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Desafios do Novo Modelo de Educação Corporativa III Oficina de Educação Corporativa Brasília, 03/05/2005.

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1 Desafios do Novo Modelo de Educação Corporativa III Oficina de Educação Corporativa Brasília, 03/05/2005

2 A Universidade PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa

3 PRINCIPAIS DESAFIOS DA PETROBRAS PARA PRÓXIMA DÉCADA III Oficina de Educação Corporativa  Empresa integrada de energia, com forte presença internacional e líder na América Latina;  Corpo técnico e gerencial capacitado para superar as metas;  Foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental;  Excelência operacional, de gestão e domínio tecnológico;  Contribuição para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

4 III Oficina de Educação Corporativa ESTRUTURA BÁSICA DA PETROBRAS

5 ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE PETROBRAS UNIVERSIDADE PETROBRAS ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS GÁS E ENERGIA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ABAST ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS E&P ENGENHARIA E TECNOLOGIA CAMPUS SALVADOR/ TAQUIPE EXPLORAÇÃO PRODUÇÃO GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS GESTÃO EMPRESARIAL/ ECONOMICO- FINANCEIRA RESP. SOCIAL, SMS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMPUS RIO/SÃO PAULO SUPORTE À GESTÃO CAMPUS VIRTUAL SAP R/3 2 COORDENADORES 2 SUPERVISORES 2 COORDENADORES 3 SUPERVISORES 1 COORDENADOR 1 SUPERVISOR PROGRAMAS DE FORMAÇÃOÁREA INTERNACIONAL PERFURAÇÃO ESCOLA DE III Oficina de Educação Corporativa PÓS GRADUAÇÃO CENTRO DE ESTUDOS PÓS GRADUAÇÃO CENTRO DE ESTUDOS

6 A nova concepção da Universidade diante dos desafios estratégicos da PETROBRAS  A Universidade PETROBRAS é um sistema educacional, no qual os processos são vinculados às estratégias de negócio da Companhia;  É papel da Universidade contextualizar a união das ciências naturais com as ciências sociais e humanas dentro da cultura PETROBRAS, como empresa integrada de energia.  É papel da Universidade fomentar continuamente a evolução cultural da Companhia;  Cabe à Universidade estimular o desenvolvimento da consciência crítica e democratizar o acesso ao conhecimento junto aos seus diversos públicos de interesse;  É atribuição da Universidade criar as condições organizacionais para viabilizar o desenvolvimento das pessoas como diferencial da Companhia. III Oficina de Educação Corporativa

7 As Escolas e suas relações sistêmicas:  Relacionamento em rede com os comitês técnicos e demais orientadores corporativos das áreas de negócio, corporativas e serviços;  Relacionamento com os agentes de RH da Companhia;  Relacionamento com organismos nacionais e internacionais (universidades, centros de pesquisa etc.);  Relações matriciais das Escolas na Universidade PETROBRAS.

8  Unidade de metodologia, gestão, processos, identidade visual;  Mesma filosofia de prestação de serviços;  Respeito à diversidade local: regimes de trabalho, calendário, horários, aspectos culturais, legislação vigente etc. Estrutura multilocalizada, valorizando a diversidade local e mantendo a unidade:

9  56 Professores Permanentes: Doutores13 Mestres28 Especialistas15  500 Professores Internos Convidados  300 Professores Externos CORPO DOCENTE DA UNIVERSIDADE PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa

10  Cursos de Formação  Cursos de Aperfeiçoamento e Reciclagem (curta e média duração)  Especializações  Mestrados e Doutorados MODALIDADES DE ATENDIMENTO III Oficina de Educação Corporativa

11 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa

12  Química do Petróleo h  Engenharia do Petróleo 960 h  Geofísica do Petróleo782 h  Geologia do Petróleo728 h CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO  Curso de Geologia (CAGEO)480 h  Curso de Geofísica (CAGEF)480 h  Curso de Produção (CAPRO)480 h  Curso de Perfuração (CAPER)480 h  Curso de Processo de Separação (CAPROC)480 h  Curso de Transferência de Calor (CATRAN) 480 h  Curso de Processo Catalítico (CACAT)480 h CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO AVANÇADO III Oficina de Educação Corporativa

13  Engenharia de Processamento de Petróleo h  Engenharia Mecânica 910 h  Engenharia Elétrica822 h  Engenharia Eletrônica 752 h  Engenharia Naval 388 h  Engenharia de Segurança 380 h  Engenharia de Inspeção de Equipamentos 380 h  Engenharia de Terminais e Dutos 380 h CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ABASTECIMENTO  Curso de Sistemas Elétricos Industriais (CASEI) 560 h  Curso de Análise de Tensões (CATEN)600 h  Curso de Instrumentação e Controle (CAVIC) 600 h  Curso de Tecnologia de Materiais (CATEMA)600 h  Curso de Inteligência Artificial (CAVIAR)600 h CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO AVANÇADO III Oficina de Educação Corporativa

