A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente &Sociedade Modulo V: Fundamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente &Sociedade Modulo V: Fundamentos."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente &Sociedade Modulo V: Fundamentos Filosóficos da Questão Ambiental.

2 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler A questão ecológica é igual à preocupação com os problemas ambientais? Equivale a um desconforto social ou é apenas uma moda passageira? É chic “ser” ou “pensar” verde?

3 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Será que esta tal questão ambiental poderia ser um recurso ideológico com objetivo de substituir algumas questões mais objetivas? Questões como globalização, pobreza, exploração, conflitos de classe etc.?

4 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler A questão ecológica seria apenas o somatório dos problemas ambientais? Como desmatamento das florestas tropicais, poluição, super-exploração dos estoques pesqueiros, destruição de habitat, extinção de espécies etc.

5 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler A questão ecológica apresenta – de certa forma – o pano de fundo de um sistema social de produção e consumo que se revela insustentável?

6 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler A importância da questão ambiental tem assumido diferentes facetas nos últimos 30 anos. Há, na verdade, crises ambientais por todo o mundo, que revelam mais ou menos intensidade no desequilíbrio entre a sociedade e o ambiente. Algumas civilizações, inclusive, desapareceram por questões ambientais.

7 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Há, entretanto, crises locais e regionais influenciadas pela crise global. Por exemplo, a diminuição de pescado em determinadas áreas por influência do aquecimento global e perturbações climáticas. Chuvas ácidas, diminuição e contaminação da água, desertificação. Camada de ozônio, e por aí vai.

8 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Mecanismos mais ou menos traumáticos serão invocados numa nova ordem e relação com o ambiente. O que se quer dizer com isto?

9 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Verdadeiramente os problemas ambientais não ameaçam todo mundo da mesma forma. Populações periféricas e socialmente vulneráveis já sofrem as conseqüências, seja pela ausência de tecnologia e recursos. Por outra vertente acabam deslocadas para cada vez mais distante de uma inserção equilibrada das benesses modernas.

10 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Pobres e marginalizados são os que mais sofrem com parte dos problemas ambientais, aos quais geralmente não deram causa, tais como o esgotamento do solo e escassez das águas.

11 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Reconhecidamente, o sistema capitalista, a partir da Revolução Industrial, é o sistema social a que se pode atribuir boa parte da responsabilidade pelos problemas ambientais na modernidade. Mas é possível dizer que o problema ambiental não se resume a apenas uma questão de sistema, mas do pensar e agir do ser humano.

12 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Será possível uma nova ordem social? Os eventos de Nova York têm demonstrado uma reação até então inédita, especialmente quando se considera o maior capitalismo existente.

13 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Neste sentido vamos fazer uma leitura do discurso proferido aos manifestantes em Wall Street (Nova York), pelo filósofo esloveno Zizek, que adverte sobre desafios que virão após a catarse política das ocupações em Wall Street.

14 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek “Não se apaixonem por si mesmos, nem pelo momento agradável que estamos tendo aqui. Carnavais custam muito pouco – o verdadeiro teste de seu valor é o que permanece no dia seguinte, ou a maneira como nossa vida normal e cotidiana será modificada.

15 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Apaixone-se pelo trabalho duro e paciente – somos o início, não o fim. Nossa mensagem básica é: o tabu já foi rompido, não vivemos no melhor mundo possível, temos a permissão e a obrigação de pensar em alternativas. Há um longo caminho pela frente, e em pouco tempo teremos de enfrentar questões realmente difíceis – questões não sobre aquilo que não queremos, mas sobre aquilo que queremos.

16 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Qual organização social pode substituir o capitalismo vigente? De quais tipos de líderes nós precisamos? As alternativas do século XX obviamente não servem.

17 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Então não culpe o povo e suas atitudes: o problema não é a corrupção ou a ganância, mas o sistema que nos incita a sermos corruptos. A solução não é o lema “Main Street, not Wall Street”, mas sim mudar o sistema em que a Main Street não funciona sem o Wall Street.

18 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Tenham cuidado não só com os inimigos, mas também com falsos amigos que fingem nos apoiar e já fazem de tudo para diluir nosso protesto. Da mesma maneira que compramos café sem cafeína, cerveja sem álcool e sorvete sem gordura, eles tentarão transformar isto aqui em um protesto moral inofensivo.

