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Pier Atracação Transpetro  Disponibilidade de atracação, fila;  Calado;  Atracação;  Análise e descarga.

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2 Pier

3 Atracação Transpetro  Disponibilidade de atracação, fila;  Calado;  Atracação;  Análise e descarga.

4 DEMURRAGE  Demurrage é uma multa que o afretador paga ao fretador se o navio permanece com ele por mais tempo do que o acordado. Quando ocorre um afretamento de navio, esta é sempre uma das cláusulas estabelecidas no Charter Party, sendo rara a sua exclusão.

5 Navio de Granéis líquidos

6 Manifoldes de Terra

7 Linhas de Pier

8 Terminal Marítimo

9  Tipos de combustível :  Óleo Diesel >>>S-1800 – Interior e S-50 – Metropolitano  Biodiesel >>> 2008 2%, em Jul. 2008 3%, de Jul. a dez 2009 4% e em 2010 5%.  Gasolina C >>> Gasolina A + Álcool anidro  Etanol hidratado  Querosene de aviação >>> QAV  Gasolina de aviação>>> GAV  Óleo combustível  Gás Liquefeito de Petróleo>>>GLP  Querosene Iluminante

10 Vendas Pelas Distribuidoras dos Derivados de Combustíveis DadosVolume em m³ 200588.807.392 200690.672.794 200797.785.715 2008105.972.513 2009108.802.854 2010117.951.824

11 Volume movimentado em m³

12 Volume Movimentado Esse volume representa um crescimento da ordem de 24,71% em cinco anos

13 Crescimento por Região em 5 anos RegiãoCrescimento m³Crescimento % Centro Oeste3.066.59510,52 Norte3.492.07511,98 Sul3.930.54913,49 Nordeste5.599.06119,21 Sudeste13.056.15444,80

14 Crescimento na região NE EstadoCrescimento m³Crescimento % Alagoas212.8033,80 Sergipe246.0464,39 Rio Grande do Norte320.8935,73 Piauí330.2545,90 Paraíba349.4996,24 Maranhão735.64413,14 Ceará854.94915,27 Pernambuco1.009.95518,04 Bahia1.539.01827,49

15 Como vamos atender essa demanda crescente na nossa cadeia de distribuição? Como acontece hoje ?

16 Cadeia de distribuição Refinarias e Usinas Bases Primárias Clientes Bases Secundárias Centro de Estudos em Logística - COPPEAD

17 Cadeia de distribuição Deficiência na estrutura de distribuição Gera impactos na Logística de distribuição Aumentando de custo e afetando a economia do país Centro de Estudos em Logística - COPPEAD

18 OrigemDestinoDistânciaModal ReplanPaulínea80 mDutoviário PaulíneaS.J. do Rio Preto419 KmFerroviário S.J. do Rio PretoBarretos165 KmFerroviário PaulíneaS.J. do Rio Preto338 KmRodoviário Cadeia de distribuição % frete preço Bomba Duto ferroviário RodoviárioDiferença 2,8% 5,4%2,6% Centro de Estudos em Logística - COPPEAD

19 Cadeia de distribuição  Todo crescimento de volume irá para o modal rodoviário. Estudos mostram uma necessidade de 3.000 veículos a mais por ano. Que encontrarão péssimas Condições nas estradas brasileiras Afetando a cadeia logística de combustíveis tanto nas transferências quanto nas entregas Centro de Estudos em Logística - COPPEAD

20 Conclusões  Gargalos na infra-estrutura de logística do País afetam de forma significativa a Logística dos combustíveis Gasolina, Álcool e Diesel, onerando os elos da cadeia de suprimento e afetando os preços para o consumidor final;  Os principais gargalos de infra-estrutura identificados no sistema atual foram a falta de capacidade das ferrovias em atender à demanda e as péssimas condições das rodovias. A não concretização de novos traçados ferroviários e extensões de linha já planejados, também gera ineficiências no transporte; Centro de Estudos em Logística - COPPEAD

21 Conclusões  Grande parte dos investimentos necessários nas ferrovias e rodovias não serão justificados somente pelos volumes de combustíveis, mas sim por cargas mais representativas como minério e as do agronegócio. É importante, portanto, que diversos setores da economia se mobilizem para que os investimentos ocorram;  A burocracia, distorção já tão reconhecida e de enorme abrangência no Brasil, também afeta a eficiência da logística de combustíveis: seja na documentação de tráfego, nas licenças para construção de novas bases, nos estudos de novos dutos, ela está presente em diversos processos, causando atraso em atividades e morosidade nas decisões. Centro de Estudos em Logística - COPPEAD

22 Carlos Schobiner de Azevedo azevedocarlos71@hotmail.com ?


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