A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos hídricos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos hídricos."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos hídricos

2 O que são recursos hídricos?
São águas subterrâneas ou superficiais disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.

3 Distribuição dos recursos hídricos em Portugal
É uma distribuição desigual e depende das condições climáticas e das características geológicas.

4 Disponibilidade dos recursos hídricos
De toda a água existente na terra, 97% é água salgada e apenas 3% é potável, mas apenas 1,5% está disponível a nós seres humanos. Esta encontra-se em córregos, rios e lagos constituindo os recursos hídricos superficiais, assim como nos “intervalos” do solo e subsolo, formando os recursos hídricos subterrâneos. Estes últimos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra.

5 . . . Exemplos de usos de recursos hídricos da população:
→ Agricultura → Indústria → Consumo Doméstico A maior parte da água é gasta na agricultura (70%), seguida da indústria (20%) e no consumo doméstico (10%). No entanto, nas últimas décadas, o consumo de água nas zonas urbanas tem aumentado sendo o dever de cada cidadão poupar água.

6 . . . Os recursos hídricos estão a diminuir o que motiva uma maior procura pois a necessidade de água é cada vez maior e a que existe é poluída o que faz com que um recurso renovável deixe de o ser. Os principais reservatórios de água doce são as terras subterrâneas sendo que aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis subterrâneos.

7 Origem e Ocorrência da Água Subterrânea
A água é encontrada em todos os corpos do sistema solar nas formas de vapor ou gelo. A Terra porém, é o único que possui água no estado líquido e em abundância. A água representa um recurso natural de valor económico, estratégico e social, além de ser um dos elementos fundamentais para existência e bem estar do homem e um componente importantíssimo na manutenção dos ecossistemas do planeta.

8 “Stress” Hídrico Actualmente verifica-se um “stress hídrico” (falta de água junto aos centros urbanos, e diminuição da qualidade da água, devido à poluição). Apesar de a água ser um recurso renovável a sua qualidade tem vindo a diminuir em consequências das actividades urbanas.

9 . . . Causas do stress hídrico: → Aumento da população
→ Industrialização → Resíduos agrícolas → Melhores condições de higiene e saneamento Estas têm provocado poluição nos rios e lagos o que faz com que a quantidade de água potável diminua.

10 . . . A população humana continua a aumentar e a cidade
expande-se mais rapidamente do que os sistemas de distribuição e tratamento de água.  É fundamental que o homem tenha consciência de que a água é um bem essencial, e que existe em quantidade limitada, pelo que: → não deve desperdiçar água → não deve poluir os cursos de água → deve efectuar de forma controlada a extracção de água dos lençóis subterrâneos.

11 Barragens A construção de barragens aumenta a disponibilidade dos recursos hídricos através do armazenamento de água e da produção de energia na sua utilização. A utilização de barragens também tem consequências, entre elas, a perda e modificação de habitats, diminuição da biodiversidade, etc.

12 Bibliografia  http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp? categoryID=632&articleID=1759 do=80 utilizacao-da-agua-pelo-homem/ distribuicao-da-agua-no-planeta/ em-portugal-uma.html

13 Trabalho realizado por
Raquel Almeida nº 14 Salomé Solá nº 16


Carregar ppt "Recursos hídricos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google