A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto REIA-MAC Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto REIA-MAC Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto REIA-MAC Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia

2 Dados do Projecto Projecto:  Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia (REIA-MAC). Objectivo Geral:  Constituir uma Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Região Macaronésica, estrutura comum com responsabilidades ao nível das áreas da educação, informação e participação públicas no domínio ambiental.Parceiros:  Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais - Direcção Regional do Ambiente da Madeira  Dirección General del Medio Natural del Gobierno de Canarias  Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores – ARENAProjecto:  Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia (REIA-MAC). Objectivo Geral:  Constituir uma Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Região Macaronésica, estrutura comum com responsabilidades ao nível das áreas da educação, informação e participação públicas no domínio ambiental.Parceiros:  Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais - Direcção Regional do Ambiente da Madeira  Dirección General del Medio Natural del Gobierno de Canarias  Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores – ARENA

3 Dados do Projecto Financiamento:  Projecto co-financiado no âmbito do FEDER através do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B Custo Total:  € ,00 Duração do Projecto:  2 de Julho de 2004 a 2 de Julho de 2006 (31 de Outubro de 2006)Financiamento:  Projecto co-financiado no âmbito do FEDER através do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B Custo Total:  € ,00 Duração do Projecto:  2 de Julho de 2004 a 2 de Julho de 2006 (31 de Outubro de 2006)

4 ObjectivosObjectivos Constituir uma rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental Macaronésica que englobe os 24 centros de EA distribuídos por 15 das 18 ilhas; Promover mecanismos de participação pública e o acesso à informação ambiental; Desenvolvimento de projectos conjuntos de Educação e Informação Ambiental, centrados em temáticas e problemas comuns. Recompilar, organizar e administrar informação relevante em matéria ambiental. Desenhar, elaborar, editar e difundir documentação técnica e material didáctico, com recurso às novas tecnologias. Promover e realizar seminários, reuniões e outros eventos de carácter técnico, científico e de divulgação sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no panorama Macaronésico. Constituir uma rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental Macaronésica que englobe os 24 centros de EA distribuídos por 15 das 18 ilhas; Promover mecanismos de participação pública e o acesso à informação ambiental; Desenvolvimento de projectos conjuntos de Educação e Informação Ambiental, centrados em temáticas e problemas comuns. Recompilar, organizar e administrar informação relevante em matéria ambiental. Desenhar, elaborar, editar e difundir documentação técnica e material didáctico, com recurso às novas tecnologias. Promover e realizar seminários, reuniões e outros eventos de carácter técnico, científico e de divulgação sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no panorama Macaronésico.

5 Portal REIA-MAC Como estarão ligados os centros de EA do Projecto?  Os 24 Centros de EA REIA-MAC estarão ligados através do Portal REIA-MAC. Como estarão ligados os centros de EA do Projecto?  Os 24 Centros de EA REIA-MAC estarão ligados através do Portal REIA-MAC.

6 Portal REIA-MAC Objectivos: Implementar um elo de ligação entre as regiões macaronésicas envolvidas no projecto; Intercâmbio de material didáctico entre as regiões macaronésias; Acesso a informação diversa sobre os Núcleos de EA; Download de material didáctico de apoio aos Núcleos de EA; Marcação online de visitas/saídas de campo. Objectivos: Implementar um elo de ligação entre as regiões macaronésicas envolvidas no projecto; Intercâmbio de material didáctico entre as regiões macaronésias; Acesso a informação diversa sobre os Núcleos de EA; Download de material didáctico de apoio aos Núcleos de EA; Marcação online de visitas/saídas de campo.

7 Portal REIA-MAC Home-Page

8 Portal REIA-MAC Mapa do site

9 Portal REIA-MAC Artigo

10 Portal REIA-MAC Marcação de actividades em cada um dos 24 Núcleos de EA

11 Portal REIA-MAC Marcação de actividades em cada um dos 24 Núcleos de EA

12 Portal REIA-MAC Download de material informativo e didáctico  Brochura Açores – Rede de Ecotecas  Brochura Canárias – Aulas de La Naturaleza  Brochura Madeira – Núcleo de EA do R. Frio  Poster REIA-MAC Download de material informativo e didáctico  Brochura Açores – Rede de Ecotecas  Brochura Canárias – Aulas de La Naturaleza  Brochura Madeira – Núcleo de EA do R. Frio  Poster REIA-MAC