19 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Mas a razão de estarmos reunidos é o fato de já termos tido o bastante de um mundo onde reciclar latas de Coca-Cola, dar alguns dólares para a caridade ou comprar um cappuccino da Starbucks que tem 1% da renda revertida para problemas do Terceiro Mundo é o suficiente para nos fazer sentir bem.

20 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Depois de terceirizar o trabalho, depois de terceirizar a tortura, depois que as agências matrimoniais começaram a terceirizar até nossos encontros, é que percebemos que, há muito tempo, também permitimos que nossos engajamentos políticos sejam terceirizados – mas agora nós os queremos de volta.

21 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Dirão que somos “não americanos”. Mas quando fundamentalistas conservadores nos disserem que os Estados Unidos são uma nação cristã, lembrem-se do que é o Cristianismo: o Espírito Santo, a comunidade livre e igualitária de fiéis unidos pelo amor. Nós, aqui, somos o Espírito Santo, enquanto em Wall Street eles são pagãos que adoram falsos ídolos.

22 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Dirão que somos violentos, que nossa linguagem é violenta, referindo-se à ocupação e assim por diante. Sim, somos violentos, mas somente no mesmo sentido em que Mahatma Gandhi foi violento. Somos violentos porque queremos dar um basta no modo como as coisas andam – mas o que significa essa violência puramente simbólica quando comparada à violência necessária para sustentar o funcionamento constante do sistema capitalista global?

23 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Seremos chamados de perdedores – mas os verdadeiros perdedores não estariam lá em Wall Street, os que se safaram com a ajuda de centenas de bilhões do nosso dinheiro?

24 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Vocês são chamados de socialistas, mas nos Estados Unidos já existe o socialismo para os ricos. Eles dirão que vocês não respeitam a propriedade privada, mas as especulações de Wall Street que levaram à queda de 2008 foram mais responsáveis pela extinção de propriedades privadas obtidas a duras penas do que se estivéssemos destruindo-as agora, dia e noite – pense nas centenas de casas hipotecadas…

25 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Nós não somos comunistas, se o comunismo significa o sistema que merecidamente entrou em colapso em 1990 – e lembrem-se de que os comunistas que ainda detêm o poder atualmente governam o mais implacável dos capitalismos (na China).

26 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek O sucesso do capitalismo chinês liderado pelo comunismo é um sinal abominável de que o casamento entre o capitalismo e a democracia está próximo do divórcio. Nós somos comunistas em um sentido apenas: nós nos importamos com os bens comuns – os da natureza, do conhecimento – que estão ameaçados pelo sistema.

27 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Eles dirão que vocês estão sonhando, mas os verdadeiros sonhadores são os que pensam que as coisas podem continuar sendo o que são por um tempo indefinido, assim como ocorre com as mudanças cosméticas. Nós não estamos sonhando; nós acordamos de um sonho que está se transformando em pesadelo.

28 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Não estamos destruindo nada; somos apenas testemunhas de como o sistema está gradualmente destruindo a si próprio. Todos nós conhecemos a cena clássica dos desenhos animados: o gato chega à beira do precipício e continua caminhando, ignorando o fato de que não há chão sob suas patas; ele só começa a cair quando olha para baixo e vê o abismo. O que estamos fazendo é simplesmente levar os que estão no poder a olhar para baixo…

29 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Então, a mudança é realmente possível? Hoje, o possível e o impossível são dispostos de maneira estranha. Nos domínios da liberdade pessoal e da tecnologia científica, o impossível está se tornando cada vez mais possível (ou pelo menos é o que nos dizem): “nada é impossível”, podemos ter sexo em suas mais perversas variações; arquivos inteiros de músicas, filmes e seriados de TV estão disponíveis para download; a viagem espacial está à venda para quem tiver dinheiro; podemos melhorar nossas habilidades físicas e psíquicas por meio de intervenções no genoma, e até mesmo realizar o sonho tecnognóstico de atingir a imortalidade transformando nossa identidade em um programa de computador.

30 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Por outro lado, no domínio das relações econômicas e sociais, somos bombardeados o tempo todo por um discurso do “você não pode” se envolver em atos políticos coletivos (que necessariamente terminam no terror totalitário), ou aderir ao antigo Estado de bem-estar social (ele nos transforma em não competitivos e leva à crise econômica), ou se isolar do mercado global etc.

