A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO – AULA 11 E 12 – 4B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO – AULA 11 E 12 – 4B."— Transcrição da apresentação:

1 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO – AULA 11 E 12 – 4B

2 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO O período entre guerras ( ) teve uma marca política: a tendência è radicalização. Regimes totalitários instalaram-se em vários países europeus. Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini, no período de 1919 a As grandes exceções do período foram Estados unidos, Inglaterra e França, onde dominaram democracias liberais.

3 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO As características são: Totalitarismo, que subordina os interesses do indivíduo ao Estado; o nacionalismo, que tem a nação como forma suprema de desenvolvimento; e o corporativismo, em que os sindicatos patronais e trabalhistas são os mediadores das relações entre o capital e o trabalho. Camisas pretas – O fascismo nasce oficialmente em 1919, quando Mussolini funda, em Milão, o movimento intitulado Fascio de Combatimento, cujos integrantes, os camisas pretas (camicie nere),

4 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma, e Mussolini é convocado para chefiar o governo em uma Itália que atravessa profunda crise econômica, agravada por greves e manifestações de trabalhadores urbanos e rurais.

5 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma, e Mussolini é convocado para chefiar o governo em uma Itália. Em 1929 há um endurecimento do regime, que significa cerceamento à liberdade civil e política, derrota dos movimentos de esquerda, limitações ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho e unipartidarismo.

6 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO •O DUCE, (CULTO AO CHEFE) •que pretendia encarar a vontade das massas, sustentado por um partido único. Outros países aderiram o fascismo como: Espanha, Portugal, Polônia, Iugoslávia. Cada regime tinha feições próprias, e o termo fascista aplica-se mal a regimes autoritários como os da Hungria, Romênia ou Turquia.

7 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO O poder Fascista, fundado oficialmente em novembro de 1921, cresceu depressa, recrutando membros entre os milhares de desempregados. O número de filiados passou de em 1919 para em Na 24 de outubro de 1922, Mussolini anunciou a Marcha sobre Roma para o dia 26. Impotente, o rei Vítor Emmanuel III convidou o Duce para formar um Ministério que desenvolvesse um política interna liberal e um externa nacionalista

8 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO Nas eleições de 1924, os fascistas tiveram 65% dos votos, mas impediram que os principais líderes rivais também chegassem ao Parlamento. Mussolini se definia como reacionário, anti-parlamentarista e anti- socialista.

9 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO Com as leis de 1925, o Duce concentrou poderes de chefe de Estado. Após sofrer um atentado em fechou os jornais de oposição; 2.dissolveu os demais partidos ; 3.perseguiu seus líderes; 4.Restaurou a pena de morte; 5.criou tribunais especiais; 6.Os dirigentes oposicionistas, exilados.

10 OS ESTADOS TOTALITARIOS •As formações paramilitares tornaram-se oficiais; seus homens em 1925 chegaram a em Em 1939, os fascistas suprimiram a Câmara dos Deputados, substituída por membros do Grande Conselho. Entre 1927 e 1934, o regime condenou mais de pessoas, algumas à pena de morte, outras à prisão perpétua. Milhares de pessoas foram deportadas. Essa tarefa ficou por conta da polícia política, a OVRA

11 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO •Um acordo com o papa Pio XI resolveu a Questão Romana, pendente deste a unificação. O Tratado de Latrão, de 1929, deu ao papa soberania sobre a Cidade do Vaticano e indenização pela perda dos antigos. Estados da Igreja; reconheceu o catolicismo como religião oficial; o casamento religioso tinha o mesmo valor do casamento civil; as escolas passariam a ensinar religião. Os católicos apoiaram Mussolini, mas ele manteve a interdição sobre o Partido popular e sobre as editoras católicas.

