A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernanda Mastrocola Maciel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernanda Mastrocola Maciel"— Transcrição da apresentação:

1 Fernanda Mastrocola Maciel
Cultura da Argentina Fernanda Mastrocola Maciel nº º ano D Professor Wilson

2 Vinho Apresentação A principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país. Nesse trabalho, apresentarei um pouco sobre a cultura da Argentina. Mostrarei algumas comidas típicas como a parrillada e a medialuna. Assistiremos a um vídeo sobre o tango e Carlos Gardel. Irei falar também sobre o folclore argentino, o bairro La Boca e a Casa Rosada. Fiz este trabalho com muito carinho e dedicação e espero que gostem. Amauta Cabernet Merlot 2005, um dos vários vinhos argentinos.

3 Índice Caminito, La Boca
Apresentação Culinária argentina Religião/Religiosidade Danças/Músicas argentinas Folclore argentino Curiosidades Considerações Finais Bibliografia Caminito, La Boca

4 Culinária

5 Alfajor O alfajor argentino é o mais clássico de todos e é provavelmente o doce mais característico da Argentina graças à Havana, marca mais famosa de alfajores. Provavelmente de origem equatoriana, o alfajor é composto por duas ou três massas de biscoito assadas e crocantes com recheio de doce de leite entre elas e cobertas com açúcar confeiteiro, na receita original, ou com chocolate, na versão atual e mais tradicional.

6 Parrillada A parrillada foi difundida pelos gaúchos dos pampas brasileiros, argentinos e uruguaios. Tipicamente é feito com lenha ou carvão, mas ultimamente o mais comum é ser feito em restaurantes que utilizam grelhas elétricas. A parrillada completa inclui carne de boi e de porco junto com suas partes menos nobres como rins, partes do intestino e outros órgãos acompanhado muitas vezes de molho chimichurri.

7 Medialuna A medialuna argentina é muito similar ao clássico croissant, que apesar do nome francês, tem origem austríaca. A diferença está na massa, com mais manteiga; no tamanho, normalmente menores; e nos sabores – as doces são mais doces, podem ser cobertas de banha e possuem uma camada acima da massa.

8 Vinho A principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país.  Amauta Cabernet Merlot 2005 

9 Religião/ Religiosidade
Vinho A principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país. Religião/ Religiosidade Amauta Cabernet Merlot 2005, um dos vários vinhos argentinos.

10 Igreja Recoleta, em Buenos Aires
Religião Argentina é predominantemente católica romana, com 2% da população protestante e outra de 2% da população judaica. Igreja Recoleta, em Buenos Aires

11 Jorge Mario Bergoglio Papa Francisco
Francisco é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano. Dispensa o luxo e adora crianças. É devoto a São Francisco de Assis. Nascimento: 17 de dezembro de 1936 (76 anos), Buenos Aires, Argentina. Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco

12 Misachico em Casabindo, Jujuy
Misachicos  É freqüente e característico ver passar de um povoado a outro pequenas procissões chamadas Misachicos, integradas por fiéis que levam Santos, rezando e cantando ao som de bandas de sikuris, bombos, erques, quenas e cajas, rogando à Mãe Terra ou Pachamama saúde e boas colheitas.Acontece principalmente na cidade de Salta e em Jujuy. Misachico em Casabindo, Jujuy

13 Vinho A principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país. Músicas / Danças Amauta Cabernet Merlot 2005, um dos vários vinhos argentinos.

14 Tango Carlos Gardel é sinônimo de tango. Foi compositor, intérprete e ator de inúmeras canções e musicais. Com ele, o cadenciado ritmo portenho ganhou uma faceta mais romântica e deu volta ao mundo. Gardel foi um personagem emblemático em vida e continua sendo, seus seguidores costumam dizer que ele "canta cada dia melhor". Vídeo explicativo: Música: Carlos gardel

15 El gato O gato é uma alegre dança crioula que se dança na Argentina desde1820. Representa um discreto jogo amoroso onde o cavalheiro simula cortejar a dama e tratar de conquista-la, perseguindo-a; apresenta variação na iluminação e a mulher realiza incríveis piruetas. Esta dança pode ser realizada por um ou mais pares e foi,  sem sombra de dúvidas, a mais popular dos bailes da planície igual ao Malambo. Vídeo:

16 Malambo O Malambo nasceu nas sociedades pampianas, por volta de É uma dança masculina que representa uma compatição, em que vence quem consegue superar os rivais nas variedades de recursos. Cada variação na forma de sapatear se chama “mudança”. Dizem que há “malambeadores” capazes de fazer 50 ou mais “mudanças”. Vídeo:

17 Huella Esta formosa dança, de música tão sentida, delicada e melancólica, dança-se em todas as províncias, aproximadamente desde 1830, e em algumas delas se conservou até os primeiros anos do século XX. Na atualidade não se dança espontaneamente, pelo que pertence ao folclore histórico. Vídeo:

18 Vinho A principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país. Folclore Amauta Cabernet Merlot 2005, um dos vários vinhos argentinos.

19 Ahó Ahó Mítico animal da região Guarani de aspecto terrível, é como se fosse uma ovelha com grandes garras. Ele come tudo o que está no morro, e a única saída é subir em uma palmeira, árvore sagrada que não se atrevem a profanar. Se o perseguido sobe a qualquer outra árvore, o Ahó Ahó vai demoli-la, com suas garras poderosas de escavação para devorá-lo logo que caiem ao chão.

20 Basilisco Se trata de um ovo pequeno colocado entre os ovos de galinhas, ele deve ser destruído e queimado para impedir o nascimento do monstro cobra. Ao nascer, procura um canto da casa e mata com um olhar as pessoas que o vêem. Para afastar o mal é necessário ter espelhos em todos os quartos, pois o monstro quando vê a sua própria imagem desaparece.

21 Hombre de la bolsa O mesmo que o nosso "Homem-do-saco" ou "Bicho Papão" - mito para assustar os meninos mal-criados e as meninas desobedientes aos pais, o Hombre de la Bolsa mete-os no saco e faz sabão com eles.

22 Vinho A principal região argentina produtora de vinho sem dúvidas é Mendoza e sua uva mais característica é a malbec. O vinho possui um preço muito bom no país, onde uma taça muitas vezes custa o mesmo preço ou até menos do que uma lata de Coca-Cola. É mais popular que a própria cerveja no país. Curiosidades Amauta Cabernet Merlot 2005, um dos vários vinhos argentinos.

23 Caminito, La Boca Formado por imigrantes italianos, em maioria, o bairro La Boca tem como característica principal as casas construídas com lata. São cortiços, na verdade, feitos com pedaços de navios em que chegaram os italianos no passado, como reza a história.  Revitalizadas (ou maquiadas?!) com ajuda do governo, algumas casas ganharam cores fortes e identificação em qualquer lugar do mundo. A sua rua mais famosa é a Caminito, que ganhou homenagens como nome de tango.

24 Casa Rosada A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país. A Casa Rosada está localizada na rua Balcarce 50, no centro de Buenos Aires, na Argentina.

25 Considerações Finais Com esse trabalho, pudemos aprender um pouco mais sobre a cultura da Argentina. Vimos várias comidas típicas da região e alguns mitos e lendas contados até hoje para crianças. Tivemos a oportunidade de conhecer o tango e sua origem. Espero que tenham gostado!!!

26 Bibliografia


Carregar ppt "Fernanda Mastrocola Maciel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google