14  Administração 652 h  Contabilidade 504 h  Comércio e Suprimento de Petróleo 884 h  Economia 380 h  Análise de Sistemas h  Formação Gerencial 444 h CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS III Oficina de Educação Corporativa

15 Programas de Formação

16 OBJETIVOS:  Complementar a formação acadêmica com as técnicas e disciplinas inerentes às atividades da Petrobras.  Estimular o desenvolvimento da postura de empreendedor no exercício das funções técnicas e/ou executivas, visando a inovação e a formação de uma cultura de resultados.  Desenvolver a capacidade crítica para a análise, acompanhamento e aprimoramento dos processos, das metodologias e instrumentos de gestão.  Ampliar o potencial profissional e agregar valor ao desempenho dos participantes.  Desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e subsidiar o processo de auto desenvolvimento.  Avaliar a adequação do perfil dos candidatos ao perfil desejado pela empresa. III Oficina de Educação Corporativa

17 Programas de Formação CURSOS JÀ REALIZADOS:  Administrador  Analista de Comércio e Suprimento  Analista de Pesquisa Operacional  Analista de Transporte Maritimo  Analista de Sistemas  Arquiteto  Auditor  Bibliotecário  Biólogo  Contador  Dentista  Economista  Engenheiro Agrônomo  Engenheiro Civil  Engenheiro de Equipamentos – Elétrica III Oficina de Educação Corporativa

18 Programas de Formação CURSOS JÀ REALIZADOS (Cont.):  Engenheiro de Equipamentos – Eletrônica  Engenheiro de Equipamentos – Inspeção  Engenheiro de Equipamentos – Mecânica  Engenheiro de Geodésia  Engenheiro de Minas  Engenheiro de Petróleo  Engenheiro de Processamento  Engenheiro de Produção  Engenheiro de Segurança  Engenheiro de Terminais e Dutos  Engenheiro Naval Júnior  Geofísico  Geólogo  Profissionais de Comunicação  Químico de Petróleo III Oficina de Educação Corporativa

19 Programas de Formação DURAÇÃO DOS CURSOS:  De 03 à 13 meses, dependendo da Carreira. DIMENSÕES DOS CURSOS:  Institucional  Gestão de Negócios  Técnica  Vivencial III Oficina de Educação Corporativa

20 • Programa de Formação (Especialização de Trainees): Realizadas HHT Formados trainees Em curso 719 trainees • Programa de Treinamento no Exterior: Treinados participantes • Resultados da Universidade PETROBRAS: Realizadas HHT Treinados participantes XXIX Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Nordestinas REALIZAÇÕES DA UNIVERSIDADE EM 2004

21 PROGRAMA DE MESTRES & DOUTORES DA ÁREA DE ABASTECIMENTO III Oficina de Educação Corporativa

22 Objetivos Organizar corporativamente os esforços realizados pela Companhia nesta área para:  Fortalecer as competências na área de refino;  Aprofundar conhecimento em processos, produtos, equipamentos e meio-ambiente;  Permitir saltos tecnológicos;  Criar lastro de capacitação nas Universidades; Fortalecer as redes de conhecimento. III Oficina de Educação Corporativa

23 Áreas de P&D e Seleção das Universidades Engenharia Química (UFBA) Engenharia Mecânica (PUC-RJ, COPPE, USP e UNICAMP) Engenharia Elétrica e Eletrônica (COPPE, UFMG, USP, ITA e UFRGS) Engenharia de Materiais (UFSCAR, PUC-RJ, COPPE, USP, UFRGS, UFMG e UFSC) III Oficina de Educação Corporativa

24 Novos Desafios da Educação Corporativa

25 Principais Desafios  Fazer mapeamento continuo de competências críticas;  Acompanhar a evolução das demandas estratégicas (Petrobras como empresa de energia);  Estar apta a dar uma pronta resposta;  Adotar um modelo efetivo que contemple o ensino a distância;  Certificar oficialmente os seus programas ; III Oficina de Educação Corporativa

26  Formar um corpo docente capaz de superar os desafios;  Medir o retorno sobre os investimentos;  Utilizar a educação corporativa como fator de inclusão social.

27 Universidade PETROBRAS Walter Brito Gerente Geral Tel: (21) Fax: (21) III Oficina de Educação Corporativa


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