13 Portal REIA-MAC Newsletter

14 FAQ’S

15 Contactos

16 Sugestões

17 REIA-MAC - Madeira Objectivos do Núcleo de EA da Madeira:  Recepção de visitantes, em particular na comunidade estudantil;  Orientação na descoberta dos valores naturais e patrimoniais da Floresta Laurissilva - Património Mundial Natural pela UNESCO;  Realização de palestras e exposições;  Realização de actividades práticas;  Contribuir para uma administração territorial e ambiental mais eficiente, prevenindo disfunções ambientais provocadas pela acção humana. Objectivos do Núcleo de EA da Madeira:  Recepção de visitantes, em particular na comunidade estudantil;  Orientação na descoberta dos valores naturais e patrimoniais da Floresta Laurissilva - Património Mundial Natural pela UNESCO;  Realização de palestras e exposições;  Realização de actividades práticas;  Contribuir para uma administração territorial e ambiental mais eficiente, prevenindo disfunções ambientais provocadas pela acção humana.

18 REIA-MAC - Madeira Núcleo de EA da Madeira Situado na melhor conservada mancha de Laurissilva do Til, no Ribeiro Frio Loja do Ambiente 1º Piso: Recepção dos visitantes - Alunos, turistas e outros visitantes; - Distribuição de brochuras e mapas do percurso; - Orientação destes para as actividades existentes; Exposições temáticas - Realização de pequenas exposições temáticas, quer no seu interior como no seu exterior Núcleo de EA da Madeira Situado na melhor conservada mancha de Laurissilva do Til, no Ribeiro Frio Loja do Ambiente 1º Piso: Recepção dos visitantes - Alunos, turistas e outros visitantes; - Distribuição de brochuras e mapas do percurso; - Orientação destes para as actividades existentes; Exposições temáticas - Realização de pequenas exposições temáticas, quer no seu interior como no seu exterior

19 REIA-MAC - Madeira 2º Piso:  Sala multiusos:  Pequenas palestras;  Equipada com material informático e audiovisual (computador, televisão, vídeo, DVD e projector de vídeo);  Mini-laboratório (microscópio e uma lupa binocular com câmara de vídeo) para apoio às actividades de EA. 2º Piso:  Sala multiusos:  Pequenas palestras;  Equipada com material informático e audiovisual (computador, televisão, vídeo, DVD e projector de vídeo);  Mini-laboratório (microscópio e uma lupa binocular com câmara de vídeo) para apoio às actividades de EA.

20 REIA-MAC - Madeira Percurso ambiental “Conheça a Laurissilva do Til”:  Extensão de 500 metros  Constituído por Largos, Rampas e Alamedas onde é possível observar algumas espécies de Laurissilva do Til como o Til (Ocotea foetens), Loureiro (Laurus novocanariensis) e Folhado (Clethra arborea)  Assinalados por placas identificativas, que conterão fotografias e informação científica das espécies ali existentes (em português e inglês);  Visitas guiadas;  Actividades práticas;  Parque de merendas. Percurso ambiental “Conheça a Laurissilva do Til”:  Extensão de 500 metros  Constituído por Largos, Rampas e Alamedas onde é possível observar algumas espécies de Laurissilva do Til como o Til (Ocotea foetens), Loureiro (Laurus novocanariensis) e Folhado (Clethra arborea)  Assinalados por placas identificativas, que conterão fotografias e informação científica das espécies ali existentes (em português e inglês);  Visitas guiadas;  Actividades práticas;  Parque de merendas.

21 Percurso ambiental 1 – Largo da Tintureira 2 – Largo do Mocano 3 – Ponte do Aderno 4 – Vereda dos Fetos de Botão 5 – Largo dos Loureiros 6 – Largo do Perado 7 – Rampa do Vinhático 8 – Alameda do Til 9 – Rampa do Cedro 10 – Loja do Ambiente

22 REIA-MACREIA-MAC Gratos pela vossa atenção! Dinarte Teixeira Direcção Regional do Ambiente – Madeira Direcção de Serviços de Educação e Informação Ambiental (DSEIA) Gratos pela vossa atenção! Dinarte Teixeira Direcção Regional do Ambiente – Madeira Direcção de Serviços de Educação e Informação Ambiental (DSEIA)


Carregar ppt "Projecto REIA-MAC Rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google