A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Permeabilidade Celular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Permeabilidade Celular"— Transcrição da apresentação:

1 Permeabilidade Celular
Citologia Permeabilidade Celular

2 Citologia – Permeabilidade Celular
A célula apresenta uma permeabilidade seletiva, garantida pela membrana plasmática; Membrana plasmática semipermeável. Pode ser agrupado em duas categorias: Processo Passivo; Processo Ativo.

3 Citologia – Permeabilidade Celular
Transporte passivo: Ocorre espontaneamente, sem haver gasto energético: As substâncias entram e saem de acordo com as diferenças de concentração. Tipos: Difusão Simples; Difusão Facilitada; Osmose.

4 Citologia – Permeabilidade Celular
Difusão Simples: Ocorre do meio mais concentrado ao meio menos concentrado: ocorre a favor do gradiente de concentração. A intensidade do movimento depende da temperatura: quanto mais quente mais movimento. Ordem do movimento: GÁS  LÍQUIDO  SÓLIDO

5 Citologia – Permeabilidade Celular
Há passagem de O2 e CO2 devido a concentração desses gases: dentro do vaso sanguíneo há mais O2 (a célula ganha O2 por difusão); dentro da célula existe mais CO2 (a célula perde CO2 por difusão)

6 Citologia – Permeabilidade Celular
Difusão Facilitada: Ocorre do meio mais concentrado ao meio menos concentrado: ocorre a favor do gradiente de concentração. Substâncias atravessam a membrana plasmática através de proteínas transportadoras : Proteínas Canal  atuam como canais (poros) onde íons atravessam a membrana; Permeases (ou carregadoras)  mudam de forma ao se unir a certas moléculas. O transporte é seletivo: Ocorre a passagem de substâncias úteis como glicose, hormônios, aminoácidos, bases nitrogenadas.

7 Citologia – Permeabilidade Celular

8 Citologia – Permeabilidade Celular
Osmose: Deslocamento do solvente através de uma membrana semipermeável contra o gradiente de concentração do soluto : Difusão da água. A bicamada fosfolipídica é pouco permeável à agua: Hoje se sabe que a membrana plasmática apresenta uma proteína que permite a entrada e saída de água mais rapidamente, a aquaporina.

9 Citologia – Permeabilidade Celular
As soluções podem ter diferentes níveis de soluto e solvente : Solução Hipertônica  solução concentrada de soluto; Solução Hipotônica  solução diluída de soluto; Solução Isotônica  solução equivalente. OBS.: O para determinar se uma solução é hipertônica, hipotônica ou isotônica, temos que compará-la.

10 Citologia – Permeabilidade Celular
Osmose em célula animal: Quando uma célula se encontra em meio de concentração igual a de seu interior (meio isotônico), ela apresenta aparência normal; Quando uma célula se encontra em meio de concentração maior do que a de seu interior (meio hipertônico), ela apresenta aparência murcha: Célula perde água. Quando uma célula se encontra em meio de concentração menor do que a de seu interior (meio hipotônico), ela apresenta aparência túrgida: Célula ganha água, podendo existir a ruptura da membrana e morte da célula, caso haja entrada excessiva de água.

11 Citologia – Permeabilidade Celular

12 Citologia – Permeabilidade Celular
Osmose em célula vegetal: Semelhante à osmose animal, mas com a célula vegetal apresentando parede celular não ocorrerá a ruptura da membrana; Em meio hipertônico poderá, dependendo do tempo de exposição da célula, ocorrer a plasmólise, que é a separação da membrana plasmática da parede celular; Para voltar ao normal, uma célula plasmolisada deve ser colocada em água pura ou com baixa concentração de soluto, voltando ao seu estado original  processo denominado deplasmólise.

13 Citologia – Permeabilidade Celular
Transporte ativo: Ocorre com gasto de energia: É caracterizado pela movimentação do soluto contra o gradiente de concentração. Realizada por permeases; Mais conhecido é a bomba de sódio de potássio

14 Citologia – Permeabilidade Celular
Bomba de Na+ e K+ Normalmente há maior concentração de íons Na+ no meio extracelular; Normalmente há maior concentração de íons de K+ no meio intracelular: Pela concentração ser diferente, os íons tendem a migrar para meios diferentes. Porém, é fundamental que as concentrações voltem aos seus meios de origem para a manutenção da célula: Para isso, a célula gasta energia para que os íons de Na+ seja levados para o meio extracelular e os íons de K+ sejam levados para o meio intracelular.

15 Citologia – Permeabilidade Celular
Quem realiza essa ação é uma proteína transportadora: Possui duas áreas onde se associam os íons: duas áreas para os íons Na+ e uma para K+. A bomba de Na+ e K+ é importante ainda na diferenças de cargas elétricas nas membranas celulares: O potencial da membrana das células animal tem uma diferença de potencial elétrico; Geralmente, o lado interno da célula tem potencial negativo, em relação ao lado externo; Essa diferença é mantida pela bomba de Na+ e K+, pois para cada três íons Na+ que saem, apenas dois íons de K+ entram na célula (relação de 3:2).

16 Citologia – Permeabilidade Celular

17 Citologia – Permeabilidade Celular
Endocitose e Exocitose Movimentos onde partículas maiores são incorporadas ou eliminadas pela célula; A endocitose ocorre por dois processos básicos: Fagocitose  processo de ingestão de partículas sólidas; Pinocitose  processo de ingestão de partículas líquidas. A exocitose é a eliminação do material ingerido, ou por fagocitose ou por pinocitose: Tem função secretora; Tem a clasmocitose, que é a liberação do material digerido pela célula (também conhecido como defecação celular).

18 Citologia – Permeabilidade Celular

19 Citologia – Permeabilidade Celular
Fim


Carregar ppt "Permeabilidade Celular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google