31 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Quando medidas de austeridade são impostas, dizem-nos repetidas vezes que se trata apenas do que tem de ser feito. Quem sabe não chegou a hora de inverter as coordenadas do que é possível e impossível? Quem sabe não podemos ter mais solidariedade e assistência médica, já que não somos imortais?

32 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Em meados de abril de 2011, a mídia revelou que o governo chinês havia proibido a exibição, em cinemas e na TV, de filmes que falassem de viagens no tempo e histórias paralelas, argumentando que elas trazem frivolidade para questões históricas sérias – até mesmo a fuga fictícia para uma realidade alternativa é considerada perigosa demais.

33 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Nós, do mundo Ocidental liberal, não precisamos de uma proibição tão explícita: a ideologia exerce poder material suficiente para evitar que narrativas históricas alternativas sejam interpretadas com o mínimo de seriedade. Para nós é fácil imaginar o fim do mundo – vide os inúmeros filmes apocalípticos –, mas não o fim do capitalismo.

34 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Em uma velha piada da antiga República Democrática Alemã, um trabalhador alemão consegue um emprego na Sibéria; sabendo que todas as suas correspondências serão lidas pelos censores, ele diz para os amigos: “Vamos combinar um código: se vocês receberem uma carta minha escrita com tinta azul, ela é verdadeira; se a tinta for vermelha, é falsa”.

35 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek Depois de um mês, os amigos receberam a primeira carta, escrita em azul: “Tudo é uma maravilha por aqui: os estoques estão cheios, a comida é abundante, os apartamentos são amplos e aquecidos, os cinemas exibem filmes ocidentais, há mulheres lindas prontas para um romance – a única coisa que não temos é tinta vermelha.”

36 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek E essa situação, não é a mesma que vivemos até hoje? Temos toda a liberdade que desejamos – a única coisa que falta é a “tinta vermelha”: nós nos “sentimos livres” porque somos desprovidos da linguagem para articular nossa falta de liberdade.

37 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Discurso de Zizek O que a falta de tinta vermelha significa é que, hoje, todos os principais termos que usamos para designar o conflito atual – “guerra ao terror”, “democracia e liberdade”, “direitos humanos” etc. etc. – são termos falsos que mistificam nossa percepção da situação em vez de permitir que pensemos nela. Você, que está aqui presente, está dando a todos nós tinta vermelha”.

38 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler MOVIMENTO AMBIENTALISTA O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde é o termo utilizado por diferentes correntes do pensamento ou de um movimento social, cujo objeto é a defesa do meio ambiente. A Principal preocupação do movimento é a proteção do ambiente nas suas mais variadas formas.

39 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler O ambientalismo também lança um olhar sobre as atitudes e comportamentos, tanto do indivíduo como da sociedade como um todo, em relação ao ambiente, objetivando a diminuição ou controle de determinados problemas.

40 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Sendo o ambientalismo considerado um movimento social, englobam-se nele várias instituições, agências, ong, partidos políticos, independentemente uns dos outros. A atenção, contudo, está voltada à defesa do meio ambiente através de manifestações sociais, projetos e políticas.

41 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Algumas datas, eventos e acontecimentos de destaque Fernão de Noronha inicia comercialização do pau- brasil. Hoje, sobraram apenas 5% da mata existente; Criação do Jardim Botânico no Rio de Janeiro; Henry Wallace Bates percorreu a Amazônia e recolheu 8 mil espécie de plantas e animais. Na Inglaterra isto colaborou com os estudos de Darwin; Lei 601 de Dom Pedro II proibindo a exploração florestal nas terras descobertas. A lei foi ignorada, continuando o desmatamento para implantação da monocultura de café;

42 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Charles Darwin lança seu livro "A origem das espécies" todas as coisas vivas são produtos do meio ambiente; Ernst Haeckel biólogo alemão propõe o vocabulário "Ecologia" para os estudos das relações entre espécies e o seu meio ambiente; Criação do primeiro parque nacional do mundo “Yellowstone”, USA; Encerra-se o ciclo econômico do pau-brasil com o abandono das matas exauridas;

43 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo André Rebouças sugere a criação de parques nacionais na Ilha de Bananal e em Sete Quedas; Patrick Geddes, escocês, considerado o pai da educação ambiental: "Uma criança em contato com a realidade do seu ambiente, aprende melhor e desenvolve atitudes criativas“; O pau-brasil é considerado extinto no governo do presidente Epitácio Pessoa; Realiza-se no Museu Nacional a primeira Conferência Brasileira de Proteção à Natureza;

