A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Fluxograma do PDCA Observação do problema escolhido Levantamento dos problemas e escolha do principal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Fluxograma do PDCA Observação do problema escolhido Levantamento dos problemas e escolha do principal."— Transcrição da apresentação:

1 MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

2 Fluxograma do PDCA Observação do problema escolhido Levantamento dos problemas e escolha do principal Busca da causa principal Planejamento da ação Ação Observação da ação adotada O problema voltou a ocorrer Padronização dos procedimentos Conclusão NÃO SIM

3 MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDCAFLUX.FASEOBJETIVO P 1 Identificação do problema Definir claramente o problema e reconhecer sua importância 2 Observação Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista 3 AnáliseDescobrir as causas fundamentais 4 Plano de ação Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais D 5 Ação Bloquear as causas fundamentais 6 C VerificaçãoVerificar se o bloqueio foi efetivo ? O bloqueio foi efetivo? DECISÃO A 7 Padronizaçã o Prevenir contra o reaparecimento do problema 8 Conclusão Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro NÃO

4 PROBLEMA - Saúde x Processo SAÚDE 1- O paciente apresenta sintomas de doença 2- Médico examina os sintomas e levanta histórico do paciente 3- Médico prioriza exames para auxiliar na análise da doença 4- Médico levanta hipóteses para as causas prováveis da doença 5- Médico estabelece diagnóstico da doença 6- Médico analisa e propõe um remédio para o paciente 7- Paciente toma a medicação recomendada 8- Médico monitora paciente através exames periódicos

5 PROCESSO 1- Sintomas indesejáveis são observados no processo 2- CCQ analisa os sintomas e levanta dados históricos 3- CCQ levanta hipóteses para causas primárias do problema 4- CCQ prioriza causas prováveis e planeja coleta de dados 5- CCQ descobre causas primárias do problema 6- CCQ sugere soluções para o problema ( Plano de Ação) 7- Áreas envolvidas implementam o Plano de Ação 8- Áreas envolvidas monitoram o processo p/ verificar eficácia do Plano de Ação PROBLEMA - Saúde x Processo

6 Conceito de Clientes CLIENTES CLIENTES : todo aquele que recebe um produto (resultado de um processo) e é afetado, direta ou indiretamente, por sua qualidade. internosexternos  Podem ser internos e/ou externos. CLIENTES CLIENTES : todo aquele que recebe um produto (resultado de um processo) e é afetado, direta ou indiretamente, por sua qualidade. internosexternos  Podem ser internos e/ou externos. (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORE S CLIENTESCLIENTESPRODUTOSPRODUTOS INDICADORE S INSUMOSINSUMOS

7 Conceito de Produto PRODUTOSbens serviços PRODUTOS: bens ou serviços, com determinadas características (Q, C, E, S), que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes. “Produtos são criados para atender as necessidades e desejos dos clientes.” PRODUTOSbens serviços PRODUTOS: bens ou serviços, com determinadas características (Q, C, E, S), que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes. “Produtos são criados para atender as necessidades e desejos dos clientes.” (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORESFORNECEDORESCLIENTESCLIENTESPRODUTOSPRODUTOS INDICADORESINDICADORES INSUMOSINSUMOS

8 Conceito de Processo (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORESFORNECEDORESCLIENTESCLIENTESPRODUTOSPRODUTOS INDICADORESINDICADORES INSUMOSINSUMOS PROCESSO PROCESSO: um conjunto de causas (meios) com o objetivo de produzir um efeito (um produto) específico. “Uma sistemática de ações voltadas para a consecução de um objetivo.” (Juran) PROCESSO PROCESSO: um conjunto de causas (meios) com o objetivo de produzir um efeito (um produto) específico. “Uma sistemática de ações voltadas para a consecução de um objetivo.” (Juran)

9 Representação de um Macroprocesso Macrofluxo Macrofluxo: uma representação esquemática da seqüência de processos, que levam a um resultado esperado (efeito desejado). (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORESFORNECEDORESCLIENTESCLIENTESPRODUTOSPRODUTOS INDICADORESINDICADORES INSUMOSINSUMOS

10 Representação de um Macroprocesso INDICADORESINDICADORES (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORESFORNECEDORES CLIENTESCLIENTES PRODUTOSPRODUTOSINSUMOSINSUMOS Diagrama de Caixas Diagrama de Caixas: uma representação esquemática dos processos independentes / simultâneos, que levam a resultados específicos.

11 Conceito de Insumos (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORESFORNECEDORESCLIENTESCLIENTESPRODUTOSPRODUTOS INDICADORESINDICADORES INSUMOSINSUMOS INSUMOS INSUMOS : aquilo que é transformado, modificado ou tratado na execução de um processo. Exs.: energia, matérias-primas, informações, etc.

12 Conceito de Fornecedores (MACRO)PROCESSO(MACRO)PROCESSO FORNECEDORESFORNECEDORESCLIENTESCLIENTESPRODUTOSPRODUTOS INDICADORESINDICADORES INSUMOSINSUMOS FORNECEDORES FORNECEDORES : aqueles que abastecem, propiciam os insumos necessários. internosexternos  Podem ser internos e/ou externos. FORNECEDORES FORNECEDORES : aqueles que abastecem, propiciam os insumos necessários. internosexternos  Podem ser internos e/ou externos.

13 Caracterização do Processo Unidade Gerencial Básica INDICADORESINDICADORES um conjunto de causas (meios) com o objetivo de produzir um efeito (um produto) específico. ( MACRO)PROCESSO um conjunto de causas (meios) com o objetivo de produzir um efeito (um produto) específico. ( MACRO)PROCESSO aqueles que abastecem, propiciam os insumos necessários.FORNECEDORES FORNECEDORES todo aquele que recebe um produto e é afetado, direta ou indireta- mente, por sua qualidade.CLIENTES CLIENTES bens físicos serviços bens físicos ou serviços, com determinad as característic as que satisfazem as necessidad es e desejos dos clientes.PRODUTOS PRODUTOS aquilo que é transfor- mado, modifica -do ou tratado, na execuçã o do process o.INSUMOS INSUMOS


Carregar ppt "MASP – MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Fluxograma do PDCA Observação do problema escolhido Levantamento dos problemas e escolha do principal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google