47 Do In Desenvolvida na China há aproximadamente 5000 anos, o Do In é uma automassagem que está relacionada com a energia do corpo. Pela sua teoria, a saúde está relacionada com a condição energética de nosso corpo e dos órgãos. Se houver deficiência de energia, é sinal de que a atividade de determinado órgão está baixa. Se ao contrário, o órgão projetar uma hiperatividade, é porque há excesso de energia.

48 Shiatsu O Shiatsu, (shi = dedo, atsu = pressão) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Segundo os orientais, existe no organismo uma energia vital dividida entre forças opostas complementares (Yin, Yang). A técnica consiste numa compressão suave em vários pontos dos meridianos ( caminhos de energia que percorrem o corpo ). Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.

49 Feng Shui Originou-se há cerca de anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Desde aquela época essa arte vem evoluindo como disciplina capaz de oferecer um sistema completo, ligando-nos intimamente à natureza e ao cosmo. Seus diagnósticos e sugestões são capazes de resolver quase todos os problemas de uma casa e das pessoas que nelas habitam. O Feng Shui visa harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, objetivando uma vida mais feliz e harmoniosa. O Feng Shui se funde hoje em dia ao conhecimento da modernissima radiestesia.

50 O que as terapias orientais adicionam a estetica?
Profundidade no tratamento Fisiologica Emocional Energetica

51 E para o esteticista? Possibilidade de tratamento
Qualificação profissional Aumenta seu valor de mercado Estilo no ambiente e no atendimento Uma nova visão da vida / lapida o terapeuta sem interferir em sua crença Comunicação energética

52 Considerações Finais Ética e moralidade e união


Carregar ppt "Terapias Orientais na Estética"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google