A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citologia Permeabilidade Celular. Citologia – Permeabilidade Celular  A célula apresenta uma permeabilidade seletiva, garantida pela membrana plasmática;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citologia Permeabilidade Celular. Citologia – Permeabilidade Celular  A célula apresenta uma permeabilidade seletiva, garantida pela membrana plasmática;"— Transcrição da apresentação:

1 Citologia Permeabilidade Celular

2 Citologia – Permeabilidade Celular  A célula apresenta uma permeabilidade seletiva, garantida pela membrana plasmática;  Membrana plasmática semipermeável.  Pode ser agrupado em duas categorias:  Processo Passivo;  Processo Ativo.

3 Citologia – Permeabilidade Celular  Transporte passivo:  Ocorre espontaneamente, sem haver gasto energético:  As substâncias entram e saem de acordo com as diferenças de concentração.  Tipos:  Difusão Simples;  Difusão Facilitada;  Osmose.

4 Citologia – Permeabilidade Celular  Difusão Simples:  Ocorre do meio mais concentrado ao meio menos concentrado:  ocorre a favor do gradiente de concentração.  A intensidade do movimento depende da temperatura:  quanto mais quente mais movimento.  Ordem do movimento:  GÁS  LÍQUIDO  SÓLIDO

5 Citologia – Permeabilidade Celular Há passagem de O 2 e CO 2 devido a concentração desses gases: dentro do vaso sanguíneo há mais O 2 (a célula ganha O 2 por difusão); dentro da célula existe mais CO 2 (a célula perde CO 2 por difusão)

6 Citologia – Permeabilidade Celular  Difusão Facilitada:  Ocorre do meio mais concentrado ao meio menos concentrado:  ocorre a favor do gradiente de concentração.  Substâncias atravessam a membrana plasmática através de proteínas transportadoras : atuam como canais (poros) onde íons atravessam a membrana;  Proteínas Canal  atuam como canais (poros) onde íons atravessam a membrana; mudam de forma ao se unir a certas moléculas.  Permeases (ou carregadoras)  mudam de forma ao se unir a certas moléculas.  O transporte é seletivo:  Ocorre a passagem de substâncias úteis como glicose, hormônios, aminoácidos, bases nitrogenadas.

7 Citologia – Permeabilidade Celular

8  Osmose:  Deslocamento do solvente através de uma membrana semipermeável contra o gradiente de concentração do soluto :  Difusão da água.  A bicamada fosfolipídica é pouco permeável à agua:  Hoje se sabe que a membrana plasmática apresenta uma proteína que permite a entrada e saída de água mais rapidamente, a aquaporina.

9 Citologia – Permeabilidade Celular  As soluções podem ter diferentes níveis de soluto e solvente : solução concentrada de soluto;  Solução Hipertônica  solução concentrada de soluto; solução diluída de soluto;  Solução Hipotônica  solução diluída de soluto; solução equivalente.  Solução Isotônica  solução equivalente.  OBS.: O para determinar se uma solução é hipertônica, hipotônica ou isotônica, temos que compará-la.

10 Citologia – Permeabilidade Celular  Osmose em célula animal:  Quando uma célula se encontra em meio de concentração igual a de seu interior (meio isotônico), ela apresenta aparência normal;  Quando uma célula se encontra em meio de concentração maior do que a de seu interior (meio hipertônico), ela apresenta aparência murcha:  Célula perde água.  Quando uma célula se encontra em meio de concentração menor do que a de seu interior (meio hipotônico), ela apresenta aparência túrgida:  Célula ganha água, podendo existir a ruptura da membrana e morte da célula, caso haja entrada excessiva de água.

11 Citologia – Permeabilidade Celular

12  Osmose em célula vegetal:  Semelhante à osmose animal, mas com a célula vegetal apresentando parede celular não ocorrerá a ruptura da membrana;  Em meio hipertônico poderá, dependendo do tempo de exposição da célula, ocorrer a plasmólise, que é a separação da membrana plasmática da parede celular;  Para voltar ao normal, uma célula plasmolisada deve ser colocada em água pura ou com baixa concentração de soluto, voltando ao seu estado original  processo denominado deplasmólise.

13 Citologia – Permeabilidade Celular  Transporte ativo:  Ocorre com gasto de energia:  É caracterizado pela movimentação do soluto contra o gradiente de concentração.  Realizada por permeases;  Mais conhecido é a bomba de sódio de potássio

14 Citologia – Permeabilidade Celular  Bomba de Na + e K +  Normalmente há maior concentração de íons Na + no meio extracelular;  Normalmente há maior concentração de íons de K + no meio intracelular:  Pela concentração ser diferente, os íons tendem a migrar para meios diferentes.  Porém, é fundamental que as concentrações voltem aos seus meios de origem para a manutenção da célula:  Para isso, a célula gasta energia para que os íons de Na + seja levados para o meio extracelular e os íons de K + sejam levados para o meio intracelular.

15 Citologia – Permeabilidade Celular  Quem realiza essa ação é uma proteína transportadora:  Possui duas áreas onde se associam os íons: duas áreas para os íons Na + e uma para K +.  A bomba de Na + e K + é importante ainda na diferenças de cargas elétricas nas membranas celulares:  O potencial da membrana das células animal tem uma diferença de potencial elétrico;  Geralmente, o lado interno da célula tem potencial negativo, em relação ao lado externo;  Essa diferença é mantida pela bomba de Na + e K +, pois para cada três íons Na + que saem, apenas dois íons de K + entram na célula (relação de 3:2).

16 Citologia – Permeabilidade Celular

17  Endocitose e Exocitose  Movimentos onde partículas maiores são incorporadas ou eliminadas pela célula;  A endocitose ocorre por dois processos básicos: processo de ingestão de partículas sólidas;  Fagocitose  processo de ingestão de partículas sólidas; processo de ingestão de partículas líquidas.  Pinocitose  processo de ingestão de partículas líquidas.  A exocitose é a eliminação do material ingerido, ou por fagocitose ou por pinocitose:  Tem função secretora;  Tem a clasmocitose, que é a liberação do material digerido pela célula (também conhecido como defecação celular).

18 Citologia – Permeabilidade Celular

19 Fim


Carregar ppt "Citologia Permeabilidade Celular. Citologia – Permeabilidade Celular  A célula apresenta uma permeabilidade seletiva, garantida pela membrana plasmática;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google