12 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO •Em 1927, para tentar resolver as questões trabalhistas, surgiu a Carta do Trabalho. Para cada profissão haveria dois sindicatos, um dos patrões e outro dos empregados. Greves foram proibidas

13 OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO Regimes semelhantes surgem em outros países: 1.Na Alemanha ( ), com Hitler, nasce o nazismo ; 2.na Espanha ( ), com o general Francisco Franco; 3.Franquismo, e em Portugal ( ); 4.No Brasil, o fascismo acompanha o Estado Novo ( ).

14 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Adolf Hitler: ( ), político e governante alemão e um dos ditadores mais poderosos do século XX. Transformou a Alemanha militarizando completamente a sua sociedade e levou o país à II Guerra Mundial. •Utilizou o anti-semitismo como pedra angular de sua propaganda. •Foi o responsável pela execução de milhões de judeus e de indivíduos de outros povos, considerados como seres inferiores.

15 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO • Em novembro de 1923, um momento de caos econômico e político, encabeçou uma revolta (putsch) em Munique contra a República de Weimar, na qual se auto-proclamou chanceler de um novo regime autoritário. •Condenado a cinco anos de prisão como líder do golpe de Estado, concentrou-se na redação de sua autobiografia: Mein Kampf (Minha Luta). •Foi nomeado chanceler em janeiro de 1933

16 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar ( ). Baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler ( ), que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). A essência da ideologia nazista encontra-se no livro de Hitler, Minha Luta(Mein Kampf).

17 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Ao final da 1ª Guerra Mundial, além de perder territórios para França, Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados pelo Tratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos países vencedores •Essa penalidade faz crescer a dívida externa e compromete os investimentos internos, gerando falências, inflação e desemprego em massa.

18 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Utilizando-se de espetáculos de massa (comícios e desfiles) e dos meios de comunicação (jornais, revistas, rádio e cinema), o partido nazista consegue mobilizar a população por meio do apelo à ordem e ao revanchismo. •Com a morte do presidente Hindenburg (1934), Hitler torna-se chefe de governo (chanceler) e chefe de Estado (presidente). Interpreta o papel de führer, o guia do povo alemão, criando o 3º Reich (Terceiro Império).

19 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Com poderes excepcionais, Hitler suprime todos os partidos políticos, exceto o nazista; dissolve os sindicatos; 1.cassa o direito de greve; 2.fecha os jornais de oposição e estabelece a censura à imprensa; 3.Apoiando-se em organizações paramilitares, SA (guarda do Exército), SS (guarda especial) e Gestapo (polícia política), implanta o terror com a perseguição aos judeus, dos sindicatos e dos políticos comunistas, socialistas e de outros partidos.

20 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Desrespeitando o Tratado de Versalhes, Hitler reinstitui o serviço militar obrigatório (1935), remilitariza o país e envia tanques e aviões para amparar as forças conservadoras do general Franco na Espanha, em •Anexa a Áustria (operação chamada, em alemão, de Anschluss) e a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia (1938). Ao invadir a Polônia, em 1939, dá início à 2ª Guerra Mundial ( ).

21 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •Terminado o conflito, instala-se na cidade alemã de Nuremberg um Tribunal Internacional para julgar os crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Realizam- se 13 julgamentos entre 1945 e •Juízes norte-americanos, britânicos, franceses e soviéticos, que representam as nações vitoriosas, condenam à morte 25 alemães, 20 à prisão perpétua e 97 a penas curtas de prisão. Absolvem 35 indiciados. Dos 21 principais líderes nazistas capturados, dez são executados por enforcamento em 16 de outubro de 1946.

22 OS ESTADOS TOTALITARIOS - NAZISMO •O Neonazismo. Os movimentos manifestam-se de forma violenta e têm nos estrangeiros o alvo preferencial de ataque: Manifestação de skinheads na Rússia. No Brasil, “carecas”, skinheads e white power são alguns dos grupos em evidência nos grandes centros urbanos, promovendo ataques verbais, pichações e agressões dirigidas principalmente contra os migrantes nordestinos e a comunidade judaica.

23 •FIM


Carregar ppt "OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO – AULA 11 E 12 – 4B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google