44 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Decreto transforma em Lei o Anteprojeto de Código Forestal; Cria-se o Parque Nacional de Itatiaia; Cria-se o Parque Nacional do Iguaçu; Funda-se na Suíça a IUCN - International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza);

45 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Acidente de poluição do ar em Londres provoca a morte de 1600 pessoas; O presidente Jânio Quadros declara que o pau-brasil é a árvore símbolo nacional e o ipê a flor símbolo nacional; Publicação da “Primavera Silenciosa” por Rachel Carlson; Pacto Internacional sobre os Direitos Humanos - Assembléia Geral da ONU.

46 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Fundação do Clube de Roma; Manifestações de Maio de 68 na França; Publicação do Relatório “Os Limites do Crescimento” - Clube de Roma; Conferência de Estocolmo - Conferência realizada pela ONU sobre o ambiente humano com a participação de 113 países;

47 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo A Universidade Federal de Pernambuco inicia uma campanha de reintrodução do pau brasil considerado extinto em 1920; Cria-se a Secretaria Especial do Meio Ambiente, SEMA, no âmbito do Ministério do Interior, que entre outras atividades, começa a fazer Educação Ambiental; A disciplina Ciências Ambientais passa a ser obrigatória nos cursos de Engenharia; Criação de cursos voltados para as questões ambientais em varias universidades brasileiras;

48 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Nos cursos de Engenharia Sanitária inserem-se as disciplinas de Saneamento Básico e Saneamento Ambiental; O MEC e a CETESB/ SP, publicam o documento “Ecologia uma Proposta para o Ensino de 1º e 2º Graus; Lei Nº do 31 de Agosto, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (Presidente J.B. Figueiredo); I Seminário Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente.

49 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo II Seminário Universidade e Meio Ambiente, Belém, Pará; Divulgação do Relatório da Comissão Brundtland, Nosso Futuro Comum; Declaração de Caracas (PNUMA), sobre Gestão Ambiental nas Américas. Necessidade de mudanças no modelo de desenvolvimento; A Constituição Brasileira, de 1988, dedica um capítulo ao meio ambiente (Art. 225);

50 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Fundação Getúlio Vargas traduz e publica o Relatório Brundtland, Nosso Futuro Comum; Declaração de HAIA, preparatório da RIO 92, aponta a importância da cooperação internacional nas questões ambientais; Criação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), pela fusão da SEMA, SUDEPE, SUDEHVEA e IBDF; Cria-se o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) no Ministério do Meio Ambiente MMA;

51 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo III Seminário Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente. Cuiabá, MT; ONU Declara o ano 1990 Ano Internacional do Meio Ambiente; IV Seminário Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente, Florianópolis, SC; MEC resolve que todos os currículos nos diversos níveis de ensino deverão contemplar conteúdos de Educação Ambiental (Portaria 678 (14/05/91);

52 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Reuniões preparatórias da Rio 92; Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCED), conhecida como Eco 92; também denominada Cúpula da Terra (World Summit). Foco: Situação ambiental do planeta; Congresso Sul-americano continuidade Eco/92 – Argentina; Conferência dos Direitos Humanos. Viena.

53 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Conferência Mundial da População, Cairo; Publicação da Agenda 21 feita por crianças e jovens em português. UNICEF; Conferência para o Desenvolvimento Social, Copenhague. Criação de um ambiente econômico, político, social, cultural e jurídico que permita o desenvolvimento social; Conferência Mundial do Clima, Berlim;

54 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Conferência Habitat II, Istambul; Rio Com a presença de 500 representantes de 80 países. Nesta reunião elaborou-se a Carta da Terra que era uma espécie de Constituição Planetária; Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kioto, onde se debateu questões relacionadas ao Efeito Estufa: Protocolo de Kioto; Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade : Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade, Thessaloniki, Grécia;

55 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Histórico das Questões Ambientais no Mundo Conferência das Nações Unidas sobre mudanças Climáticas na Terra, realizada em Buenos Aires, objetivando ratificar o Protocolo de Kioto; Rio Africa do Sul

56 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Segundo e Terceiro Momento


Carregar ppt "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente &Sociedade Modulo V: Fundamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google